Eric Clapton: Em 1977, um dos seus melhores discos
Resenha - Slowhand - Eric Clapton
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 10 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O final dos anos 70 assistiu à um momento insólito na música mundial. A explosão do punk rock convivia com o auge das discotecas; o blues e o rock clássico pareciam cada vez mais distantes das gravações daquela época. A música passava por um momento de renovação e, mesmo bandas clássicas como STONES e LED ZEPPELIN lançavam discos fora das características com as quais haviam se consagrado.
Em 1977, ERIC CLAPTON ainda retomava seu lugar na show bussiness. Após o lançamento do bem sucedido "461 Ocean Boulevard", três anos antes, o guitarrista inglês, mesmo afogado no Bourbon e na vodka (substitutos da heroína que quase lhe custou a vida, e que lhe renderam o apelido de "Capitão Smirnoff") lançou naquele ano o clássico (e por muitos considerado o melhor álbum de sua careira), "Slowhand."
O álbum abre com um dos maiores standards da carreira de Clapton – "Cocaine" foi ouvida por ele aproximadamente um ano antes da gravação do disco em um show de J.J.CALE (do qual ele já havia gravado em "After midnight" alguns anos antes). A faixa, centrada no conhecidíssimo riff em power chords executados por ligados, representou a continuidade da popularidade de Clapton adquirida durante a turnê do álbum anterior, retomando sua imagem como guitar hero adquirida no final da década anterior. A faixa possui ainda um criativo solo de guitarras sobrepostas, alternando pentas maiores e menores, onde Clapton parece promover um encontro entre EDDIE BOYD e FREDDIE KING .
"Wonderful tonight," feita em homenagem à Patty Boyd é uma balada "fadada" ao sucesso: poucos acordes, letra romântica e um dos riffs "slowhand" mais bacanas desde sempre (que curiosamente foi dado ao guitarrista por ninguém menos que George Harrison, ex-marido de Patty). "Lay down Sally" e "Next time you see her" não deixam dúvidas a respeito da influência marcante- para além do blues- do western swing e da folk music na linguagem "guitarrística" do inglês de Ripley. Destaco ainda o primeiro blues que minha memória mais remota consegue alcançar: "Mean old frisco", um clássico de "BIG BOY" CRUDUPP onde Clapton arrebenta no uso do bootleneck dobrando o canto por praticamente toda a música.
Apesar de manter uma certa constância em gravações bem legais até hoje, seja com tributos ao blues (" From the cradle"), parcerias ("Road to Escondido", "Riding with the king") ou homenagens irrepreensíveis ("Me and Mr. Johnson"),"Slowhand", é a melhor representação da carreira solo de Clapton daquilo que ele tem de único: diversidade musical, interpretação e feeling. Nota 10!
Track List:
1. "Cocaine"
2. "Wonderful Tonight"
3. "Lay Down Sally"
4. "Next Time You See Her"
5. "We're All the Way"
6. "The Core"
7. "May You Never"
8. "Mean Old Frisco"
9. "Peaches and Diesel"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal


Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
O guitarrista que fez Eric Clapton se sentir inseguro no palco
Jeff Beck revela que Eric Clapton teve ciúmes de seu sucesso com o Yardbirds
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
O ícone do rock dos anos setenta que Eric Clapton tinha medo de encontrar
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes
A banda em que Eric Clapton tocou "pela metade" e depois pediu desculpas
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


