Holy Grail: Power com pitadas oitentistas de Heavy
Resenha - Crisis In Utopia - Holy Grail
Por José Antonio Alves
Postado em 30 de janeiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que quando descobri o trabalho dos jovens do Holy Grail, logo pensei "Ah, uma banda de metal com o nome de Santo Graal, só pode falar sobre a busca dos Cavaleiros da Távola Redonda pelo mesmo". Mero engano. Temas fantasiosos e batalhas fazem parte de "Crisis In Utopia", debut destes garotos de Pasadena, Califórnia que conseguiram impressionar apresentando uma mescla entre o Power Metal e algumas pitadas oitentistas do heavy metal tradicional.
A cena do Power Metal estadunidense pode até não fornecer tantas bandas do estilo como a Europa exporta, mas é óbvio que elas existem, e até conseguem apresentar alguns elementos interessantes. É o caso do Holy Grail. A banda formada por James-Paul Luna (Vocais), Eli Santana (Guitarra/Backing vocals), Alex Lee (Guitarra), Blake Mount (Baixo) e Tyler Meahl (Bateria) conseguiu chegar "chegando" com "Crisis In Utopia", um trabalho que julgaria como veloz e poderoso, como prova-se pela rápida e empolgante faixa de abertura, "My Last Attack" (com um refrão pegajoso e muito bem encaixado) e "Fight To Kill", que além de apresentar talvez a maior marca deste trabalho, que são os solos intensos e virtuosos, nos mostra também um bom trabalho na bateria.
E quando me deparei com uma faixa intitulada "Call To Valhalla", logo imaginei que viria algo épico baseado na mitologia nórdica, que manteria a linha "power" do álbum, mas me surpreendi. Esta faixa soaria como uma mistura de elementos modernos somados ao metal tradicional oitentista, seguindo uma linha que me lembrou um pouco do Deep Purple em certos momentos da carreira.
Temos ainda algumas canções que seguem praticamente a mesma linha, com bons riffs, bons solos, vocais agudos em algumas partes e mais contido em outras, como é o caso de "Immortal Man" e de "Cherish Disdain", que também abusa do peso da bateria unida a uma velocidade alucinante. Mas não é só. Há algumas faixas que mostram certo cadenciamento, como "Hollow Ground" e "Requiem", mas todas com uma estrutura bem semelhante.
A instrumental "Nocturne In D Minor" também é destaque, aliás, os arranjos contam com participação de Anna Murphy e Meri Tadic, da banda suiça de folk metal ELUVEITIE (inclusive as duas bandas excursionaram recentemente juntas). "Chase The Wind" soa menos metal e mais "rock and roll" no começo, mas logo os poderosos riffs demonstram que estamos diante de um trabalho que pode ser considerado da nova onda do heavy metal.
"Crisis In Utopia" nos faz querer prestar mais atenção nos próximos trabalhos destes estadunidenses, talvez se conseguirem variar um pouco as estruturas das canções nos próximos trabalhos, poderão sem dúvidas fazer com que um grande petardo venha por aí.
Faixas de "Crisis In Utopia":
1. My Last Attack
2. Fight to Kill
3. Call of Valhalla
4. Crisis in Utopia
5. Immortal Man
6. Nocturne in D Minor
7. The Blackest Night
8. Chase the Wind
9. Hollow Ground
10. Requiem
11. Cherish Disdain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Tarja Turunen posta piada de duplo sentido e diverte fãs no Instagram
A música "anti-romântica" do U2 que Bono não entende por que é tocada em casamentos
A emocionante relação de Elton John com "Shine On You Crazy Diamond", do Pink Floyd
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



