Jeff Loomis: Abordando temas cadas vez mais intrigantes
Resenha - Plains of Oblivion - Jeff Loomis
Por Junior Frascá
Postado em 11 de abril de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Que o guitarrista Jeff Loomis é um músico fantástico, todos nos sabemos, mas cada vez mais o cara se supera, e nos mostra uma tremenda evolução, abordando temas cada vez mais intrigantes em suas canções, como podemos notar nesse seu segundo disco solo, que é o primeiro após sua saída (?) do NEVERMORE.
Confesso que não sou grande admirador de música instrumental (que representam a maioria das canções aqui presentes), mas a coisa aqui é tão bem feita, consistente, agressiva e, principalmente, competente, que não há como não se surpreender com a qualidade do material, que traz ainda diversos convidados especiais.
Jeff mostra, em todo o trabalho, muita habilidade, seja nos riffs, nos solos, ou nos arranjos das composições, e apresenta canções técnicas e pesadas, esbanjando musicalidade, não sendo um daqueles discos indicados apenas para guitarristas, mas sim para todos os amantes da música pesada, e dos trabalhos anteriores do guitarrista, em especial o próprio NEVERMORE. Misturando momentos ultra rápidos com outros bem mais cadenciados, Jeff consegue mostrar toda sua versatilidade e seu bom gosto, não se limitando apenas às "fritações" comuns do estilo.
Em relação às músicas instrumentais, o disco já abre com a excelente "Mercurial", que conta com a participação de Marty Friedman (ex-MEGADETH), com duetos memoráveis, e muita agressividade. Além desta, destacam-se ainda "The Ultimatum", com participação do guitarrista Tony Macalpine, esbanjando virtuosismo; "Continuum Drift", que tem excelentes solos de Chris Poland (ex-Megadeth), que sempre foi muito influenciado por Jazz e Fusion; e "Sibylline Origin", em que Jeff mostra toda sua técnica, com palhetadas marcantes e solos de tirar o chapéu.
Quanto às músicas cantadas, "Tragedy and Harmony" e "Chosen Time" contam com excelentes vocalizações de Christine Rhoades (que já havia feito algumas vozes em trabalhos do NEVERMORE), e são muito boas, sendo a primeira mais agressiva, e a segunda uma semibalada bem emocional. Por fim, "Surrender", a melhor e mais agressiva do trabalho, conta com a participação do norueguês Ihsahn (EMPEROR), e conta com um clima bem obscuro e melancólico, como se fosse uma faixa do NEVERMORE com vocais estilo black metal.
Sem dúvida estamos diante de um grande disco, que deverá manter a carreira do músico em destaque no meio metálico. Torçamos para que ele encontre uma nova banda fixa, e continue demonstrando seu talento (que não é pouco) mundo afora. Pode comprar o seu!
Plains of Oblivion – Jeff Loomis
(2012 – Century Media - Importado)
01. Mercurial (Feat. Marty Friedman) (5:30)
02. The Ultimatum (Feat. Tony Macalpine) (4:40)
03. Escape Velocity (4:30)
04. Tragedy And Harmony (Feat. Christine Rhoades) (5:01)
05. Requiem For The Living (Feat. Attila Voros) (4:53)
06. Continuum Drift (Feat. Chris Poland) (5:38)
07. Surrender (Feat. Ihsahn) (5:30)
08. Chosen Time (Feat. Christine Rhoades) (4:33)
09. Rapture (2:44)
10. Sibylline Origin (4:34)
Outras resenhas de Plains of Oblivion - Jeff Loomis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Para Eddie Vedder, a forma como Kurt Cobain é lembrado "está mais para uma caricatura"
Max Cavalera surpreende ao comentar seu maior ídolo musical fora do rock
Queen: algumas curiosidades sobre a banda


Com cantor novo, Nevermore fará show solo em São Paulo após apresentação no Bangers
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen
A música tocante do Nevermore que era uma das preferidas do vocalista Warrel Dane
As 10 músicas que o Nevermore mais tocou ao vivo
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



