Newsted: ex-baixista do METALLICA mostra força no primeiro EP
Resenha - Metal - Newsted
Por Alaor Rocha
Postado em 04 de fevereiro de 2013
Nota: 7
O anúncio da banda solo de JASON NEWSTED foi algo que gerou muito burburinho na mídia especializada, principalmente após a divulgação da primeira música do projeto, "Soldierhead". Confesso não tê-la ouvido nessa ocasião, deixei para o lançamento do EP com o nome mais original desde que chamaram um filme sobre carros de "Carros".
Jason Newsted - Mais Novidades
Piadinhas à parte, não sabia o que esperar de "Metal" nem de Jason Newsted, esse que em uma década e meia de METALLICA só assinou três composições. Acabei me deparando com pouca coisa além do título, o que não é necessariamente algo ruim. Para o heavy metal, entretanto, o EP não me pareceu acrescentar muita coisa: Minha primeira impressão do NEWSTED foi um confuso pensamento de que o baixista (nesse trabalho, também vocalista) tentou soar como se o MOTÖRHEAD se inspirasse no Metallica para fazer o seu som, quase como o caminho inverso da banda de San Francisco. Talvez por causa da levada rápida de "Soldierhead", fui atingido de cara por essa.
Mas, para a felicidade do gênero musical, Jason mostra facetas diversas no EP: A segunda faixa, "Godsnake", é uma crítica muito bem direcionada e nada apelativa a interpretações bíblicas; "King of the Underdogs", que vem logo após, usa os seis minutos cravados com inteligência, com refrão para cantar junto e riffs muito interessantes; no fim, "Skyscraper" discorre sobre intolerância religiosa com uma levada suja aos moldes do CHROME DIVISION e seria muito melhor se não perdesse os minutos finais com uma melodia arrastada e sem solos. "Metal" mostra coesão de cabo a rabo, sem perder a qualidade e estabelecendo marcas registradas muito rapidamente (a voz rasgada de Jason, a bateria gordurosa de Jesus Mendez Jr., etc.).
Jason, no entanto, não pareceu muito preocupado em inovar, tanto por causa das letras elaboradas de modo clichê ou do instrumental que tem jeito de já-ouvi-isso-antes. Além disso, a mixagem pareceu deixar "Metal" sem frescor: Vinte e dois minutos sem entusiasmo, sem melodias que grudam ou balançam a cabeça. Soa, por muitas vezes, como mera colagem de sons descartados do Metallica, do DUFF MCKAGAN'S LOADED, do EXODUS.
Para muitos, repito, não é necessariamente algo ruim. Para mim, é.
Em poucas palavras, o Newsted pode ter uma sonoridade bem definida desde esse primeiro registro, mas o próprio registro parece dizer que não está muito empolgado com isso. Há técnica, há maturidade, há diversidade em "Metal": Só falta um pouco mais de vida.
Tracklist:
1. Soldierhead (4:16)
2. Godsnake (5:16)
3. King of the Underdogs (6:00)
4. Skyscraper (6:36)
Outras resenhas de Metal - Newsted
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps