Jeff Loomis: Abordando temas cadas vez mais intrigantes
Resenha - Plains of Oblivion - Jeff Loomis
Por Junior Frascá
Postado em 11 de abril de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Que o guitarrista Jeff Loomis é um músico fantástico, todos nos sabemos, mas cada vez mais o cara se supera, e nos mostra uma tremenda evolução, abordando temas cada vez mais intrigantes em suas canções, como podemos notar nesse seu segundo disco solo, que é o primeiro após sua saída (?) do NEVERMORE.
Confesso que não sou grande admirador de música instrumental (que representam a maioria das canções aqui presentes), mas a coisa aqui é tão bem feita, consistente, agressiva e, principalmente, competente, que não há como não se surpreender com a qualidade do material, que traz ainda diversos convidados especiais.
Jeff mostra, em todo o trabalho, muita habilidade, seja nos riffs, nos solos, ou nos arranjos das composições, e apresenta canções técnicas e pesadas, esbanjando musicalidade, não sendo um daqueles discos indicados apenas para guitarristas, mas sim para todos os amantes da música pesada, e dos trabalhos anteriores do guitarrista, em especial o próprio NEVERMORE. Misturando momentos ultra rápidos com outros bem mais cadenciados, Jeff consegue mostrar toda sua versatilidade e seu bom gosto, não se limitando apenas às "fritações" comuns do estilo.
Em relação às músicas instrumentais, o disco já abre com a excelente "Mercurial", que conta com a participação de Marty Friedman (ex-MEGADETH), com duetos memoráveis, e muita agressividade. Além desta, destacam-se ainda "The Ultimatum", com participação do guitarrista Tony Macalpine, esbanjando virtuosismo; "Continuum Drift", que tem excelentes solos de Chris Poland (ex-Megadeth), que sempre foi muito influenciado por Jazz e Fusion; e "Sibylline Origin", em que Jeff mostra toda sua técnica, com palhetadas marcantes e solos de tirar o chapéu.
Quanto às músicas cantadas, "Tragedy and Harmony" e "Chosen Time" contam com excelentes vocalizações de Christine Rhoades (que já havia feito algumas vozes em trabalhos do NEVERMORE), e são muito boas, sendo a primeira mais agressiva, e a segunda uma semibalada bem emocional. Por fim, "Surrender", a melhor e mais agressiva do trabalho, conta com a participação do norueguês Ihsahn (EMPEROR), e conta com um clima bem obscuro e melancólico, como se fosse uma faixa do NEVERMORE com vocais estilo black metal.
Sem dúvida estamos diante de um grande disco, que deverá manter a carreira do músico em destaque no meio metálico. Torçamos para que ele encontre uma nova banda fixa, e continue demonstrando seu talento (que não é pouco) mundo afora. Pode comprar o seu!
Plains of Oblivion – Jeff Loomis
(2012 – Century Media - Importado)
01. Mercurial (Feat. Marty Friedman) (5:30)
02. The Ultimatum (Feat. Tony Macalpine) (4:40)
03. Escape Velocity (4:30)
04. Tragedy And Harmony (Feat. Christine Rhoades) (5:01)
05. Requiem For The Living (Feat. Attila Voros) (4:53)
06. Continuum Drift (Feat. Chris Poland) (5:38)
07. Surrender (Feat. Ihsahn) (5:30)
08. Chosen Time (Feat. Christine Rhoades) (4:33)
09. Rapture (2:44)
10. Sibylline Origin (4:34)
Outras resenhas de Plains of Oblivion - Jeff Loomis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O dia que Renato Russo recusou convite de Cazuza para parceria musical e explicou motivo
A única canção de Bob Dylan que o próprio Bob Dylan considera insuperável
Top 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbuns


Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 2005 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



