Lacuna Coil: Merece uma audição sem preconceitos
Resenha - Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 26 de março de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Lacuna Coil tem uma das trajetórias mais interessantes do metal contemporâneo. A banda foi criada em Milão, em 1994, e no início praticava um gothic rock elegante e competente, que levou o grupo a ser considerado um dos principais nomes do gênero ao lado do The Gathering e do Theatre of Tragedy.
Porém, a partir de seu quarto disco, o Lacuna Coil passou por uma grande mudança em seu direcionamento musical. "Karmacode" (2006) mostrou a banda flertando com o new metal, fato que não agradou muito os fãs mais antigos. "Shallow Life", de 2009, trouxe um equilíbrio maior entre o caminho inicial e a nova proposta sonora, e mostrou um grupo muito focado em um álbum bastante acima da média.
"Dark Adrenaline", o novo álbum do sexteto, é um passo além nessa história. Executando o que a própria banda define como "um heavy metal dark e moderno", o Lacuna Coil gravou um disco excelente, e que pode, sem exagero algum, ser considerado o seu melhor trabalho.
Com uma sonoridade que equilibra melancolia com belas melodias e ótimos e pesados riffs, o grupo italiano lançou umálbum cativante. Produzido por Don Gilmore (Bullet For My Valentine, Linkin Park) e mixado por Marco Barusso (Laura Pausini, Eros Ramazzotti), "Dark Adrenaline" tem uma sonoridade encorpara e atual, que torna as já ótimas composições ainda mais fortes. O contraste entre as vozes de Cristina Scabbia e Andrea Ferro e os riffs das guitarras de Cristiano Migliore e Marco Biazzi são o fio condutor das faixas.
As doze músicas do disco formam um tracklist sólido e homogêneo. É difícil destacar alguma, mas "Trip the Darkness", "Give Me Something More" e a excelente versão para "Losing My Religion", do R.E.M., agradam de imediato. Outro grande momento é a homenagem a um dos maiores ídolos do grupo, o falecido Peter Steele, do Type O Negative, em "My Spirit".
"Dark Adrenaline" é um disco sólido, com um heavy metal moderno e competente que, em alguns momentos, flerta inclusive com o pop, porém sem jamais abrir mão da qualidade. Um trabalho excelente, e que merece uma audição sem preconceitos.
Lançamento nacional da Shinigami Records.
Faixas:
Trip the Darkness
Against You
Kill the Light
Give Me Something More
Upsidedown
End of Time
I Don't Believe in Tomorrow
Intoxicated
The Army Inside
Losing My Religion
Fire
My Spirit
Outras resenhas de Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava
Por que Luís Mariutti foi barrado no show do Angra, segundo o próprio
Corpo de Ozzy Osbourne ficou com a família até o enterro, revela filha
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
Tuomas Holopainen diz que refaria apenas uma letra em 30 anos de Nightwish
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A banda de rock brasileira com nome inspirado diretamente no Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava
O clássico romântico do hard rock que quase foi gravado por Tina Turner

A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
A música "feliz" do Lacuna Coil, perfeita para dançar e gritar na cara dos amigos
A música que mudou a trajetória do Lacuna Coil, segundo Cristina Scabbia
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



