Grim Reaper: o álbum que cravou o nome da banda na história
Resenha - See You In Hell - Grim Reaper
Por Felipe Cipriani Ávila
Postado em 24 de maio de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O álbum "See You In Hell", da banda inglesa de NWOBHM, Grim Reaper, foi gravado em apenas quatro dias, e lançado no ano de 1983, na Inglaterra, e em 1984, nos Estados Unidos. Como é sabido, a década de oitenta foi muito prolífica para o Heavy Metal, e várias bandas lançaram discos à época que hoje são considerados clássicos indiscutíveis da música pesada. Apenas para citar alguns exemplos, nesse mesmo ano (1983), foram lançados discos como: "Piece Of Mind", do Iron Maiden, "Power & The Glory", do Saxon, "Holy Diver", do Dio, "Kill 'Em All", do Metallica, "Balls To The Wall", do Accept, " Show No Mercy", do Slayer, entre muitos outros, pois a lista é extensa e poderíamos ficar o dia todo citando os grandes lançamentos da época. E o disco de estreia do Grim Reaper não ficou atrás, se tornando um clássico instantâneo!
A banda foi formada em 1979, pelo guitarrista Nick Bowcott, na cidade de Droitwich, Inglaterra, e foi descoberta após vencer uma "Batalha de Bandas", na qual outras noventa e nove bandas estavam concorrendo. A formação inicial da mesma contava com o então guitarrista fundador, já mencionado, Nick Bowcott, juntamente com Paul DeMercado, nos vocais, Phil Matthews, à cargo do baixo, e o baterista Adrian Jacques. Com essa formação, havendo apenas a troca para o cargo de baixista, de Phil Matthews, para Dave Wanklin, registraram a faixa "The Reaper", na Demo Tape "Bleed 'Em Dry", em 1981, faixa esta que, também, fez parte da coletânea lançada, no mesmo ano, pela Heavy Metal Records, intitulada "Heavy Metal Heroes".
No ano de 1982, o guitarrista líder, Nick Bowcott, resolve reformular o time, e recruta a então considerada formação clássica da banda, contando com o vocalista Steve Grimmet, vindo da banda Medusa, o já mencionado, pois já fazia parte da formação que gravou a Demo Tape "Bleed 'Em Dry", Dave Wanklin, à cargo do baixo, e o baterista Lee Harris. Com essa formação, no mesmo ano, gravaram a Demo Tape "For Demonstration Only", que contava com as faixas "Entrance" (instrumental), "All Hell Let Loose", "Loser In Love" e "Liar". Após o lançamento da mesma, assinaram um contrato com a Ebony Records, e o disco de estreia, "See You In Hell", foi lançado. Contando com oito faixas, do mais puro Heavy Metal tradicional, incluindo aí a emblemática faixa-título, a banda logo chamou a atenção. Quer dizer, tudo impressionava, desde o vocal alto e potente, à cargo do já mencionado Steve Grimmett, os cativantes e "grudentos" riffs e solos do ótimo guitarrista fundador, Nick Bowcott, até a cozinha precisa e coesa, à cargo de Dave Wanklin e Lee Harris. Todas as faixas mantêm o vigor, a paixão, e o peso inerentes ao Heavy Metal clássico, tendo apenas a música "The Show Must Go On" como a faixa power ballad do disco, e a única que não foi composta pela dupla Nick Bowcott/Steve Grimmet, tendo sido composta pelo guitarrista com a parceria do primeiro vocalista da banda, Paul DeMercado. O trabalho como um todo é excelente, sendo tarefa árdua citar um destaque! Ou seja, merece uma audição cuidadosa, na íntegra! O disco alcançou a 73ª posição na Billboard e as vendas atingiram a marca de duzentas mil cópias. O vídeo clipe da faixa-título contou com uma ótima aceitação à época, tendo sido exposto pela MTV amplamente.
Aos leitores que ainda não o conhecem, corram atrás, pois vale muito a pena! Todas as composições são muito honestas e inspiradas, por uma banda que, sem dúvida alguma, merece um reconhecimento muito maior por parte do público e da imprensa. Embora conte com apenas três discos de estúdio lançados, o então mencionado "See You In Hell", além dos não menos importantes, lançados posteriormente, "Fear No Evil" e "Rock You To Hell", pois depois houve a dissolução da banda, por problemas internos e legais com a gravadora Ebony Records, a mesma cravou o seu nome na história do Heavy Metal e do Rock 'n' Roll, de um modo geral. Nota 10! Altamente recomendável, principalmente aos Headbangers sedentos por muito peso e paixão à música pesada!
Formação da banda à época:
Steve Grimmett - Vocal
Nick Bowcott - Guitarra
Dave Wanklin - Baixo
Lee Harris - Bateria
Faixas:
1 - See You In Hell
2 - Dead On Arrival
3 - Liar
4 - Wrath Of The Ripper
5 - Now Or Never
6 - Run For Your Life
7 - The Show Must Go On
8 - All Hell Let Loose
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Geezer Butler aponta o motivo e o momento em que o Black Sabbath começou a dar errado
Telefone Sem Fio: Quatro histórias que separam o Deep Purple de Milionário & José Rico
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



