Thriven: um trabalho bem acima da média

Resenha - Bag of Scumbags - Thriven

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8


Como é bom ouvir uma banda brasileira de heavy metal que apresenta influências que vão muito além das habituais. Esse é o caso Thriven, quinteto natural de Campinas que estreou em disco com o EP "Purecavespringwater", de 2008, e agora chega ao seu primeiro disco.

Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollDavid Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda

"Bag of Scumbags" foi gravado em três diferentes estúdios de São Paulo e produzido pela banda e por Tiago Hóspede. As treze faixas do disco são pretenciosas, não escondem a ambição do grupo e, por isso mesmo, fazem de "Bag of Scumbags" um trabalho bem acima da média.

Extremo em algumas pessagens, mais cadenciado e acessível em outras, o Thriven tem um que de Mastodon em suas ideias, principalmente as dos primeiros álbuns da banda de Troy Sanders e Brent Hinds. Vozes limpas convivem com vocais guturais, riffs pesados andam lado a lado com passagens mais atmosféricas. Há pancadaria e violência, mas o som também se aproxima de diversos outros estilos como o prog e o punk, tudo envolto por uma onipresente aura de psicodelismo.

Essa variedade torna a coisa toda sempre imprevisível e faz com que "Bag of Scumbags" seja uma pequena joia para quem curte aquele tipo de música que sai do caminho reto, não tem medo do escuro e adora o desconhecido. Intenso e inspirado, o trabalho do Thriven não encontra parâmetro em nenhuma outra banda brasileira - e isso é um enorme elogio!

Entre as faixas, gostei muito de "Groan", "Seduction", "Bully" e "Spinal", instrumental que fecha o play.

A arte de "Bag of Scumbags" merece um parágrafo à parte. Do logotipo à impressão, a banda teve um grande cuidado com todos os detalhes. O disco vem em uma linda embalagem digipak com verniz fosco aplicado, o que torna a capa ainda mais bela. O encarte traz um poster repleto de ilustrações e informações sobre a banda, transformando o próprio CD em um objeto de desejo.

"Bag of Scumbags" é uma grata surpresa. Corajoso e destemido, o Thriven acredita fielmente em suas ideias e não abre mão delas em nenhum momento durante todo o disco. E é justamente essa atitude, tão em falta nos dias de hoje, onde qualquer bandinha iniciante desiste de todo e qualquer princípio por meros 15 minutos de fama, que faz de "Bag of Scumbags" um álbum tão bom e verdadeiro.

Longa vida ao Thriven!

Faixas:
Baeg
A la Calabresi
Groan
Over and Done
Fudge
Seduction
Chosen One
Useless
Myers
Bully
Annanimal
Greedy
Spinal


Outras resenhas de Bag of Scumbags - Thriven

Thriven: Pretensioso, exótico e cheio de personalidade




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Thriven"


Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollGaleria de fotos
13 motivos para gostar de Rock N Roll

David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a bandaDavid Lee Roth
O vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adClioIL