Silence: demo de competência dentro do metal melódico
Resenha - Silence - Silence
Por Willba Dissidente
Postado em 21 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde seu surgimento em meados dos anos 80, o chamado metal melódico (caracterizado pelo andamento rápido, vocais agudos e guitarras virtuosas) passou por um período de auge na década de 90, mas as mudanças dentro da cena metal fizeram recentemente o estilo ter espaço reduzido (quem não se lembra das polêmicas declarações de Edu Falashi?). Entretanto, esse segmento do metal continua tendo muitos adeptos, como é o caso dos mineiros da banda SILENCE; que em sua demo auto-intitulada se eles não inventaram a roda, a sabem fazer rolar muito bem.
Surgida em 2006 na cidade de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, o SILENCE lançou sua demo auto-intitulada em 2009, levantando a bandeira do estilo que escolheu se dedicar, o metal melódico, sem pretensões de reinventá-lo, mas com seriedade para se fazer um trabalho de qualidade dentro do gênero. O resultado é um cd muito interessante, que com suas quatro músicas, totalizando 17 minutos e 15 segundos de duração, prende a atenção do ouvinte.
Além das composições, um dos pontos principais da demo é a qualidade de gravação da mesma. Todos os instrumentos estão audiveis e bem mixados. Nesse quesito, o SILENCE poderia ter optado, tranquilamente, por lançar seu trabalho como um E.P. O encarte é xerox colorido e a mídia é cd-r impressa, como as demos comunmente são lançadas.
Intereessantemente, o cd tem clima de disco ao vivo. Explico: a abertura com a música "Sea Of Life" é iniciada com os clássicos três toques no prato de condução da bateria, a segunda faixa "Never Surrender" é apresentada com o vocalista Cássio falando "We never retread and never surrender" e o som "To The Throne" tem uma rápida introdução de bateria. Tudo sem perder o pique. Somente a última música "Inferno no Céu" tem uma introdução com sons feitos no estúdio, distoando das demais.
Quanto as músicas, o som do SILENCE nos remete aos bons tempos de grupos como HELLOWEEN, AXXIS, VIPER e demais. A faixa "Sea Of Life" conquistará os fãs de metal melódico com seu andamento rápido, muitos solos dobrados (que não são enjoativos) e os vocais no melhor estilo Michael Kiske. Um diferencial da canção é a presença de 'paradinhas' e 'recomeços', como é tão comum no thrash metal; cortesia da "cozinha" formada por Walber e Tulio. "Never Surrender", apresenta o vocal cantando um tom abaixo, o que funcionou bem com a canção e mantém o clima, em especial pelo grandioso refrão.
A terceira faixa, "To The Throne" apresenta letra baseada no animê Bersek, de que o guitarrista Leandro é fã assumido. Nessa música, não obstante o vocal e os solos de guitarra puxarem para o metal melódico, o andamento é mais de um Heavy Metal acelerado. Na última música, "Inferno no Céu", o SILENCE optou por um andamento mais tradional, na linha MANOWAR, surpreendendo pelas letras em português. Como se sabe, são poucas bandas nesse estilo que cantam em qualquer lingua que não o inglês, como fazem os espanhóis do AVALANCH.
Ainda sobre as letras nessa canção, o ouvinte pode estranhar os constantes erros de português, o que soa estranho. Como uma banda que brasileira que canta direitinho em inglês, vai errar em uma música em português? A explicação é que os erros fazem parte da música, que teve a letra escrita com essa licensa poética por um amigo da banda. O único ponto realmente negativo de "Inferno no Céu" é que no final a música dá uma acelerada pouco antes de terminar, o que é uma pena, pois essa parte de finalização é bem bacana e poderia ter tido uma duração maior (isso faria a alegria dos que gostam de agitar mais freneticamente e abrir rodas em shows).
No mais, o SILENCE apresentou material de excelente qualidade para uma demo, que ainda continua sendo o único material disponível da banda. O grupo, entretanto, continua se apresentando ao vivo e gravando, tanto que outras músicas deles podem ser ouvidas no perfil do SILENCE no myspace. Esperamos que a banda mantenha a qualidade de composição/produção nos próximos lançamentos.
SILENCE
Cassio Rafael - vocal
Leandro - Guitarra
André - Guitarra
Tulio - baixo
Walber - bateria
Deby - tecladista convidada (nos shows, não participou da gravação)
Silence (Demo Cd, 2009)
01 . Sea of Life
02 . Never Surrender
03 . To The Throne
04 . Inferno no Céu
Sites relacionados:
http://www.facebook.com/pages/Banda-Silence/251118004900586
http://www.myspace.com/silencemetalband
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=861587
http://www.youtube.com/user/SilenceChannel
https://twitter.com/silencemetal
http://silence.conexaovivo.com.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A excelente música que fez Megadeth ser única banda de Metal a ganhar prêmio nobre
O hit de Cazuza que é puxão de orelha em fãs que passam do limite e querem ser amigos
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



