Pandemmy: Investindo em novos padrões melódicos em EP
Resenha - Dialectic - Pandemmy
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de junho de 2012
Algo muito válido para a divulgação do nome de qualquer banda é a tendência em lançar registros sucessivos, e isso o Pandemmy leva a sério. Os pernambucanos iniciaram suas atividades em 2009 para marcarem os anos seguintes com as demos "Self-Destruction" (10) e "Idiocracy" (11) – sendo que, na divulgação deste trabalho, o grupo na foi o vencedor da edição de 2011 do W:O:A Metal Battle, ocorrida em Pernambuco. Merecido! E agora está chegando ao público "Dialectic", seu mais novo EP.
O Pandemmy sempre manteve laços estreitos com o Thrash e Death Metal, em canções repletas de carisma e espontaneidade. Mas o repertório de "Dialectic" segue o conceito do filósofo grego Heráclito, onde os seres estão em constante movimento. Dito e feito: as raízes da música extrema se fazem presentes, mas o peso se estende para além das guitarras, propiciando uma atmosfera bastante balanceada em viagem e fúria avassaladora.
Se "Common Is Different Than Normal" (ótimas linhas de baixo!) mostra a vontade de explorar novos padrões melódicos de forma sutil, as mudanças seguem com mais força na furiosa "Heralds Of The Reckoning" (que pende para o Gothenburg Sound) e "The Age Of Mammon" (com ótimo trabalho de guitarras e voz, além de discreto uso de teclados). Boas faixas, mas é "Entrapment (Death Of All Kings)" que foge completamente do que o Pandemmy ofereceu até então; a composição vai crescendo e trabalhando com elementos acústicos, referências do Doom, coros e linhas vocais limpas. Um incrível exemplo que mostra a ótima fase criativa destes pernambucanos.
"Dialectic" foi propositadamente elaborado para ser diferente do que se espera. Ainda que o resultado aumente as expectativas em escutar o que virá pelo futuro, o Pandemmy deixa claro que o estilo que funde o Death e Thrash Metal dos EPs anteriores é que prevalecerá no seu primeiro disco completo, cuja previsão de lançamento é 2013 e terá como produtor Fabiano Penna (The Ordher, Andralls, Thorns Of Evil). Estamos no aguardo!
Por ora, os interessados podem baixar este curioso "Dialectic" em http://pandemmy.blogspot.com.br/2012/01/dowloads.html
Contato:
http://www.pandemmy.blogspot.com
http://www.myspace.com/pandemmy
Formação:
Rafael Gorga - voz
Pedro Valença - guitarra
Diego Larcerda - guitarra
Augusto Ferrer - baixo
Ricardo Lira - bateria
Pandemmy – Dialectic
(2012 / EP independente – nacional)
01. Shatter The Soul
02. Common Is Different Than Normal
03. Heralds Of The Reckoning
04. The Age Of Mammon
05. Entrapment (Death Of All Kings)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Bruce Dickinson e o erro que Iron Maiden cometeu no "The Number of the Beast"
O motivo pelo qual Paul Stanley não toca mais guitarra desde o fim do Kiss
A música do Genesis que virou hit, mas Phil Collins não cantava; "Não sei do que ela fala"


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



