Newsted: se fosse fosse personagem bíblico, sem dúvida, seria Jó
Resenha - Metal - Newsted
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 21 de março de 2013
Se fosse um personagem bíblico, JASON NEWSTED seria Jó, o desafortunado: testado de forma cruel e, ao final, merecedor das devidas honras e glórias. O aplicado baixista do FLOTSAM e JETSAM que, em 1986, juntou moedas emprestadas pelos amigos para fazer o teste que substituiria um ídolo e diplomata dentro da melhor - e mais problemática- banda de metal das últimas décadas, comeu o pão que o diabo amassou: sofreu gozações e bulliyng de toda espécie, teve o baixo praticamente apagado de um dos registros da banda, três composições gravadas em quinze anos de contribuição e foi praticamente escurraçado quando resolveu manter um projeto paralelo. Porém, assim como seu alter ego das Sagradas Escrituras, o tímido fã de SABBATH e RUSH encontrou, ainda na Terra, o merecido descanso eterno.
Jason Newsted - Mais Novidades
Após integrar o VOIVOD, ter tocado com OZZY (por coincidência substituindo ROBERT TRUJILLO) e curtido uma onda alternativa no ECHOBRAIN, JASON criou junto ao baterista JESUS MENDEZ JR e do guitarrista JESSIE FARNSWORTH, em 2012, o NEWSTED que, lançou em janeiro de 2012 o EP intitulado "Metal". Apesar do grupo homônimo ao seu idealizador, JASON pareceu aplicar a lição sofrida no próprio couro: o que se observa em quatro é uma banda altamente coesa e com personalidade autônoma.
Com apenas quatro faixas, "Metal" se mostra sintético e maduro ao mesmo tempo, não se limitando as intricadas progressões do thrash oitentista; tampouco sucumbe à economia preguiçosa do metal dos anos 90: "Soldierhead" parece saída de "Master Of Puppets" ou "Rust In Peace", tamanha sua pegada old school. Em contraponto, "King of the Underdogs" já mostra a faceta alternativa de NEWSTED que, após a saída do METALLICA, sempre declarou interesse por esse tipo de música.
Evidente que, como bom fã de SABBATH, o baixista não iria deixar passar em branco a oportunidade de uma boa dose de mensagem subliminar: o riff inicial de "Skyscraper" é puro destilado da fase "Sabotage' de OZZY e companhia; da mesma forma "Godsnake" travestida em roupagem graças aos vocais modernos da era pós groove metal, também carrega em si uma sombrinha discreta dos riffs proto-thrash de IOMMI. Resumo: começamos bem por aqui!
Track list:
1. "Soldierhead"
2. "Godsnake"
3. "King of the Underdogs"
4. "Skyscraper"
Outras resenhas de Metal - Newsted
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
A banda que Robert Plant disse ter desperdiçado o próprio potencial
Tony Iommi trabalha com "grande cantor sueco" em álbum solo
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Peter Gabriel anuncia novo álbum "o/i", sucessor de "i/o"
A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
Como era o inquieto Ozzy Osbourne, nas palavras de Rob Halford
Ao falar sobre incidente com Frejat e Kravitz, Regis Tadeu chama a atenção para algo importante
Queen - Perguntas e respostas e curiosidades
Metal Alemão: as 10 melhores bandas segundo o About.com

O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Kirk Hammett diz que Jason Newsted só escreveu uma música que preste para o Metallica
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



