Jeff Loomis: Abordando temas cadas vez mais intrigantes

Resenha - Plains of Oblivion - Jeff Loomis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

8


Que o guitarrista Jeff Loomis é um músico fantástico, todos nos sabemos, mas cada vez mais o cara se supera, e nos mostra uma tremenda evolução, abordando temas cada vez mais intrigantes em suas canções, como podemos notar nesse seu segundo disco solo, que é o primeiro após sua saída (?) do NEVERMORE.

Confesso que não sou grande admirador de música instrumental (que representam a maioria das canções aqui presentes), mas a coisa aqui é tão bem feita, consistente, agressiva e, principalmente, competente, que não há como não se surpreender com a qualidade do material, que traz ainda diversos convidados especiais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jeff mostra, em todo o trabalho, muita habilidade, seja nos riffs, nos solos, ou nos arranjos das composições, e apresenta canções técnicas e pesadas, esbanjando musicalidade, não sendo um daqueles discos indicados apenas para guitarristas, mas sim para todos os amantes da música pesada, e dos trabalhos anteriores do guitarrista, em especial o próprio NEVERMORE. Misturando momentos ultra rápidos com outros bem mais cadenciados, Jeff consegue mostrar toda sua versatilidade e seu bom gosto, não se limitando apenas às "fritações" comuns do estilo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em relação às músicas instrumentais, o disco já abre com a excelente "Mercurial", que conta com a participação de Marty Friedman (ex-MEGADETH), com duetos memoráveis, e muita agressividade. Além desta, destacam-se ainda "The Ultimatum", com participação do guitarrista Tony Macalpine, esbanjando virtuosismo; "Continuum Drift", que tem excelentes solos de Chris Poland (ex-Megadeth), que sempre foi muito influenciado por Jazz e Fusion; e "Sibylline Origin", em que Jeff mostra toda sua técnica, com palhetadas marcantes e solos de tirar o chapéu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto às músicas cantadas, "Tragedy and Harmony" e "Chosen Time" contam com excelentes vocalizações de Christine Rhoades (que já havia feito algumas vozes em trabalhos do NEVERMORE), e são muito boas, sendo a primeira mais agressiva, e a segunda uma semibalada bem emocional. Por fim, "Surrender", a melhor e mais agressiva do trabalho, conta com a participação do norueguês Ihsahn (EMPEROR), e conta com um clima bem obscuro e melancólico, como se fosse uma faixa do NEVERMORE com vocais estilo black metal.

publicidade

Sem dúvida estamos diante de um grande disco, que deverá manter a carreira do músico em destaque no meio metálico. Torçamos para que ele encontre uma nova banda fixa, e continue demonstrando seu talento (que não é pouco) mundo afora. Pode comprar o seu!

Plains of Oblivion – Jeff Loomis
(2012 – Century Media - Importado)

01. Mercurial (Feat. Marty Friedman) (5:30)
02. The Ultimatum (Feat. Tony Macalpine) (4:40)
03. Escape Velocity (4:30)
04. Tragedy And Harmony (Feat. Christine Rhoades) (5:01)
05. Requiem For The Living (Feat. Attila Voros) (4:53)
06. Continuum Drift (Feat. Chris Poland) (5:38)
07. Surrender (Feat. Ihsahn) (5:30)
08. Chosen Time (Feat. Christine Rhoades) (4:33)
09. Rapture (2:44)
10. Sibylline Origin (4:34)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de Plains of Oblivion - Jeff Loomis

Jeff Loomis: Virtuosismo e elegância estilística ímpar




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Nevermore: vocalista Leandro Caçoilo divulga cover acústico de "Believe In Nothing"


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin Cli336