Hardline: Novo álbum é AOR sem flerters com o Hard/Pop
Resenha - Danger Zone - Hardline
Por Igor Miranda
Fonte: Van do Halen
Postado em 02 de maio de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Johnny Gioeli havia desistido do Hardline após "Leaving The End Open", ainda no ano de 2010 – era sabido que havia desistido em 2003, após "II". O vocalista, diga-se de passagem, está envolvidos em outros projetos, como o Axel Rudi Pell e o Crush 40. O tecladista Alessandro Del Vecchio, consagrado na cena AOR, compôs faixas para um disco e apresentou para a Frontiers Records, alegando que Gioeli seria a voz perfeita. Sabe-se que o material estava tão parecido com a proposta do Hardline que as faixas foram aproveitadas para um quarto disco da banda, que então voltaria agora com uma formação completamente diferente.
A partir dessa proposta, "Danger Zone" foi preparado e está para ser lançado, oficialmente, em maio deste ano. É perceptível que a capa desse novo álbum faz alusão ao icônico "Double Eclipse", que comemora 20 anos de lançamento neste ano. A banda inteira mudou e o novo disco tem uma capa alusória ao clássico – você só pode estar pensando que o disco tem algo a ver com o que foi feito em 1992. Engano seu.
"Danger Zone" mais parece uma continuação de "Leaving The End Open", mas com uma proposta um pouco diferente: o AOR predomina neste novo registro, diferente de seu antecessor, que ainda tinha flertes com o Hard/Pop Rock. Isso é relativamente bom e ruim. Para mim, tem um pouco dos dois dos pontos.
Há, sim, fatores que contam a favor para essa mudança, que não é bem uma mudança. A nova banda deu uma cara bem uniforme ao nome Hardline, que estava com cara de projeto paralelo de Gioeli e Josh Ramos. Além disso, os backing vocals reforçaram a performance de Johnny, que é simplesmente um dos melhores vocalistas do estilo em atividade. O homem brinca com seu gogó e isso não é segredo para sua fiel legião de fãs.
Em contrapartida, deve-se considerar a repetição maciça que a Frontiers Records promove do AOR/Hard melódico. Diversas bandas estão apenas em sua zona de conforto que muitas vezes soa saudosista, e este é um caso do Hardline, que está com saudosismo demais para uma fase que nem foi a melhor de sua carreira – a dos dois discos anteriores. Falta a audácia de "Double Eclipse" e talvez um pouco de originalidade em tentar procurar algo novo, nem que seja direcionado ao Pop Rock, como tentaram fazer de forma discreta em "Leaving The End Open".
"Danger Zone" peca por não ter o diferencial que, ao menos, eu espero quando ouço um disco novo. Mas isso não tira o seu grande brilho, com faixas marcantes e todas as características necessárias para um disco de AOR/Melodic Hard Rock muito acima da média. Restam destaques, inclusive, para a agradável Look At You Now, a animada faixa-título e a grudenta What I’d Like, que deveria ser a música de abertura. Espero que a nova formação do Hardline renda bons frutos e funcione de verdade como uma banda, não como um projeto solo.
Johnny Gioeli (vocal)
Thorsten Koehne (guitarra)
Anna Portalupi (baixo)
Francesco Jovino (bateria)
Alessandro Del Vecchio (teclados)
01. Fever Dreams
02. 10,000 Reasons
03. Danger Zone
04. What I’d Like
05. Stronger Than Me
06. Never Too Late For Love
07. Stay
08. I Don’t Want To Breakaway
09. Look At You Now
10. Please Have Faith In Me
11. Show Me Your Love
12. The Only One
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
A música que Anika Nilles gostaria de acrescentar ao setlist dos shows do Rush
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Floor Jansen compara saída do Nightwish a fim de um relacionamento
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
Tom Morello se manifesta sobre virada democrata nos Estados Unidos
O clássico do Metallica que fala sobre homem que destruiu a sua família
Nick Mason revela sua música preferida do Pink Floyd; "divertida de tocar"
O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



