Asphyx: Carismático Death Doom Metal holandês
Resenha - Deathhammer - Asphyx
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de abril de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tendo iniciado suas atividades em 1987, o Asphyx pode não ter atingido um maior público, mas nem mesmo as frequentes mudanças em sua formação impediu que a grande maioria de seus álbuns fossem tão bem cotados a ponto de a banda adquirir o gratificante status de ‘cult’ por aqueles que tiveram acesso a seu carismático Death Doom Metal. Agora, dando sequência à sua discografia, os holandeses estão liberando "Deathhammer".
E, ao contrário daquelas bandas que atingiram as grandes massas, mas cujo peso da idade faz com que tenham que apelar para as irritantes negociatas de marketing para suprir as deficiências de seus discos, a música de "Deathhammer" fala por si, com aquela honestidade que sempre fará a diferença em quaisquer manifestação verdadeiramente artística. Ou seja, o que temos neste oitavo álbum de estúdio é o Asphyx clássico e que confia plenamente em sua inspiração e capacidades como músicos.
Assim, continua notável a forma como a banda aprimorou sua proposta ao longo do tempo e infunde a abordagem mais lenta do Doom ao Death Metal, resultando em canções com ênfase nos riffs (Paul Baayens permanece em grande fase) e peso absoluto – e some aí a inconfundível voz torturada do lendário Martin van Drunen (Pestilence), que temos um disco cujo nome de batismo se comprova perfeitamente apropriado.
Ok, talvez o padrão da bateria seja por demais simples, mas é inegável que as composições foram construídas com muito sentimento. Como já é tradição em termos de Asphyx, o repertório pode ser dividido em canções velozes intercaladas por outras mais lentas, tendo como grandes representantes destas características a própria "Deathhammer" (haja pescoço...) e a lamacenta "Minefield". Outra ótima faixa é a longa "As The Magma Mammoth Rises", que se distingue por sua linha que adentra pelo Black Metal épico, típico do Bathory.
O Asphyx é uma banda indispensável ao público que não abre mão de uma abordagem mais puritana em termos de Heavy Metal, mas que agora conta com os benefícios de uma gravação contemporânea para atrair as novas gerações a conhecer seus trabalhos. Como não poderia deixar de ser, um excelente álbum que, por ser importado, tem um preço alto. Mas, assim como outros de seus discos, este também deve sair no Brasil, conforme nota abaixo:
Contato:
http://www.asphyx.nl/
http://www.myspace.com/officialasphyx
Formação:
Martin van Drunen - voz
Paul Baayens - guitarra
Alwin Zuur - baixo
Bob Bagchus - bateria
Asphyx - Deathhammer (2011 / Century Media – importado)
01. Into The Timewastes
02. Deathhammer
03. Minefield
04. Of Days When Blades Turned Blunt
05. Der Landser
06. Reign Of The Brute
07. The Flood
08. We Doom You To Death
09. Vespa Crabro
10. As The Magma Mammoth Rises
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O show nojento que Lemmy lembrou como um dos piores do Motörhead
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
O hábito "infantil" que Keith Richards abandonou para continuar na ativa
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
O grande país que Andreas Kisser descobriu por acaso só agora que Sepultura está banido
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix
O melhor álbum ao vivo de todos os tempos, segundo Bruce Dickinson


"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



