Lacuna Coil: Um belo nada agradável de se ouvir
Resenha - Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Por André Prado
Postado em 27 de maio de 2012
Esse é o tipo de banda que quando se ouve, há uma certa nostalgia. Não amigão, ela não é clássica. Mas tenho a nostalgia pois como no caso do Nightwish (como contei aqui), ouvia muito essa banda na época do colegial, época em que pra muitos a banda estava no seu "auge criativo" em 2002 com Comalies. Lembro bem que o CD da banda está até desgastado de tanto eu colocar ele no aparelho de som, além de o emprestar a algumas pessoas.
O tempo passa e você percebe - ou começa a achar -, que a banda não era lá genial como você achava. Muito disso se remete a você ter aumentado seu leque musical, o seu leque de bandas. Entretanto o Lacuna Coil com seu "Comalies" era uma banda que se destacou demais no mercado europeu, e realmente, bem ou mal para o gosto alheio, o som realmente se destacava. O dueto de vocalistas formado pelo tesão da Cristina Scabbia e o carinha lá que não me importa Andrea Ferro, era algo que se sobressaia na época. Claro, além da qualidade do álbum, o frescor daquela fórmula era óbvio, afinal vivíamos a época aonde a popularização do Gothic Metal e seus vocais femininos era uma certa novidade. No entanto hoje essa fórmula, tal qual o famigerado "Metal Melódico" ou "Speed Metal" para os mais chatinhos, é algo desgastado e já não se sobressai, pelo menos aos meus ouvidos, uma banda com essa pegada.
Como é uma banda que me marcou, apesar de não gostar tanto como antes, ainda aguça minha curiosidade a cada lançamento e a cada nova notícia que é divulgada, Assim, estou resenhando o álbum deles.
Parando com a enrolação e falando sobre "Dark Adrenaline", o que temos aqui é... um álbum com a cara do Lacuna Coil, Tudo está aqui, os vocais característicos da delícia italiana Cristina Scabbia, os vocais do Andrea Ferro aparecendo na maioria das vezes no refrão, refrões aliás que são grudentos como sempre, guitarras pesadas, sem muitos riffs, mas característicos da banda com um toque pop para o mercado norte-americano. Isso aliás foi abrandado comparado a álbuns como "Karmacode" e "Shallow Life", mas como "Shallow Life", parece que aqui temos mais uma vez uma banda mediana, capaz de boas composições, mas que não sabe bem para onde vai.
O começo é ótimo com o primeiro single e a primeira faixa "Trip The Darkness", grudenta claro. Grudenta como a seguinte "Against You" que os fãs tenho certeza que vão gostar, a boa "Kill The Light", e já cai bastante na "Give Me Something More". E assim se segue, em altos e baixos, talvez em mais baixos daí por diante.
Vale também pontuar o cover do álbum: Em "Karmacode" foi escolhida a fodástica "Enjoy The Silence" do Depeche Mode, e lá o cover foi realizado de forma belíssima e ganhou vídeo-clipe, um destaque daquele álbum com certeza. Já aqui em "Dark Adrenaline" foi escolhida a "Losing My Religion" do REM, e se a original é bem legal, a cover soa bem esquisita. Claro que é um cover, e o Lacuna Coil em comparação ao REM são bandas BEM distintas, mas acho que o cover podia dar lugar a mais uma composição própria.
Só pra não deixar de lado, a banda encerra o álbum com a ótima "My Spirit" de clima dark e um belo solo no final, dando uma sensação de que o álbum poderia ser melhor.
De forma geral "Dark Adrenaline" não é um álbum ruim, mas não é um álbum lá bom como a banda já fez em lançamentos passados. Resumindo, é um belo nada, mas agradável de se ouvir. De certa forma até recupera os tempos mais áureos na banda, pelo menos no que se refere a pegada.
Se você é fã ou admirador da banda como eu, vale a pena dar uma escutada, agora se você não é, nem precisa se desgastar a pensar no que vai achar ao final da audição.
Tracklist:
01. Trip The Darkness
02. Against You
03. Kill the Light
04. Give Me Something More
05. Upsidedown
06. End of Time
07. I Don't Believe in Tomorrow
08. Intoxicated
09. The Army Inside
10. Losing My Religion
11. Fire
12. My Spirit
Outras resenhas de Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Vocalista Silje Wergeland anuncia saída do The Gathering
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"

Lacuna Coil divulga vídeo de "Hosting the Shadow", que traz participação de Randy Blythe
Cristina Scabbia pede que o Spotify não aceite música feita por IA
A curiosa razão pela qual Cristina Scabbia foi registrada "no dia errado"


