Ayin: Brutalidade e técnica como pouco se vê
Resenha - Ordo Ab Chaos - Ayin
Por Vitor Franceschini
Postado em 27 de março de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após a demo "Seven" (2010) e o single "ChaoSystem" (2011) já era de se esperar um debut estrondoso dos sul-mato-grossenses do Ayin. Afinal, os lançamentos que serviram como prévia já mostravam uma banda competente e com uma pegada fora do comum.
"Ordo Ab Chaos" nada se parece com um trabalho de estreia, tão coeso e cheio de garra que é. Considerados por muitos veículos e críticos da mídia especializada como um dos melhores lançamentos nacionais, o trabalho depois de ouvido uma única vez comprova que tal menção é mais que merecida.
O Brutal Death Metal praticado pela banda não reinventa nada e muito menos traz alguma inovação ao estilo. E isso não é problema algum, afinal a banda segue o manual do subgênero e o faz com maestria e, como se não bastasse, com muita técnica.
Iniciamos pelo belo trabalho do guitarrista/vocalista Abner Ramires. Enquanto urra temas focados no caos, conspirações e filosofia do Thelema, o cara destila riffs carregadíssimos com tamanha desenvoltura e bons solos. O baixista Rafael Fernandes faz seu instrumento exalar peso e dar a base necessária.
A bateria de Leonardo Treuherz (que após as gravações foi substituído por Gil Oliveira - Necromesis, ex-Guillotine) mostra viradas insanas e ‘blast beats’ que não dão sossego, ditando o ritmo veloz das composições. Tudo com uma produção sobera a cargo de Anderson Rocha e mixagem e masterização feitas pelos mestres Antônio Araújo e Heros Trench.
É uma injustiça destacar algumas faixas em meio a nove belíssimas composições, mas a faixa título, Chaos System, Bigotry e Dajjal são ótimas referências para quem procura uma sonoridade técnica e extrema. Um trabalho de muito bom gosto, onde até o profissionalismo é extremo.
http://www.ayinbrasil.com/
http://www.facebook.com/ayinofficial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
FM confirma show no Brasil em março de 2026
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
A canção do Pearl Jam que é adorada pelos fãs e que foi "roubada" de Stevie Ray Vaughan
Carmine Appice revela o que Jimi Hendrix realmente achava do Led Zeppelin
A banda que avançou o rock brasileiro com competência, segundo Gilberto Gil
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



