Lux Divina: muito além do Black Metal
Resenha - Possessed by Telluric Feelings - Lux Divina
Por Vicente Reckziegel
Postado em 24 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste segundo disco, cujo lançamento será no próximo dia 19 de Abril, a banda espanhola de Pagan Black Metal transcende de vez suas raízes. Se no debut "From the Tomb To Nature's Blood" já mostravam que seu som ia muito além do simples Black Metal, neste "Possessed by Telluric Feelings" demonstram que sua música não possui limites. Fãs puristas do estilo devem passar longe deste disco, que conta com uma gama de estilos, desde o melancólico até mesmo alguns momentos mais progressivos, mas obviamente sem deixar de lado o Black Metal, que aparece em boas doses durante toda a duração do álbum.
Se quiserem saber como o Lux Divina soa, é só ouvir a faixa de abertura, "After Great Pain". Ela, que engloba todas as nuances do som da banda, pode ser considerada, sem exageros, uma das melhores músicas dos últimos tempos (ao menos das que eu pude escutar). É de surpreender como conseguirem compor uma música tão completa (e complexa), desde seu inicio com violões e um riff soturno, mas muito bacana, de guitarra, até surgir o vocal do grande Norax. Esse talvez seja o grande destaque aqui, fazendo desde as vocalizações mais agressivas do Black Metal até vocais tipicamente do Gothic Metal, com uma qualidade impar nos dias de hoje. Difícil destacar as músicas individualmente, mas, além da citada "After Great Pain", as faixas "And an Intense Feeling of Misanthropy" (essa talvez a mais voltada para o tradicional Black Metal), "Discoloured with a Lifeless Red", "Fagus Sylvatica", "All Religions Burn" e "Bonescrown to the Dead Wolf".
Apesar de não ser exatamente uma banda iniciante, pois já tem quinze anos de estrada, se os próximos lançamentos do Lux Divina seguirem esse nível de qualidade, com certeza a banda ainda dará muito que falar. Um dos grandes destaques (até o momento) de 2013.
Tracklist:
1 - After Great Pain
2 - And an Intense Feeling of Misanthropy
3 - Discoloured with a Lifeless Red
4 - Fagus Sylvatica
5 - Ode to December Moon
6 - White Polar
7 - All Religions Burn
8 - Natura Gelida
9 - Bonescrown to the Dead Wolf
10 - Groundwaters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A incrível banda onde Brian May gostaria de tocar, mas ele não tem tamanho pra isso
Além de Axl Rose, outros quatro vocalistas fizeram teste para o vocal do AC/DC
Green Day: 10 coisas que você não sabe sobre a banda
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



