Newsted: ex baixista do Metallica lança o primeiro EP
Resenha - Metal - Newsted
Por Júlio César Tortoro Ribeiro
Fonte: Its Electric
Postado em 04 de fevereiro de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Jason Newsted ficou mundialmente conhecido por integrar o Metallica em 1986 após a morte do baixista Cliff Burton, após sair do Metallica em 2001, devido a diferenças musicais e motivos de saúde, o baixista andou por vários projetos e bandas, dentre eles, os canadenses da banda Voi Vod, o projeto Echobrain, Ozzy Osbourne entre outros.
Jason Newsted - Mais Novidades
No fim de 2012, Jason Nestwed anunciou a formação de sua banda solo, Newsted, com o próprio no Baixo e Vocais, recrutando o guitarrista Jessie Farnsworth e o baterista Jesus Mendez Jr., como um trio gravaram o primeiro EP intitulado Metal, pelo selo independente do próprio Jason, a Chophouse Records.
Lançado em 2013 o EP Metal mostra um power trio afiado, com influências claras Motorhead, Black Sabbath e Metallica, ou seja, encontramos uma sonoridade que vai do Stoner Rock ao Thrash Metal. A proposta sonora do Newsted é simples e direta, um som pesado carregado nos grooves e refrães fortes, a produção é de primeira, guitarras bem timbradas, um som seco e pesado na bateria e o baixo preenchendo tudo, adicionando uma grande dose de peso.
O EP com 4 faixas, abre com a porrada Soldierhead, que tem um clipe de divulgação, um Thrash Metal clássico, com riffs cavalgados e baixo no talo junto com a bateria bem direta, com direito as paradinhas típicas do estilo. Os vocais de Newsted são rasgados e com bastante personalidade.
A seqüência vem com a cadenciada Godsnake, carregando a influência de Black Sabbath com riffs e solos soturnos e muito peso despejados pela cozinha. Em King of the Underdogs, temos uma introdução de baixo de Jason Newsted, lembrando alguns de seus momentos no Metallica, o andamento intrincado juntamente com as trocas de ritmos chamam a atenção, outro petardo, e ao meu ver a melhor faixa do EP.
Skyscraper começa com um riff digno de Tony Iommi, fácil, simples direto e bem eficiente, aqui a influência de Stoner Metal é clara, andamento arrastado, guitarras a frente e baixo e bateria caprichando no groove, apesar de não ser a faixa mais fraca do álbum, ela está bem posicionada, fechando o EP com contraste de abertura
Metal é um bom recomeço para Jason Newsted e sua turma, e espero que venha um álbum completo, que possa mostrar mais facetas desse projeto, que tem tudo para agradar os fãs de um som pesado e bem tocado.
Formação
Jason Newsted (Baixo e Vocal)
Jessie Farnsworth (Guitarra e Vocal)
Jesus Mendez Jr. (Bateria)
Track List
1 - Soldierhead
2 - Godsnake
3 - King Of The Underdogs
4 - Skyscraper
Outras resenhas de Metal - Newsted
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
Por que Bruno Sutter votou contra levar o Massacration à Europa: "Não quero"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Todos os discos do Iron Maiden, do pior ao melhor, em lista do Loudwire
"Faríamos música se Freddie estivesse vivo, mas não sei de John", diz baterista do Queen
Titãs: o motivo pelo qual Arnaldo Antunes saiu da banda antes de "Titanomaquia"

Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



