Lacuna Coil: Um belo nada agradável de se ouvir

Resenha - Dark Adrenaline - Lacuna Coil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por André Prado
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Esse é o tipo de banda que quando se ouve, há uma certa nostalgia. Não amigão, ela não é clássica. Mas tenho a nostalgia pois como no caso do Nightwish (como contei aqui), ouvia muito essa banda na época do colegial, época em que pra muitos a banda estava no seu "auge criativo" em 2002 com Comalies. Lembro bem que o CD da banda está até desgastado de tanto eu colocar ele no aparelho de som, além de o emprestar a algumas pessoas.
5000 acessosMax Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda5000 acessosUltimate Guitar: as 28 canções mais sombrias de todos os tempos

O tempo passa e você percebe - ou começa a achar -, que a banda não era lá genial como você achava. Muito disso se remete a você ter aumentado seu leque musical, o seu leque de bandas. Entretanto o Lacuna Coil com seu "Comalies" era uma banda que se destacou demais no mercado europeu, e realmente, bem ou mal para o gosto alheio, o som realmente se destacava. O dueto de vocalistas formado pelo tesão da Cristina Scabbia e o carinha lá que não me importa Andrea Ferro, era algo que se sobressaia na época. Claro, além da qualidade do álbum, o frescor daquela fórmula era óbvio, afinal vivíamos a época aonde a popularização do Gothic Metal e seus vocais femininos era uma certa novidade. No entanto hoje essa fórmula, tal qual o famigerado "Metal Melódico" ou "Speed Metal" para os mais chatinhos, é algo desgastado e já não se sobressai, pelo menos aos meus ouvidos, uma banda com essa pegada.

Como é uma banda que me marcou, apesar de não gostar tanto como antes, ainda aguça minha curiosidade a cada lançamento e a cada nova notícia que é divulgada, Assim, estou resenhando o álbum deles.

Parando com a enrolação e falando sobre "Dark Adrenaline", o que temos aqui é... um álbum com a cara do Lacuna Coil, Tudo está aqui, os vocais característicos da delícia italiana Cristina Scabbia, os vocais do Andrea Ferro aparecendo na maioria das vezes no refrão, refrões aliás que são grudentos como sempre, guitarras pesadas, sem muitos riffs, mas característicos da banda com um toque pop para o mercado norte-americano. Isso aliás foi abrandado comparado a álbuns como "Karmacode" e "Shallow Life", mas como "Shallow Life", parece que aqui temos mais uma vez uma banda mediana, capaz de boas composições, mas que não sabe bem para onde vai.

O começo é ótimo com o primeiro single e a primeira faixa "Trip The Darkness", grudenta claro. Grudenta como a seguinte "Against You" que os fãs tenho certeza que vão gostar, a boa "Kill The Light", e já cai bastante na "Give Me Something More". E assim se segue, em altos e baixos, talvez em mais baixos daí por diante.

Vale também pontuar o cover do álbum: Em "Karmacode" foi escolhida a fodástica "Enjoy The Silence" do Depeche Mode, e lá o cover foi realizado de forma belíssima e ganhou vídeo-clipe, um destaque daquele álbum com certeza. Já aqui em "Dark Adrenaline" foi escolhida a "Losing My Religion" do REM, e se a original é bem legal, a cover soa bem esquisita. Claro que é um cover, e o Lacuna Coil em comparação ao REM são bandas BEM distintas, mas acho que o cover podia dar lugar a mais uma composição própria.

Só pra não deixar de lado, a banda encerra o álbum com a ótima "My Spirit" de clima dark e um belo solo no final, dando uma sensação de que o álbum poderia ser melhor.

De forma geral "Dark Adrenaline" não é um álbum ruim, mas não é um álbum lá bom como a banda já fez em lançamentos passados. Resumindo, é um belo nada, mas agradável de se ouvir. De certa forma até recupera os tempos mais áureos na banda, pelo menos no que se refere a pegada.

Se você é fã ou admirador da banda como eu, vale a pena dar uma escutada, agora se você não é, nem precisa se desgastar a pensar no que vai achar ao final da audição.

Tracklist:

01. Trip The Darkness
02. Against You
03. Kill the Light
04. Give Me Something More
05. Upsidedown
06. End of Time
07. I Don't Believe in Tomorrow
08. Intoxicated
09. The Army Inside
10. Losing My Religion
11. Fire
12. My Spirit

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Dark Adrenaline - Lacuna Coil

1221 acessosLacuna Coil: Merece uma audição sem preconceitos1020 acessosLacuna Coil: Não é excepcional mas é um grande álbum969 acessosLacuna Coil: Misturando elementos acessíveis e soturnos1923 acessosLacuna Coil: Um dos discos mais pesados do grupo1783 acessosLacuna Coil: O sexteto investe em música pesada e boa

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Lacuna Coil"

MetalheadMetalhead
As mulheres mais sexys do Heavy Metal

Lacuna CoilLacuna Coil
Mulheres, macarrão, Doors, Rock Band e mais

Cristina ScabbiaCristina Scabbia
Cantora fala sobre seus seios e Playboy

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Lacuna Coil"

Max CavaleraMax Cavalera
Triste ver uma banda tão importante virar uma merda

Ultimate GuitarUltimate Guitar
As 28 canções mais sombrias de todos os tempos

David BowieDavid Bowie
A última foto pública e a última foto privada

5000 acessosAs regras do Thrash Metal5000 acessosFotos de Infância: Arch Enemy5000 acessosVH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos5000 acessosMamonas Assassinas: viúva do Piloto comenta vídeo de Feliciano5000 acessosSepultura: drum cam de Igor Cavalera tocando "Territory"5000 acessosIdioma: bandas que já cantaram em sua língua natal

Sobre André Prado

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online