Tony Iommi explica por que o Black Sabbath nunca teve um segundo guitarrista
Por Bruce William
Postado em 25 de setembro de 2023
Embora não seja incomum bandas que tenham somente um único guitarrista, geralmente elas contam com dois músicos no instrumento pois isso amplia o espectro sonoro, tornando a música mais rica e poderosa, seja em estúdio ou ao vivo, permitindo, por exemplo, que um guitarrista mantenha a base enquanto o outro se destaca com solos ou partes mais complexas.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ter dois guitarristas é meio que uma tradição em estilos como o rock clássico e o metal, que frequentemente incorporam harmonias de guitarra e riffs complexos. Há inclusive bandas que lançam mão não apenas de dois mas de três guitarristas, como Iron Maiden, Eagles e Lynyrd Skynyrd. Já outras se valem de teclados para "preencher" o som, caso do Deep Purple com o inesquecível Jon Lord e depois com o fantástico Don Airey.
Obviamente a decisão de ter dois ou mais guitarristas depende da visão artística da banda e do som que desejam criar, e alguns optam por uma formação mais enxuta com apenas um guitarrista, como Led Zeppelin, Van Halen, The Who. E Black Sabbath, onde Tony Iommi sempre cuidou de tudo.
"Cheguei a trabalhar com um guitarrista rítmico em uma de minhas primeiras bandas com Bill Ward", contou Iommi em entrevista ao Ultimate-Guitar. "Ficava bom, mas eu senti que aquilo confundia um pouco as coisas".
Iommi explica melhor o problema: "Nenhum guitarrista toca igual, e essas diferenças podem entrar em conflito entre si. Quando trabalhei com outros guitarristas naqueles tempos, sempre senti que algumas coisas soavam estranhas ou não se encaixavam bem, então decidi manter o Sabbath como um quarteto".
Mas isto não significa que Iommi não adore fazer jams com outros guitarristas, como seu amigo Brian May (Queen). "Ao longo dos anos, no entanto, toquei com outros músicos e tive ótimas experiências. Quando toco com Brian May, por exemplo, isto funciona. Estamos na mesma sintonia e meio que nos entendemos e respeitamos um ao outro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
"Human", do Death, foi uma vingança a dois ex-integrantes da banda
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
"Wind of Change", cinebiografia do Scorpions, ganha data de lançamento
Power Quest anuncia saída de vocalista que entrou no Dragonforce
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos


