Mafalda Morfina: Canções cerebrais com entusiasmo do rock'n'roll
Resenha - Carrossel Estático - Mafalda Morfina
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 20 de julho de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Embora a maior parte das bandas que rejuvenescem continuamente o rock brasileiro adote estilos mais pesados, ainda podemos encontrar bandas que fazem músicas cerebrais sem esquecer do entusiasmo e da leveza do bom e velho rock and roll. Entre elas está a MAFALDA MORFINA, banda cearense (hoje radicada em São Paulo), que lançou recentemente seu segundo full length, "Carrossel Estático", principal motivação deste texto.
O disco abre com o carro-chefe, "A Velha A Tricotar Desilusões", com melodia contagiante e uma levada de baixo muito boa que carrega toda a música com intervenções precisas de guitarra, enquanto a letra, bastante interessante, desfila seu jogo de palavras. A velha do título não seria exatamente idosa, mas uma personagem que sofreu transformações passando a maltratar as pessoas que ama, algo que pode levar uma vida inteira ou até mesmo acontecer no espaço de uma só noite). O clipe para a canção você pode conferir abaixo.
A voz potente de Luciana Lívia é grande parte da personalidade da banda, mas temos também que ressaltar o baixo de Carla Keyse, que continua duelando com a vocalista em "Melhor Falar Com As Estrelas" e na excelente "Espelho". As duas faixas também contam com a participação de Moisés Veloso, conhecido produtor conterrâneo. Outra faixa que merece destaque é "Supra Desejo", que merece ser figurinha sempre presente nos shows da banda e abre caminho para "Carrossel Estático", a faixa que dá nome ao artefato. Esta não é a melhor do disco, mas é, sem dúvida, uma das marcantes e sintetiza bem o trabalho tanto na parte lírica quanto na instrumental. O posto que outrora foi de "Sonhos Contrários", que intitulava o trabalho anterior e era também a faixa mais marcante do play aqui é ocupado pela bela "Xícara Azul", mesmo com a concorrência feroz de "Poderosa Imperfeição", faixa que tem a participação do quase cearense Bruno Golveia, vocalista do BIQUINI CAVADÃO e citações ao também cearense BELQUIOR.
O estilo da banda não cabe exatamente em nenhum rótulo (eles próprios se definem como "InRocktuláveis"). Não espere longuíssimos solos de guitarra, viagens psicodélicas ou bumbos duplos. Espere melodias contagiantes, vocais marcantes e um trabalho muito bem feito. Há influências fortes de rock alternativo, um pouco de hard-rock, outro tanto de indie e algo de pop. O conteúdo lírico também continua sendo um dos pontos fortes da banda formada por Luciana Lívia (voz), Carla Keyse (baixo) e Thiago Arena (guitarra) e Renato Manteiga (bateria). E, ao contrário do primeiro disco onde haviam teclados aqui e ali, há pouco ou nada além da guitarra de Thiago conduzindo as canções, o já citado poderoso baixo de Carla, a bateria precisa de Renato e a voz e personalidade de Luciana, que assina todo o disco como compositora (letras e músicas).
Sobre o trabalho da front-woman como compositora ainda podemos dizer que vale a pena ler o encarte. Digo, não apenas acompanhar as letras enquanto o CD toca no aparelho, mas se interessar pelo que está ali escrito independentemente do que chegará aos seus ouvidos.
A bonita e melancólica "Adeus" encerra o trabalho, de forma como todo disco deveria terminar: suavemente, mas sugerindo a espera por um novo trabalho ou um novo clique no play. E, para falar do trabalho de uma banda que joga tão bem com as palavras, convém entrar no jogo e também desejar que o dito "Adeus" seja apenas um "Até Breve". Bem Breve.
A exemplo de outras bandas adeptas de um rock mais cerebral como CIDADÃO INSTIGADO e SELVAGENS A PROCURA DE LEI, a banda se divide entre sua Fortaleza natal e São Paulo, para onde se mudaram ainda na época da divulgação de seu debut. Uma das poucas boas atrações na Fifa Fan Fest de Fortaleza, a banda foi convidada para fechar a festividade do futebol também em sua atual casa, São Paulo.
O disco (assim como o primeiro) pode ser ouvido em
http://mafaldamorfina.com.br/album/carrossel-estatico/
Track List
1. A Velha a Tricotar Desilusões
2. Melhor Falar Com Estrelas
3. Espelho
4. Supra Desejo
5. Carrosel Estático
6. Estátua Viva
7. Xícara Azul
8. Poderosa Imperfeição
9. Em Outros Versos
10. Adeus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
Morre Billy Steinberg, um dos grandes hitmakers dos anos 1980
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
A matéria do Whiplash.Net que espantou Regis Tadeu pelo nível baixo nos comentários
A única banda que David Gilmour gostaria de ter sido integrante além do Pink Floyd
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush
Regis Tadeu diz que só um membro da Legião Urbana tocava bem e conta o que curte na banda


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



