Antiga Roll: Rock simples, dançante, despojado e de qualidade
Resenha - De Jaqueta no Inferno - Antiga Roll
Por Mário Orestes Silva
Postado em 24 de maio de 2014
É indiscutível que os Ramones influenciaram gerações inteiras em qualquer parte do mundo. Mais do que óbvio e inegável, esta afirmação pode ser comprovada sem muito esforço em praticamente todas as cidades. O imprevisível é que isso fluiria mesmo nos confins do interior do Estado do Amazonas. Pois é do município de Maués, localizado na região central da Amazônia, que surgiu a ramoníaca banda Antiga Roll, agora estabilizada (por motivos lógicos) na capital Manaus. Após lançar um CD demo ("Nós Amamos Toda Essa Sujeira", em 2009), no ano de 2012 lançam um debut EP intitulado "De Jaqueta no Inferno". Ambos disponibilizados para download gratuito no blog do grupo.

A ótima capa do debut de uma banda que ainda promete muito. Com o EP físico em mãos, aperto o play do aparelho e degusto "Landau" que abre o trabalho, com backing vocals, refrão grudento e duração um pouco superior a dois minutos, bem nas características dos quatro novaiorquinos citados como influência acima. A segunda é "Teu LP" que pode sugerir um trocadilho pecaminoso em seus versos, para os mais libidinosos. Em seguida vem a faixa que nomeia o disquinho, e não se diferencia muito do todo, sendo esta com frases um pouquinho machistas, mas nada que comprometa o cativo rocker. A quarta faixa é "Teu Escravo" que perdoa de vez a pitada machista da anterior com sua devoção erótica submissa. Pra fechar a bolachinha com chave de ouro, vem a mais rockeira do disco. "Baby" tem um capricho especial nos arranjos com um naipe de metais. Com uma levada totalmente rockabilly, a música faz justiça em ser a mais longa (2:56 de duração) dentre todas.

A produção está excelente para o padrão de praxe no meio manauara e um destaque evidente vai para a parte gráfica com ótimas ilustrações em capa, contra capa e encarte que tem letras e uma indispensável ficha técnica. Um orgulho é ver apoio local e produção conjunta de pessoas que acreditaram e apostaram nesta sonoridade cosmopolita. O único problema é que, pelo fato de ser um EP, fica aquele torturante gostinho de "quero mais".
Em suma, "De Jaqueta no Inferno" não é apenas o debut da banda Antiga Roll, mas também o registro concreto de que rock simples, dançante, despojado e de excelente qualidade, também se produz na Zona Franca de Manaus.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Baixista lamenta que letras do Bad Religion ainda sejam relevantes
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica
A banda de rock "criminosamente subestimada", segundo o crítico Regis Tadeu
U2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da banda

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

