Newsted: se fosse fosse personagem bíblico, sem dúvida, seria Jó

Resenha - Metal - Newsted

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Ver Acessos


Se fosse um personagem bíblico, JASON NEWSTED seria Jó, o desafortunado: testado de forma cruel e, ao final, merecedor das devidas honras e glórias. O aplicado baixista do FLOTSAM e JETSAM que, em 1986, juntou moedas emprestadas pelos amigos para fazer o teste que substituiria um ídolo e diplomata dentro da melhor - e mais problemática- banda de metal das últimas décadas, comeu o pão que o diabo amassou: sofreu gozações e bulliyng de toda espécie, teve o baixo praticamente apagado de um dos registros da banda, três composições gravadas em quinze anos de contribuição e foi praticamente escurraçado quando resolveu manter um projeto paralelo. Porém, assim como seu alter ego das Sagradas Escrituras, o tímido fã de SABBATH e RUSH encontrou, ainda na Terra, o merecido descanso eterno.

Metallica: em vídeo, como a banda sabotou a carreira do Jason NewstedMetal sueco: site elege as dez melhores bandas da Suécia

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após integrar o VOIVOD, ter tocado com OZZY (por coincidência substituindo ROBERT TRUJILLO) e curtido uma onda alternativa no ECHOBRAIN, JASON criou junto ao baterista JESUS MENDEZ JR e do guitarrista JESSIE FARNSWORTH, em 2012, o NEWSTED que, lançou em janeiro de 2012 o EP intitulado "Metal". Apesar do grupo homônimo ao seu idealizador, JASON pareceu aplicar a lição sofrida no próprio couro: o que se observa em quatro é uma banda altamente coesa e com personalidade autônoma.

Com apenas quatro faixas, "Metal" se mostra sintético e maduro ao mesmo tempo, não se limitando as intricadas progressões do thrash oitentista; tampouco sucumbe à economia preguiçosa do metal dos anos 90: "Soldierhead" parece saída de "Master Of Puppets" ou "Rust In Peace", tamanha sua pegada old school. Em contraponto, "King of the Underdogs" já mostra a faceta alternativa de NEWSTED que, após a saída do METALLICA, sempre declarou interesse por esse tipo de música.

Evidente que, como bom fã de SABBATH, o baixista não iria deixar passar em branco a oportunidade de uma boa dose de mensagem subliminar: o riff inicial de "Skyscraper" é puro destilado da fase "Sabotage' de OZZY e companhia; da mesma forma "Godsnake" travestida em roupagem graças aos vocais modernos da era pós groove metal, também carrega em si uma sombrinha discreta dos riffs proto-thrash de IOMMI. Resumo: começamos bem por aqui!

Track list:
1. "Soldierhead"
2. "Godsnake"
3. "King of the Underdogs"
4. "Skyscraper"


Outras resenhas de Metal - Newsted

Newsted: Influências do Metallica são inegáveisNewsted: trabalho onde é possível identificar o seu DNA sonoroNewsted: ex-baixista do METALLICA mostra força no primeiro EPNewsted: ex baixista do Metallica lança o primeiro EP




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Jason Newsted"


Metallica: em vídeo, como a banda sabotou a carreira do Jason NewstedMetallica
Em vídeo, como a banda sabotou a carreira do Jason Newsted

Metallica: Jason Newsted diz que foi o responsável por dar estabilidade à bandaMetallica
Jason Newsted diz que foi o responsável por dar estabilidade à banda

Metallica: Jason Newsted revela sua principal memória do Black AlbumMetallica
Jason Newsted revela sua principal memória do Black Album

Metallica: os motivos da saída de Jason NewstedMetallica
Os motivos da saída de Jason Newsted


Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Guitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?Guitarristas
Você consegue identificar todos nesta imagem?


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336