Mafalda Morfina: Canções cerebrais com entusiasmo do rock'n'roll

Resenha - Carrossel Estático - Mafalda Morfina

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Enviar Correções  

8


Embora a maior parte das bandas que rejuvenescem continuamente o rock brasileiro adote estilos mais pesados, ainda podemos encontrar bandas que fazem músicas cerebrais sem esquecer do entusiasmo e da leveza do bom e velho rock and roll. Entre elas está a MAFALDA MORFINA, banda cearense (hoje radicada em São Paulo), que lançou recentemente seu segundo full length, "Carrossel Estático", principal motivação deste texto.

O disco abre com o carro-chefe, "A Velha A Tricotar Desilusões", com melodia contagiante e uma levada de baixo muito boa que carrega toda a música com intervenções precisas de guitarra, enquanto a letra, bastante interessante, desfila seu jogo de palavras. A velha do título não seria exatamente idosa, mas uma personagem que sofreu transformações passando a maltratar as pessoas que ama, algo que pode levar uma vida inteira ou até mesmo acontecer no espaço de uma só noite). O clipe para a canção você pode conferir abaixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A voz potente de Luciana Lívia é grande parte da personalidade da banda, mas temos também que ressaltar o baixo de Carla Keyse, que continua duelando com a vocalista em "Melhor Falar Com As Estrelas" e na excelente "Espelho". As duas faixas também contam com a participação de Moisés Veloso, conhecido produtor conterrâneo. Outra faixa que merece destaque é "Supra Desejo", que merece ser figurinha sempre presente nos shows da banda e abre caminho para "Carrossel Estático", a faixa que dá nome ao artefato. Esta não é a melhor do disco, mas é, sem dúvida, uma das marcantes e sintetiza bem o trabalho tanto na parte lírica quanto na instrumental. O posto que outrora foi de "Sonhos Contrários", que intitulava o trabalho anterior e era também a faixa mais marcante do play aqui é ocupado pela bela "Xícara Azul", mesmo com a concorrência feroz de "Poderosa Imperfeição", faixa que tem a participação do quase cearense Bruno Golveia, vocalista do BIQUINI CAVADÃO e citações ao também cearense BELQUIOR.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O estilo da banda não cabe exatamente em nenhum rótulo (eles próprios se definem como "InRocktuláveis"). Não espere longuíssimos solos de guitarra, viagens psicodélicas ou bumbos duplos. Espere melodias contagiantes, vocais marcantes e um trabalho muito bem feito. Há influências fortes de rock alternativo, um pouco de hard-rock, outro tanto de indie e algo de pop. O conteúdo lírico também continua sendo um dos pontos fortes da banda formada por Luciana Lívia (voz), Carla Keyse (baixo) e Thiago Arena (guitarra) e Renato Manteiga (bateria). E, ao contrário do primeiro disco onde haviam teclados aqui e ali, há pouco ou nada além da guitarra de Thiago conduzindo as canções, o já citado poderoso baixo de Carla, a bateria precisa de Renato e a voz e personalidade de Luciana, que assina todo o disco como compositora (letras e músicas).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre o trabalho da front-woman como compositora ainda podemos dizer que vale a pena ler o encarte. Digo, não apenas acompanhar as letras enquanto o CD toca no aparelho, mas se interessar pelo que está ali escrito independentemente do que chegará aos seus ouvidos.

A bonita e melancólica "Adeus" encerra o trabalho, de forma como todo disco deveria terminar: suavemente, mas sugerindo a espera por um novo trabalho ou um novo clique no play. E, para falar do trabalho de uma banda que joga tão bem com as palavras, convém entrar no jogo e também desejar que o dito "Adeus" seja apenas um "Até Breve". Bem Breve.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A exemplo de outras bandas adeptas de um rock mais cerebral como CIDADÃO INSTIGADO e SELVAGENS A PROCURA DE LEI, a banda se divide entre sua Fortaleza natal e São Paulo, para onde se mudaram ainda na época da divulgação de seu debut. Uma das poucas boas atrações na Fifa Fan Fest de Fortaleza, a banda foi convidada para fechar a festividade do futebol também em sua atual casa, São Paulo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco (assim como o primeiro) pode ser ouvido em
http://mafaldamorfina.com.br/album/carrossel-estatico/

Track List

1. A Velha a Tricotar Desilusões
2. Melhor Falar Com Estrelas
3. Espelho
4. Supra Desejo
5. Carrosel Estático
6. Estátua Viva
7. Xícara Azul
8. Poderosa Imperfeição
9. Em Outros Versos
10. Adeus

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Punk Rock: os 25 melhores discos segundo o site IGNPunk Rock
Os 25 melhores discos segundo o site IGN

Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar ParanoidBlack Sabbath
Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Cli336 GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336