Tony Iommi explica por que o Black Sabbath nunca teve um segundo guitarrista
Por Bruce William
Postado em 25 de setembro de 2023
Embora não seja incomum bandas que tenham somente um único guitarrista, geralmente elas contam com dois músicos no instrumento pois isso amplia o espectro sonoro, tornando a música mais rica e poderosa, seja em estúdio ou ao vivo, permitindo, por exemplo, que um guitarrista mantenha a base enquanto o outro se destaca com solos ou partes mais complexas.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ter dois guitarristas é meio que uma tradição em estilos como o rock clássico e o metal, que frequentemente incorporam harmonias de guitarra e riffs complexos. Há inclusive bandas que lançam mão não apenas de dois mas de três guitarristas, como Iron Maiden, Eagles e Lynyrd Skynyrd. Já outras se valem de teclados para "preencher" o som, caso do Deep Purple com o inesquecível Jon Lord e depois com o fantástico Don Airey.
Obviamente a decisão de ter dois ou mais guitarristas depende da visão artística da banda e do som que desejam criar, e alguns optam por uma formação mais enxuta com apenas um guitarrista, como Led Zeppelin, Van Halen, The Who. E Black Sabbath, onde Tony Iommi sempre cuidou de tudo.
"Cheguei a trabalhar com um guitarrista rítmico em uma de minhas primeiras bandas com Bill Ward", contou Iommi em entrevista ao Ultimate-Guitar. "Ficava bom, mas eu senti que aquilo confundia um pouco as coisas".
Iommi explica melhor o problema: "Nenhum guitarrista toca igual, e essas diferenças podem entrar em conflito entre si. Quando trabalhei com outros guitarristas naqueles tempos, sempre senti que algumas coisas soavam estranhas ou não se encaixavam bem, então decidi manter o Sabbath como um quarteto".
Mas isto não significa que Iommi não adore fazer jams com outros guitarristas, como seu amigo Brian May (Queen). "Ao longo dos anos, no entanto, toquei com outros músicos e tive ótimas experiências. Quando toco com Brian May, por exemplo, isto funciona. Estamos na mesma sintonia e meio que nos entendemos e respeitamos um ao outro".
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Por que "Super Collider" é o pior disco do Megadeth, segundo a Metal Hammer
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
As piores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer


Jay Buchanan, vocalista do Rival Sons, lança cover de "Changes", do Black Sabbath
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
Geezer Butler nunca tinha tocado baixo antes de se juntar ao Black Sabbath
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A primeira música de heavy metal que Ozzy Osbourne ouviu, segundo o próprio
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Como Black Sabbath teve dois cantores seguidos que interpretaram Jesus Cristo?
Paul McCartney: a banda de Metal que o levou ao lado negro da força
A banda dos anos setenta que Tony Iommi adorava, mas John Bonham não queria nem ouvir falar


