Pain: Peter Tägtgren sempre foi um gênio da música pesada
Resenha - You Only Live Twice - Pain
Por Junior Frascá
Postado em 25 de junho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos nomes mais conhecidos do metal extremo, tanto como produtor, como líder do HYPOCRISY, o sueco Peter Tägtgren sempre foi um gênio da música pesada! E para explorar toda essa genialidade, o cara não se contentou apenas em manter sua banda principal, que é uma das mais consagradas do death metal, e sua carreira como produtor, e criou o PAIN, visando criar algo mais experimental e trazendo outras influências que vão muito além da música extrema.
E o projeto não só se consolidou, como atingiu um grande sucesso, e agora o PAIN chega a seu sétimo registro de estúdio, sem dúvida um dos melhores de sua carreira. Trazendo fortes elementos de metal mais moderno, inclusive de suas facetas mais extremas, aliados às características experimentais já mencionadas, em especial de música eletrônica, Peter criou um material bem homogêneo, pesado e cativante, e é o disco mais épico da banda até o momento.
Além disso, aqueles elementos e arranjos obscuros que podemos perceber nas músicas do HYPOCRISY continuam presentes no PAIN, mas aqui de forma muito mais intensa e aparente. Peter também evoluiu muito, tanto como guitarrista, criando riffs empolgantes e hipnóticos, como vocalista, com vozes variadas e soturnas, dando um clima todo especial ao trabalho, que também possui uma qualidade de gravação excelente, a cargo, é claro, do próprio Peter.
Faixas como "Let Me Out", "The Great Pretender", "Dirty Woman" e "Season of Reaper" mostram bem toda essa sonoridade variada da banda, que nunca abre mão do peso e não se prende a limites, e deverão agradar em cheio aos fãs da música pesada que tenham a cabeça mais aberta a experimentações, e fará, sem dúvida, os mais puristas torcerem o nariz até o pescoço girar.
O lançamento ainda traz um disco bônus, com algumas faixas ao vivo, e outros remixes, dignos de serem tocados em raves e pistas de dança mundo afora, trazendo diversos exageros que só agradarão mesmo os mais acostumados com esse tipo de som.
"You Only Live Twice", sem dúvida, é um dos grandes momentos da carreira do PAIN, mostrando seu líder Peter cada vez mais criativo e maduro. Se vivemos realmente "apenas" duas vezes, isso eu não sei, mas se você você não esperaria pela segunda vez, e iria já atrás desse lançamento!
You Only Live Twice – Pain
(2011 – Dynamo/Del Imaginario)
Tracklist:
CD 1:
1. Let Me Out
2. Feed the Demons
3. The Great Pretender
4. You Only Live Twice
5. Dirty Woman
6. We Want More
7. Leave Me Alone
8. Monster
9. Season of the Reaper
CD 2:
1. Crawling Thru Bitterness (Unreleased bonus track)
2. The Great Pretender (Millboy and Peka P Remix)
3. Dirty Woman (MC Raaka Pee Remix)
4. You Only Live Twice (Rectifier Remix)
5. Leave Me Alone (Rectifier Remix)
6. Eleanor Rigby (Live at Sundown Festival, 2008)
7. Follow Me (Live in Brussels, 2009)
8. I Don t Care (Live at Raimsmes Festival, 2009)
9. Bitch (Live at Raismes Festival, 2009)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
O clássico imortal do Heavy Metal que quase não foi gravado por ser "pop demais"


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



