Lacuna Coil: Merece uma audição sem preconceitos
Resenha - Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 26 de março de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Lacuna Coil tem uma das trajetórias mais interessantes do metal contemporâneo. A banda foi criada em Milão, em 1994, e no início praticava um gothic rock elegante e competente, que levou o grupo a ser considerado um dos principais nomes do gênero ao lado do The Gathering e do Theatre of Tragedy.
Porém, a partir de seu quarto disco, o Lacuna Coil passou por uma grande mudança em seu direcionamento musical. "Karmacode" (2006) mostrou a banda flertando com o new metal, fato que não agradou muito os fãs mais antigos. "Shallow Life", de 2009, trouxe um equilíbrio maior entre o caminho inicial e a nova proposta sonora, e mostrou um grupo muito focado em um álbum bastante acima da média.
"Dark Adrenaline", o novo álbum do sexteto, é um passo além nessa história. Executando o que a própria banda define como "um heavy metal dark e moderno", o Lacuna Coil gravou um disco excelente, e que pode, sem exagero algum, ser considerado o seu melhor trabalho.
Com uma sonoridade que equilibra melancolia com belas melodias e ótimos e pesados riffs, o grupo italiano lançou umálbum cativante. Produzido por Don Gilmore (Bullet For My Valentine, Linkin Park) e mixado por Marco Barusso (Laura Pausini, Eros Ramazzotti), "Dark Adrenaline" tem uma sonoridade encorpara e atual, que torna as já ótimas composições ainda mais fortes. O contraste entre as vozes de Cristina Scabbia e Andrea Ferro e os riffs das guitarras de Cristiano Migliore e Marco Biazzi são o fio condutor das faixas.
As doze músicas do disco formam um tracklist sólido e homogêneo. É difícil destacar alguma, mas "Trip the Darkness", "Give Me Something More" e a excelente versão para "Losing My Religion", do R.E.M., agradam de imediato. Outro grande momento é a homenagem a um dos maiores ídolos do grupo, o falecido Peter Steele, do Type O Negative, em "My Spirit".
"Dark Adrenaline" é um disco sólido, com um heavy metal moderno e competente que, em alguns momentos, flerta inclusive com o pop, porém sem jamais abrir mão da qualidade. Um trabalho excelente, e que merece uma audição sem preconceitos.
Lançamento nacional da Shinigami Records.
Faixas:
Trip the Darkness
Against You
Kill the Light
Give Me Something More
Upsidedown
End of Time
I Don't Believe in Tomorrow
Intoxicated
The Army Inside
Losing My Religion
Fire
My Spirit
Outras resenhas de Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Ambush e Krisiun são anunciados como atrações do Bangers Open Air
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
Megadeth pode tocar "Ride the Lightning" nos shows da última turnê, aponta Dave Mustaine
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
A visionária melhor música do Genesis na opinião de Steve Hackett
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"


Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Lacuna Coil divulga vídeo de "Hosting the Shadow", que traz participação de Randy Blythe
Cristina Scabbia pede que o Spotify não aceite música feita por IA
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



