Lux Divina: muito além do Black Metal
Resenha - Possessed by Telluric Feelings - Lux Divina
Por Vicente Reckziegel
Postado em 24 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste segundo disco, cujo lançamento será no próximo dia 19 de Abril, a banda espanhola de Pagan Black Metal transcende de vez suas raízes. Se no debut "From the Tomb To Nature's Blood" já mostravam que seu som ia muito além do simples Black Metal, neste "Possessed by Telluric Feelings" demonstram que sua música não possui limites. Fãs puristas do estilo devem passar longe deste disco, que conta com uma gama de estilos, desde o melancólico até mesmo alguns momentos mais progressivos, mas obviamente sem deixar de lado o Black Metal, que aparece em boas doses durante toda a duração do álbum.
Se quiserem saber como o Lux Divina soa, é só ouvir a faixa de abertura, "After Great Pain". Ela, que engloba todas as nuances do som da banda, pode ser considerada, sem exageros, uma das melhores músicas dos últimos tempos (ao menos das que eu pude escutar). É de surpreender como conseguirem compor uma música tão completa (e complexa), desde seu inicio com violões e um riff soturno, mas muito bacana, de guitarra, até surgir o vocal do grande Norax. Esse talvez seja o grande destaque aqui, fazendo desde as vocalizações mais agressivas do Black Metal até vocais tipicamente do Gothic Metal, com uma qualidade impar nos dias de hoje. Difícil destacar as músicas individualmente, mas, além da citada "After Great Pain", as faixas "And an Intense Feeling of Misanthropy" (essa talvez a mais voltada para o tradicional Black Metal), "Discoloured with a Lifeless Red", "Fagus Sylvatica", "All Religions Burn" e "Bonescrown to the Dead Wolf".
Apesar de não ser exatamente uma banda iniciante, pois já tem quinze anos de estrada, se os próximos lançamentos do Lux Divina seguirem esse nível de qualidade, com certeza a banda ainda dará muito que falar. Um dos grandes destaques (até o momento) de 2013.
Tracklist:
1 - After Great Pain
2 - And an Intense Feeling of Misanthropy
3 - Discoloured with a Lifeless Red
4 - Fagus Sylvatica
5 - Ode to December Moon
6 - White Polar
7 - All Religions Burn
8 - Natura Gelida
9 - Bonescrown to the Dead Wolf
10 - Groundwaters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
O encontro entre Beatles e Elvis Presley contado pelo único jornalista presente
O astro do rock que emprestou o cachorro ao Pink Floyd para uma gravação
A banda de thrash cujo baterista original foi contratado como assalariado, segundo Regis Tadeu

A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



