Newsted: trabalho onde é possível identificar o seu DNA sonoro
Resenha - Metal - Newsted
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 06 de março de 2013
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O EP "Metal" marca o retorno de Jason Newsted. Durante 15 anos baixista do Metallica, Jason assumiu a bronca de substituir o falecido e idolatrado Cliff Burton em um dos momentos mais complicados da trajetória da banda norte-americana. Com passagens também pelo Flotsam & Jetsam, Voivod, Echobrain, Rock Star Supernova e outros grupos, Newsted finalmente lançou um trabalho autoral onde é possível identificar o seu DNA sonoro.
Jason Newsted - Mais Novidades
E esse DNA, como deixa claro o título de sua estreia, é impregnado de heavy metal. Contando com o guitarrista Jessie Farnsworth e o baterista Jesus Mendez Jr., Jason assumiu também o vocal no trio que retoma a sua carreira. Lançado pela gravadora do próprio músico, a Chophouse Records, o disquinho foi gravado no estúdio particular de Jason.
Há uma pegada old school nas quatro faixas de "Metal". As composições vão na linha do metal tradicional, com algumas passagens que se aproximam, de leve, do punk. Não há nada que lembre a sonoridade intrincada característica do thrash metal. É tudo mais simples, sem enrolação. O timbre de voz de Jason Newsted, um gutural leve e que em alguns momentos soa semelhante ao de Lemmy, só torna esse aspecto espontâneo ainda mais evidente.
No entanto, as composições acabam não impressionando tanto. Com exceção de "Soldierhead", carro-chefe que abre o trabalho, as faixas seguintes não empolgam. "Godsnake" e "King of the Underdogs" soam arrastadas e duram além da conta, enquanto "Skyscraper" é apenas derivativa. Não há nada que impressione, ainda que tudo soe bem feito e coisa e tal.
Os fãs, saudosos de Jason, provavelmente irão saudar Metal como o retorno de uma espécie de Messias. O EP não é nada disso, e, infelizmente, soa bastante inferior ao resultado alcançado pelo Metallica em seu último trabalho, "Death Magnetic".
É bom ter Jason de volta, mas esperava mais desse seu retorno. Torço para que "Metal" seja apenas o primeiro passo, e que Newsted entregue um álbum completo e bem mais inspirado nos próximos meses, justificando assim a sua volta aos holofotes.
Faixas:
1 Soldierhead
2 Godsnake
3 King of the Underdogs
4 Skyscraper
Outras resenhas de Metal - Newsted
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
"Linda!"; a canção especial do Led Zeppelin destacada por Robert Plant
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
A lendária banda que Iggor Cavalera considera o "sapatênis do rock"
Vocalistas: Os 10 melhores da história do rock
O comportamento de Nando Reis que fez Titãs e Engenheiros do Hawaii se afastarem de vez


Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



