Alestorm: Muito além de uma banda de folk metal pirata escocês
Resenha - Sunset On The Golden Age - Alestorm
Por Artur Nunes
Postado em 01 de agosto de 2014
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os escoceses do ALESTORM são os auto-proclamados reis do "Metal Pirata" e, mesmo quem não tem um forte sentido de humor, tem de admitir que a banda sabe invocar um belo power metal bem regado a folk. A temática pirata (pernas de pau, vocabulário marítimo e, sobretudo, muito álcool) é algo que escorrega tão bem – ou tão mal – quanto os trolls dos FINNTROLL ou aquelas músicas todas sobre tequilha, vodka e afins dos KORPIKLAANI. No fim do dia é a qualidade da música que conta e, por aí, os ALESTORM dão poucas hipóteses à concorrência: melodias contagiantes, teclados usados para fazer uma sonoridade tão épica e grandiosa que dói só de pensar nela e um crossover para algo mais extremo feito sempre que o sentido de dinâmica assim o exige.
Como já vem sendo hábito em cada um dos três álbuns que o quinteto de Perth editou até aqui, Sunset Of The Golden Age é um trabalho que vai adensando peso, melodias e coisas parvas. Se há dúvidas, é ouvir as influências meio eletrónicas no inicio de uma faixa-epopeia como 1747 (The Battle Of Cartagena). A coisa explode num orgasmo de puro divertimento, neste caso no binómio de faixas Wooden Leg!, que tem mais blastbeats por minuto que muitas músicas dos MARDUK, e Hangover, versão de um "clássico" de TAIO CRUZ (exato, mas o melhor é verem vocês mesmos na Wikipedia ou assim).
Quando o disco chega ao fim fica a certeza que os ALESTORM são muito mais do que a banda-desastre que não se consegue deixar de ouvir por curiosidade mórbida, que querem fazer deles. São uma força de power/folk metal a levar em linha de conta, com um sentido de humor muito próprio e uma capacidade para a ironia acima da média.
01. Walk The Plank
02. Drink
03. Magnetic North
04. 1741 (The Battle Of Cartagena)
05. Mead From Hell
06. Surf Squid Warfare
07. Quest For Ships
08. Wooden Leg!
09. Hangover
10. Sunset On The Golden Age
Resenha originalmente publicada no blog português A Ópera Só Acaba Quando A Senhora Gorda Canta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Ritchie Blackmore explica atual condição de saúde aos fãs
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1990
O músico favorito de Syd Barrett; "Aquilo era tudo o que eu queria fazer quando criança"
Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



