Lacuna Coil: Merece uma audição sem preconceitos
Resenha - Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 26 de março de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Lacuna Coil tem uma das trajetórias mais interessantes do metal contemporâneo. A banda foi criada em Milão, em 1994, e no início praticava um gothic rock elegante e competente, que levou o grupo a ser considerado um dos principais nomes do gênero ao lado do The Gathering e do Theatre of Tragedy.
Porém, a partir de seu quarto disco, o Lacuna Coil passou por uma grande mudança em seu direcionamento musical. "Karmacode" (2006) mostrou a banda flertando com o new metal, fato que não agradou muito os fãs mais antigos. "Shallow Life", de 2009, trouxe um equilíbrio maior entre o caminho inicial e a nova proposta sonora, e mostrou um grupo muito focado em um álbum bastante acima da média.
"Dark Adrenaline", o novo álbum do sexteto, é um passo além nessa história. Executando o que a própria banda define como "um heavy metal dark e moderno", o Lacuna Coil gravou um disco excelente, e que pode, sem exagero algum, ser considerado o seu melhor trabalho.
Com uma sonoridade que equilibra melancolia com belas melodias e ótimos e pesados riffs, o grupo italiano lançou umálbum cativante. Produzido por Don Gilmore (Bullet For My Valentine, Linkin Park) e mixado por Marco Barusso (Laura Pausini, Eros Ramazzotti), "Dark Adrenaline" tem uma sonoridade encorpara e atual, que torna as já ótimas composições ainda mais fortes. O contraste entre as vozes de Cristina Scabbia e Andrea Ferro e os riffs das guitarras de Cristiano Migliore e Marco Biazzi são o fio condutor das faixas.
As doze músicas do disco formam um tracklist sólido e homogêneo. É difícil destacar alguma, mas "Trip the Darkness", "Give Me Something More" e a excelente versão para "Losing My Religion", do R.E.M., agradam de imediato. Outro grande momento é a homenagem a um dos maiores ídolos do grupo, o falecido Peter Steele, do Type O Negative, em "My Spirit".
"Dark Adrenaline" é um disco sólido, com um heavy metal moderno e competente que, em alguns momentos, flerta inclusive com o pop, porém sem jamais abrir mão da qualidade. Um trabalho excelente, e que merece uma audição sem preconceitos.
Lançamento nacional da Shinigami Records.
Faixas:
Trip the Darkness
Against You
Kill the Light
Give Me Something More
Upsidedown
End of Time
I Don't Believe in Tomorrow
Intoxicated
The Army Inside
Losing My Religion
Fire
My Spirit
Outras resenhas de Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas Assassinas
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Músicos do Children of Bodom fazem show em homenagem a Alexi Laiho
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
O dia que guitarrista do Bon Jovi ficou intrigado com som dos Engenheiros do Hawaii
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes



Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A curiosa razão pela qual Cristina Scabbia foi registrada "no dia errado"
Cristina Scabbia afirma que não se considera uma celebridade na Itália
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



