Eluveitie: Um degrau acima no cenário do Folk Metal
Resenha - Helvetios - Eluveitie
Por José Antonio Alves
Postado em 09 de março de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Misturar elementos da cultura celta, com melodias folk e um pouco de Death Metal não é fácil. Mas parece que a cada trabalho esta missão se descomplica para os suíços do Eluveitie. Depois do aclamado "Everything Remains (As It Never Was)", a banda consegui já engatar um novo trabalho, "Helvetios", álbum conceitual que fala da guerra gaulesa.
Gravado no Newsound Studios em Pfäffikon e no Soundfarm Studios, em Lucerna, âmbos na Suíça, o álbum contou com participação de Alexander "Sandy" Morton nas partes faladas do álbum, logo ouvido na introdução (também sendo destaque na agressiva faixa "The Uprising"). A faixa título já demonstra uma orquestração diferenciada, incluindo ainda o uso dos já tradicionais instrumentos que a banda adota em seus álbuns. Um refrão forte, trabalho intenso de bateria e Anna Murphy fazendo bons backing vocals.
"Luxtos" é de agradável audição, com certeza uma das melhores do álbum, possui uma atmosfera folk que consegue cativar quem ouve. Toda a sintonia entre os membros da banda sem dúvida contribuiu para grandes arranjos, que chegam a surpreender, tamanha a variação entre eles. "Santonian Shores" é mais cadenciada, logo emendada com "Scorched Earth", que reúne mais uma bela parte falada que unida às melodias folk preparam terreno para a poderosa "Meet The Enemy". A faixa é agressiva, e me surpreendeu ainda mais quando pude conferir Anna soltando um gutural, que mostra que a moça não é brincadeira não!
"Neverland" chega a lembrar algumas melodias de álbuns anteriores, mas não deixa de ser empolgante e bem estruturada. "A Rose For Epona" é talvez a mais bela faixa do álbum, falando sobre tempo em que a guerra gaulesa eclodiu, seria meio que a "Slania's Song" deste álbum.
E se você achava que não poderia haver algo com o mesmo espírito de "Tegernakô" (presente no álbum de estréia da banda, "Spirit"), certamente mudará de conceito ao ouvir "Havoc". A canção é uma das melhores composições da banda em "Helvetios": Merlin Sutter capricha na batera, com velocidade e técnica, agregando-se ainda bons riffs, como também belos arranjos de violino e partes cadenciadas, tornando a experiência de quem ouve ótima e nos transportando a um clima celta incrível. Tommy Vetterli (Coroner, Kreator) sem dúvida conduziu muito bem as gravações, talvez tenha influenciado esta veia mais "pesada" de "Helvetios".
E quando pensei que não poderia surgir algo mais diferenciado nos vocais, ouço "The Siege". Anna e Chrigel fazem um dueto incrível, e a primeira não usa os tradicionais vocais "limpos" de sempre, e sim guturais que complementam esta sapatada na orelha! Ao ouvir o álbum completo, juraria que essa faixa não entraria nos sets ao vivo da banda, mas quem acompanhou os primeiros shows da tour do álbum (e claro, a tour brasileira), pode presenciar o nível de competência na execução da coisa.
Mais um destaque cabe para a faixa "Alesia", que volta a apresentar Anna Murphy em vocais limpos e com guitarras bem entrosadas. Nota-se até umas pitadas de Thrash Metal, prova de que o Eluveitie não se prende a algo específico em sua música, o octeto suíço demonstra que sempre pode trazer algo novo em seus trabalhos.
Eu diria que "Helvetios" é o trabalho mais "metal" da carreira da banda, um lançamento primoroso "de raiz", como só o Eluveitie conseguiria produzir. Alternando entre faixas matadoras e melodias mais tranquilas (se é que podemos usar esta palavra neste contexto), o resultado final foi uma obra conceitual que eleva a banda um degrau acima no cenário do Folk Metal mundial.
Faixas de "Helvetios":
01. Prologue
02. Helvetios
03. Luxtos
04. Home
05. Santonian Shores
06. Scorched Earth
07. Meet The Enemy
08. Neverland
09. A Rose For Epona
10. Havoc
11. The Uprising
12. Hope
13. The Siege
14. Alesia
15. Tullianum
16. Uxellodunon
17. Epilogue
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


