Lacuna Coil: Merece uma audição sem preconceitos
Resenha - Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 26 de março de 2012
Nota: 8
O Lacuna Coil tem uma das trajetórias mais interessantes do metal contemporâneo. A banda foi criada em Milão, em 1994, e no início praticava um gothic rock elegante e competente, que levou o grupo a ser considerado um dos principais nomes do gênero ao lado do The Gathering e do Theatre of Tragedy.
Porém, a partir de seu quarto disco, o Lacuna Coil passou por uma grande mudança em seu direcionamento musical. "Karmacode" (2006) mostrou a banda flertando com o new metal, fato que não agradou muito os fãs mais antigos. "Shallow Life", de 2009, trouxe um equilíbrio maior entre o caminho inicial e a nova proposta sonora, e mostrou um grupo muito focado em um álbum bastante acima da média.
"Dark Adrenaline", o novo álbum do sexteto, é um passo além nessa história. Executando o que a própria banda define como "um heavy metal dark e moderno", o Lacuna Coil gravou um disco excelente, e que pode, sem exagero algum, ser considerado o seu melhor trabalho.
Com uma sonoridade que equilibra melancolia com belas melodias e ótimos e pesados riffs, o grupo italiano lançou umálbum cativante. Produzido por Don Gilmore (Bullet For My Valentine, Linkin Park) e mixado por Marco Barusso (Laura Pausini, Eros Ramazzotti), "Dark Adrenaline" tem uma sonoridade encorpara e atual, que torna as já ótimas composições ainda mais fortes. O contraste entre as vozes de Cristina Scabbia e Andrea Ferro e os riffs das guitarras de Cristiano Migliore e Marco Biazzi são o fio condutor das faixas.
As doze músicas do disco formam um tracklist sólido e homogêneo. É difícil destacar alguma, mas "Trip the Darkness", "Give Me Something More" e a excelente versão para "Losing My Religion", do R.E.M., agradam de imediato. Outro grande momento é a homenagem a um dos maiores ídolos do grupo, o falecido Peter Steele, do Type O Negative, em "My Spirit".
"Dark Adrenaline" é um disco sólido, com um heavy metal moderno e competente que, em alguns momentos, flerta inclusive com o pop, porém sem jamais abrir mão da qualidade. Um trabalho excelente, e que merece uma audição sem preconceitos.
Lançamento nacional da Shinigami Records.
Faixas:
Trip the Darkness
Against You
Kill the Light
Give Me Something More
Upsidedown
End of Time
I Don't Believe in Tomorrow
Intoxicated
The Army Inside
Losing My Religion
Fire
My Spirit
Outras resenhas de Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps