Salário do Pecado: Brutal Death Metal de Pernambuco
Resenha - By Blood - Salário do Pecado
Por João Dias
Postado em 30 de outubro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabe aquele desejo absurdo de aguardar por 5 longos anos pelo lançamento do álbum de uma banda que sempre fez um som brutal, sujo e agressivo, e você perceber que a espera apenas melhorou mais ainda a qualidade técnica e com isso também o resultado ter se tornado fabuloso e alucinante? Pois foi esse o presente que a Salário do Pecado, banda de brutal death metal pernambucana entregou a cada um de seus fãs e admiradores nesses anos todos de caminhada, em seu primeiro álbum, a EP "By Blood".
Com produção, mixagem e gravação terminadas no recém inaugurado Studio Underblood, e lançado em agosto de 2013, traz para todos que curtem uma sonoridade brutal associada a muita técnica, em especial nas guitarras de André Lopes, um vocal mais gutural de John Paul, que nos primórdios da banda fazia um som mais "pig squeal", mas decidiu colocar influências de death clássico em sua voz, o que a tornou ainda melhor. O trabalho de guitarra de Tiago Sousa, do baixo de Almir Negão e da bateria de David Milanez não poderiam deixar de ser comentados, pois também foram na medida certa da brutalidade, mostrando que Pernambuco tem muito a oferecer de bom no metal extremo cada vez mais.
O único ponto negativo talvez (pelo menos para os radicais que preferem músicas de metal APENAS em inglês) é a opção da banda em colocar 3 das 5 faixas principais cantadas em português alto e... bem, não tão claro, pelo menos pra quem não consegue entender death metal, obviamente (risos).
Começando com uma intro bem tradicional para o gênero, vem a faixa de trabalho, "Justified by Blood", curta, porém direta. A seguir, a faixa "Lei", que ficou bem conhecida por ter sido o primeiro clipe oficial da banda em 2012, pouco antes deles entrarem em estúdio para gravar a EP, seguido das clássicas "Escravidão" e "Graças", que foram compostas em 2008 ainda, no primeiro ano completo de formação da banda. "Escravidão" é a única inclusive em que o vocal meio "pig squeal" ainda se faz presente de maneira determinativa. Fechando o disco vem a também recente "Kill the Evil to Inside You", trazendo no refrão vocais bem variados e aterradores.
No geral, o disco traz consigo uma sonoridade que remete a bandas como Suffocation, Dying Fetus e Encryptor, uma escola que vale a pena ser explorada com intensidade na cena. As letras são um caso a parte, baseadas em passagens de Romanos capítulos 5, 6 e 7, trazem uma mensagem que combina com o nome da banda e também com seu lema principal "Morrer para viver!". A arte de capa acaba por fechar com chave de ouro essa determinação trazida pela banda em suas músicas.
1 - Intro
2 - Justified by Blood
3 - Lei
4 - Escravidão
5 - Graças
6 - Kill the Evil to Inside You
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
A banda de thrash cujo baterista original foi contratado como assalariado, segundo Regis Tadeu
Manowar: o dia em que a banda arregou pro Twisted Sister
A instrumental clássica do thrash metal que fez o jovem Mike Portnoy chorar "como um bebê"


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



