Fear Factory: maior nome da história do metal industrial
Resenha - Obsolete - Fear Factory
Por Junior Frascá
Postado em 30 de outubro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em um futuro apocalíptico, dominado pela tecnologia e pelas máquinas, um dos seres até então mais evoluídos, e que desenvolveu essas próprias máquinas, para facilitar sua vida, se torna obsoleto: o ser humano! Partindo desse conceito, o FEAR FACTORY, em 1998, lançou esse seu terceiro disco, sucessor do aclamado "Demanufactore", e provando para todos o porque de ser considerada por muitos o maior nome da história do metal industrial.
Se conceitualmente o disco traz um tema forte, musicalmente a dupla Burton C. Bell e Dino Cazares conseguiu criar uma musicalidade totalmente interligada com essa temática, sendo ainda mais brutal que nos trabalhos anteriores, apesar de conservar ainda alguns momentos mais obscuros e melancólicos, mas sempre repleto de muito peso e modernidade.
Alias, Burton tem uma de suas melhores performances à frente do FEAR FACTORY em obsolte, equilibrando vocais agressivos com outros mais melódicos com muita facilidade, interpretando com muito carisma e sentimentalismo a temática pessimista do material.
Além disso, Dino estava realmente inspirado ao compor o material, dando uma aula de riffs precisos, repletos de groove, e com várias quebras de andamento, deixando tudo ainda mais interessante. Não é a toa que o cara é considerado por muitos como um dos maiores riffmakers do metal contemporâneo.
O disco possui alguns dos maiores clássicos da banda, como "Shock", "Edgecrusher" (nome do personagem principal da história), a pesadíssima "Securition (Police State 2000)", "Hi-Tech Hate" e "Obsoete", contando com uma produção brilhante, que deixou transparecer todo o ódio característico da banda, ainda mais intenso devido à temática abordada.
O disco estreou na posição 77 da Billboard 200, e ampliou ainad mais o sucesso da banda.
Sem dúvida, pois, "Obsolete" é um dos discos mais legais da excelente discografia do FEAR FACTORY, e junto com "Demanufactore" e o novo "The Industrialist", forma a trinca indispensável da banda.
Obsolete – Fear Factory
(1998- Roadrunner)
1. Shock
2. Edgecrusher
3. Smasher/Devourer
4. Securitron (Police State 2000)
5. Descent
6. Hi-Tech Hate
7. Freedom or Fire
8. Obsolete
9. Resurrection
10. Timelessness
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
As melhores músicas de cada álbum do Opeth, segundo a Loudwire
Como Black Sabbath teve dois cantores seguidos que interpretaram Jesus Cristo?
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A epifania de George Harrison ao se encontrar com uma lenda do rock
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela
Axl Rose: "Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"
A aparentemente simples música que John Bonham não conseguia tocar


Fear Factory homenageia fã que morreu em acidente voltando de show da banda
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



