Holy Grail: qualidade fruto da experiência adquirida na estrada
Resenha - Ride the Void - Holy Grail
Por Junior Frascá
Postado em 01 de abril de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois do excelente debut "Crisis in Utopia", os jovens calofornianos do HOLY GRAIL conseguiram chamar a atenção do público headbanger (embora ainda praticamente desconhecidos em nossas terras), com seu heavy metal tradicional cativante, com influências dos primórdios do estilo, mas trazendo também elementos modernos, que diferenciam bem sua sonoridade. E agora chegam a seu segundo disco, que acaba de sair novamente via Nuclear Blast, demonstrando uma qualidade ainda maior, fruto da experiência adquirida na estrada.
O som da banda, como dito, é calcado no heavy metal tradicional, mas não segue aquela leva de bandas que atualmente vêm sendo chamada de New Wave of Tradicional Heavy Metal, uma vez que traz ainda elementos modernos, com pitadas de power metal, e algumas raras incursões no metalcore (em especial quando se utilizam de alguns vocais mais guturais). Tudo é muito intenso, pesado e grudento, e faz o ouvinte querer ouvir várias e várias vezes o disco.
Com riffs muito bem elaborados, uma cozinha técnica e precisa, e os ótimos vocais de James-Paul Luna (que lembra muito o vocalista Antony, da banda finlandesa MACHINE MEN – que já teve seus disco "Elegies" lançado no Brasil), que são o ponto auto do disco, sem excessos, o que torna a audição bem mais interessante e prazerosa.
Além disso, todas as faixas são muito boas, e mostram uma banda que tem tudo para se tornar uma das mais relevantes do estilo, trazendo influências claras de grupos como IRON MAIDEN e SAXON, misturadas com outras, como AVENGED SEVENFOLD e 3 INCHES OF BLOOD, mas de forma bem equilibrada e harmônica.
Um dos grandes exemplos disso é a faixa "Dark Passenger" (veja o lyric vídeo abaixo), com excelentes riffs cavalgados, e linhas vocais emotivas e grudentas, que ficam na cabeça do ouvinte por semanas após a audição.
Se você procura por uma banda que resgata os primórdios do metal tradicional, mas sem soar datada, e trazendo ainda elementos mais modernos, sem excessos, eis aqui uma excelente opção. Guardem esse nome, pois, se continuarem evoluindo sua musicalidade, fatalmente o HOLY GRAIL alcançará um lugar de destaque na cena.
Ride the Void – Holy Grail
(2013 – Nuclear Blast –Importado)
Lineup:
James-Paul Luna- Vocals
Eli Santana- Lead Guitar
Alex Lee- Lead Guitar
Tyler Meahl- Drums
Blake Mount- Bass
Tracklist:
1. Archeus
2. Bestia Triumphans
3. Dark Passenger
4. Bleeding Stone
5. Ride TheVoid
6. Too Decayed to Wait
7. Crosswinds
8. Take It to the Grave
9. Sleep of Virtue
10. Silence the Scream
11. The Great Artifice
12. Wake Me When It's Over
13. Rains of Sorrow
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
Vocalista se afasta por tempo indeterminado do Dragonforce, que anuncia substituto
Pitty começa uma nova fase pela "Sobremesa" - e não parece estar a fim de pegar leve
O grande baterista que John Paul Jones jamais colocaria para tocar no Led Zeppelin
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Por que "Angraverso" incomoda tanto se na gringa isso é mais normal que andar pra frente?

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



