Forka: parafraseando a velha expressão "Ame-o ou deixe-o"
Resenha - Black Ocean - Forka
Por Vicente Reckziegel
Postado em 21 de maio de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A impressão inicial ao ouvir este "Black Ocean", terceiro disco da banda paulistana Forka, é que será mais um caso de amor e ódio. Amor daqueles que gostam do peso acima de tudo, riffs velozes e bateria incessante, aqueles discos de se escutar do inicio ao fim e sofrer provavelmente uma bela dor no pescoço. Ódio para aqueles que primam pela técnica em demasia, pela praticamente ausência de solos e melodias mais intricadas aqui apresentadas. O que temos aqui é peso avassalador, do inicio ao fim.
Apesar de podermos classificar o som da banda como um Crossover, o fato é que em "Black Ocean" as influências Hardcore estão menos perceptíveis, restando o Thrash Metal praticamente em sua essência, mas com saudáveis pitadas inclusive de Death Metal. Se o começo pode soar estranho, visto que a instrumental "Luna", com sua guitarra acústica e belas melodias, podem fazer o ouvinte imaginar ter pegado o disco errado, essa sensação desaparece logo nos primeiros segundos da faixa-título, música arrasa quarteirão com uma bateria insana, talvez o maior destaque do disco. Daí por diante não há mais momento para folga, até os acordes finais de "Empire Surrender", outro grande destaque do disco (que inclusive virou o primeiro vídeo de "Black Ocean").
Com uma bela produção que prima pela simplicidade, mas muito competente, os vocais agressivos de Ronaldo S. Coelho não soam forçados em momento algum, como muitas vezes acontecem em discos do gênero. A dupla Samuel Dias e Alan Moura despejam riffs pesadíssimos, e o baixista Ricardo Dickoff e o baterista Caio Imperato soam como se fossem destruir qualquer barreira que surja diante deles.
Aspectos Negativos? A citada falta de solos e algumas variações faz com que algumas músicas assemelhem-se muitos entre si, o que pode prejudicar aquele fã que ainda não conhece bem a proposta da banda, mas que não traz nenhum problema para os verdadeiros fãs do estilo.
Fica a pergunta então: Que lado vocês escolhem? Do amor ou do ódio?
Tracklist:
01 - Luna
02 - Black Ocean
03 - Last Confrontation
04 - Nation Of Ashes
05 - Honor
06 - Own Blood
07 - White Mask
08 - Last Battle
09 - Forgiveness Denied
10 - New Ways
11 - Evil Love
12 - Empire Surrender
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Randy Rhoads mantinha um curioso hábito em cada cidade que visitava
As cinco canções do Led Zeppelin que são as preferidas de Robert Plant
Tom Araya, vocalista do Slayer, não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira Comunhão


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



