Manowar: podem gritar novamente, "Manowar kills!"
Resenha - Lord of Steel - Manowar
Por Marcello Santos
Fonte: Kings of Metal
Postado em 18 de setembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois do Manowar ter lançado diversos materiais: o CD ao vivo "Gods of War Live" (2007), o EP "Thunder In The Sky" (2009), o DVD "Hell On Earth V" (2009) e a regravação de "Battle Hymns" (2010). Este "The Lord of Steel", finalmente, recompensa os "manowarriors" que permaneceram leais à turma de Joey DeMaio e que podem novamente gritar com orgulho: "Manowar kills!" ("O Manowar detona!").
Talvez a experiência da regravação de "Battle Hymns", seu álbum clássico, tenha relembrado o Manowar de quão poderoso soa um disco com composições diretas. Pois "The Lord of Steel" é assim: direto e sem firulas. São dez faixas de puro heavy metal.
O primeiro grande destaque é o som 'reverberizado' do baixo de DeMaio em várias faixas (ouça a faixa-título, "Manowarriors", "Black List" e outras). Aliás, em todo o disco, o baixo está com uma incrível textura aveludada e ao mesmo tempo pesada, por vezes preenchendo o espaço de um teclado, além de algumas linhas soladas (como em "Annihilation").
Karl Logan, por sua vez, traz alguns riffs rápidos e empolgantes (por exemplo, em "The Lord of Steel" e "Expendable"), além das tradicionais partes de palhetadas abafadas. Brinca, ainda, com os efeitos de estéreo em "Annihilation" e faz vários solos rápidos e com muita distorção, com destaque para seu trabalho na cadenciada "Black List".
Eric Adams cumpre bem seu papel, mostrando que ainda está em boa forma para soltar seus gritos agudos. Em relação aos vocais, cabe aqui colocar que o coro em "Manowarriors" carece de força - parece que economizaram nas vozes. O baterista Donnie Hamzik, que havia deixado o Manowar em 1983 e voltado à banda no EP "Thunder In The Sky", prova que tem potencial para continuar no grupo por muitos anos.
O disco tem apenas (para os padrões atuais) 47 minutos e sua audição passa rapidamente, não só pela duração, mas pela variedade das composições, mesclando faixas rápidas ("The Lord of Steel", "Manowarriors"), mid-tempo ("Born In a Grave", "Touch The Sky", "Expendable", "Hail, Kill and Die"), stoner rock cadenciado ("Black List") e balada metal ("Righteous Glory"). O único ponto que se repete é o tema das letras, como sempre focada no true metal e em guerreiros.
Há, contudo, uma faixa que se sobressai por ser extremamente inovadora, considerando o estilo do Manowar. "El Gringo" está no filme norte-americano homônimo que foi lançado este ano, com direção de Eduardo Rodriguez e com Christian Slater no elenco. É incrível como esta canção parece ter sido composta pelo Thin Lizzy. O tema, as linhas melódicas da guitarra e do vocal, as palhetadas cavalgadas e até o solo de guitarra: o espírito de Phil Lynott baixou nos músicos americanos. O resultado dessa influência aliada às características do Manowar é esta música fenomenal.
"The Lord of Steel" marca o retorno do Manowar aos trilhos que levaram aos seus clássicos álbuns dos anos 80. O tempo confirmará se este também será um novo clássico. No momento, com certeza fará seus fãs ouvi-lo várias vezes em seguida.
INTEGRANTES:
Guitarra:Karl Logan
Baixo:Joey DeMaio
Bateria:Donnie Hamzik
Vocal:Eric Adams
01-The Lord Of Steel
02-Manowarriors
03-Born In A Grave
04-Righteous Glory
05-Touch The Sky
06-Black List
07-Expendable
08-El Gringo
09-Annihilation
10-Hail, Kill And Die
Outras resenhas de Lord of Steel - Manowar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A única pessoa que poderia ter substituído John Lennon nos Beatles, segundo Noel Gallagher
"Quando Radiohead copia Beatles é genial; já o Oasis é plágio", diz Noel Gallagher
A hilária crítica de Roberto Frejat contra fala cheia de "pretensão" do Bon Jovi

Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Joey DeMaio explica atraso do Manowar em regravação do álbum "Sign of the Hammer"
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



