Monument: Mantendo a "nova onda do" NWOBHM em boas mãos
Resenha - Renegades - Monument
Por João Miranda
Postado em 02 de maio de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É difícil acreditar que este é apenas o álbum de estréia da banda britânica MONUMENT, que desde o seu início tem tentado recapturar o som do velho NWOBHM. E o resultado é muito satisfatório, pois conseguiram reunir o que há de melhor no estilo, mas mantendo a sua própria originalidade, pois percebe-se muito cedo no álbum a maturidade dos músicos e a qualidade das composições. O disco tem data marcada para lançamento mundial no dia 16 de maio pela gravadora MGR Music.
A faixa título abre o álbum e já nos mostra o que podemos esperar ao longo do trabalho: Muita competência, arranjos bem feitos e técnica. Os refrões são tão pegajosos que na segunda audição você já sai cantando junto. A energia e os vocais poderosos de Peter Ellis são simplesmente contagiantes como em "Crusaders" e "Runaway", que tem uma levada no melhor estilo DEEP PURPLE.
As guitarras de Dan Baune e Lewis Stephens, que mais parecem uma orquestra, se completam com solos harmonizados e riffs muito bem elaborados e sem exageros. O competente e melódico baixo de Matt "Mira" Scott, que deixou a banda e acabou sendo substituído por Chris Dale (TANK, BRUCE DICKINSON, TRIBUZY), não passa despercebido pois a bateria e em especial os bumbos duplos de Matt C, são uma atração à parte.
A ótima instrumental "Red Dragon" nos leva de volta aos anos dourados do estilo na década de 80 esbanjando toda a técnica da banda. E a sensação com a faixa seguinte, "Carry On", é de que continuamos na mesma década com suas cavalgadas e melodia envolvente. Talvez a minha favorita se tivesse que escolher apenas uma em todo o disco.
Algumas faixas soam mais familiares do que outras pra quem já conhece a banda. E a mais conhecida é com certeza "Rock the Night" devido ao EP de mesmo nome lançado em 2012. Mas a diferença é que todas as músicas foram regravadas pela formação atual da banda. E percebe-se uma certa evolução nas mesmas.
"Save Me" seria a faixa mais próxima de uma balada com seu refrão cativante que vai grudar na sua cabeça.
Se a influência de IRON MAIDEN não estivesse clara até aqui, a última faixa deixará isso bem claro. "Omega" é uma ótima composição para fechar o álbum e nos deixar na vontade por mais.
Isso sem mencionar a produção impecável de Peter Ellis e Akis K. e a masterização de Scott Atkins (CRADLE OF FILTH / AMON AMARTH / BEEMOTH), que deu os últimos retoques para o álbum que se fosse de uma banda bem estabelecida, já poderia ser considerado um clássico. A capa com o mascote da banda, Jack, feita por Stan W. Decker (BLACKMORE'S NIGHT / STRYPER / TIMO TOLKKI'S AVALON prova toda a determinação da banda em trazer algo muito bem feito em todos os aspectos do trabalho.
"Renegades" pode agradar tanto aos fãs modernos quanto aos mais tradicionais. Fica então a certeza de que a "nova onda do" NWOBHM estará em boas mãos e longe de qualquer perigo de extinção.
Renegades – Monument
(MGR Music - 2014 – Importado)
Track-list:
1. Renegades 4:57
2. Fatal Attack 4:17
3. Crusaders 4:46
4. Runaway 3:51
5. Midnight Queen 5:51
6. Red Dragon 3:11
7. Carry On 4:37
8. Rock The Night 3:20
9. Save Me 5:48
10. Omega 7:05
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda
Ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers diz que Frusciante "talaricou" vaga na banda
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



