Lacuna Coil: Um belo nada agradável de se ouvir
Resenha - Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Por André Prado
Postado em 27 de maio de 2012
Esse é o tipo de banda que quando se ouve, há uma certa nostalgia. Não amigão, ela não é clássica. Mas tenho a nostalgia pois como no caso do Nightwish (como contei aqui), ouvia muito essa banda na época do colegial, época em que pra muitos a banda estava no seu "auge criativo" em 2002 com Comalies. Lembro bem que o CD da banda está até desgastado de tanto eu colocar ele no aparelho de som, além de o emprestar a algumas pessoas.
O tempo passa e você percebe - ou começa a achar -, que a banda não era lá genial como você achava. Muito disso se remete a você ter aumentado seu leque musical, o seu leque de bandas. Entretanto o Lacuna Coil com seu "Comalies" era uma banda que se destacou demais no mercado europeu, e realmente, bem ou mal para o gosto alheio, o som realmente se destacava. O dueto de vocalistas formado pelo tesão da Cristina Scabbia e o carinha lá que não me importa Andrea Ferro, era algo que se sobressaia na época. Claro, além da qualidade do álbum, o frescor daquela fórmula era óbvio, afinal vivíamos a época aonde a popularização do Gothic Metal e seus vocais femininos era uma certa novidade. No entanto hoje essa fórmula, tal qual o famigerado "Metal Melódico" ou "Speed Metal" para os mais chatinhos, é algo desgastado e já não se sobressai, pelo menos aos meus ouvidos, uma banda com essa pegada.
Como é uma banda que me marcou, apesar de não gostar tanto como antes, ainda aguça minha curiosidade a cada lançamento e a cada nova notícia que é divulgada, Assim, estou resenhando o álbum deles.
Parando com a enrolação e falando sobre "Dark Adrenaline", o que temos aqui é... um álbum com a cara do Lacuna Coil, Tudo está aqui, os vocais característicos da delícia italiana Cristina Scabbia, os vocais do Andrea Ferro aparecendo na maioria das vezes no refrão, refrões aliás que são grudentos como sempre, guitarras pesadas, sem muitos riffs, mas característicos da banda com um toque pop para o mercado norte-americano. Isso aliás foi abrandado comparado a álbuns como "Karmacode" e "Shallow Life", mas como "Shallow Life", parece que aqui temos mais uma vez uma banda mediana, capaz de boas composições, mas que não sabe bem para onde vai.
O começo é ótimo com o primeiro single e a primeira faixa "Trip The Darkness", grudenta claro. Grudenta como a seguinte "Against You" que os fãs tenho certeza que vão gostar, a boa "Kill The Light", e já cai bastante na "Give Me Something More". E assim se segue, em altos e baixos, talvez em mais baixos daí por diante.
Vale também pontuar o cover do álbum: Em "Karmacode" foi escolhida a fodástica "Enjoy The Silence" do Depeche Mode, e lá o cover foi realizado de forma belíssima e ganhou vídeo-clipe, um destaque daquele álbum com certeza. Já aqui em "Dark Adrenaline" foi escolhida a "Losing My Religion" do REM, e se a original é bem legal, a cover soa bem esquisita. Claro que é um cover, e o Lacuna Coil em comparação ao REM são bandas BEM distintas, mas acho que o cover podia dar lugar a mais uma composição própria.
Só pra não deixar de lado, a banda encerra o álbum com a ótima "My Spirit" de clima dark e um belo solo no final, dando uma sensação de que o álbum poderia ser melhor.
De forma geral "Dark Adrenaline" não é um álbum ruim, mas não é um álbum lá bom como a banda já fez em lançamentos passados. Resumindo, é um belo nada, mas agradável de se ouvir. De certa forma até recupera os tempos mais áureos na banda, pelo menos no que se refere a pegada.
Se você é fã ou admirador da banda como eu, vale a pena dar uma escutada, agora se você não é, nem precisa se desgastar a pensar no que vai achar ao final da audição.
Tracklist:
01. Trip The Darkness
02. Against You
03. Kill the Light
04. Give Me Something More
05. Upsidedown
06. End of Time
07. I Don't Believe in Tomorrow
08. Intoxicated
09. The Army Inside
10. Losing My Religion
11. Fire
12. My Spirit
Outras resenhas de Dark Adrenaline - Lacuna Coil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"


A curiosa razão pela qual Cristina Scabbia foi registrada "no dia errado"
Cristina Scabbia afirma que não se considera uma celebridade na Itália
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
O disco do Lacuna Coil influenciado por dramas pessoais vividos por Cristina Scabbia
Como Ozzy Osbourne e Sharon ajudaram a carreira do Lacuna Coil a decolar
Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, conta como passou a se interessar por heavy metal
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


