Death: A Evolução da Obra de Chuck Schuldiner
Resenha - Individual Thought Patterns - Death
Por Renato Sanson
Fonte: Road to Metal
Postado em 17 de janeiro de 2012
Nota: 10
No dia 13 de dezembro de 2011 completou-se uma década que ficamos órfãos de toda a genialidade de Chuck Schuldiner. Difícil dizer a importância de sua banda, o Death, para toda a cena Metal mundial, mas basta saber que hoje 99% dos grupos de Death Metal pagam tributo a esse verdadeiro mestre.
Ouvindo a discografia da banda é possível ver que ela foi, na realidade, passando por um processo de evolução, sendo o álbum "Leprosy" de 1988 o início do amadurecimento do grupo, pois as bases do Death Metal tradicional continuavam todas ali, mas eram associadas ao senso de melodia do Heavy Metal principalmente do NWBOHM.
Mas em minha opinião o ápice do processo criativo veio com "Individual Thought Patterns" (1993).
Mas o que torna esse álbum tão especial? Primeiramente o time formado para a gravação desse CD, pois ao lado de Chuck você tinha nas guitarras Andy La Rocque (King Diamond), que hoje é um consagrado produtor musical, já a cozinha da banda é simplesmente um dream team com o baixista Steve DiGiorgio (atualmente no Charred Walls of the Damned, junto com outro ex-Death) já conhecido na cena por ser membro do Sadus e Gene Hoglan do Dark Angel na bateria.
O que poderia ser uma verdadeira guerra de egos na realidade criou um dos melhores álbuns do Death e quiçá do Metal extremo. A evolução esta presente até mesmo na parte lírica que deixa para trás o gore simples de álbuns como "Scream Blood Gore" de 87 e investe em criticas ácidas a sociedade que mesmo hoje possui um grande impacto, veja a letra de "The Philosopher" e comprove.
Complexidade é a palavra chave desse trabalho. Difícil apontar destaques em uma obra prima, mas não tem como não se impressionar com as quebras de ritmo em "In Human Form". O fato de dois músicos DiGiorgio e Gene Hoglan terem vindo de duas bandas de Thrash Metal influenciou muito esse trabalho enriquecendo ainda mais a sonoridade do Death como, por exemplo, em "Trapped I A Coner" onde os dedilhados são típicos da Bay Area.
Algumas músicas ganharam um espaço no coração dos fãs, entre elas podemos citar a faixa titulo desse que é o quinto trabalho da banda que possui uma das melhores composições de Schuldiner e, é claro, " The Philosopher" que consegue a proeza de definir todas as características da banda em apenas uma só composição. O duelo de guitarras no final da faixa é de tirar o fôlego e essa música ganhou um vídeo clipe conhecidíssimo por aqui na época que a MTV prestava.
Sem dúvidas esse foi um divisor de águas na carreira da banda e principalmente para seu mentor, os seus álbuns sucessores "Symbolic" de 95 e "The Sound of Perseverance" de 98 e até mesmo seu projeto paralelo Control Denied são uma evolução natural de "Individual Thought Patterns".
Prova cabal disso é que esse trabalho ganhou uma nova edição extremamente luxuosa com uma remixagem feita por Alan Douches (para quem não conhece ele é o cara que fez a produção dos últimos discos do Nile), além de ser um CD triplo onde estão como bônus um show gravado na Alemanha e uma faixa inédita até então "The Exorcist", além de materiais provenientes de jams entre Chuck e Gene com uma química que dá gosto de ouvir.
Clássico é um adjetivo muito pequeno para definir esse álbum da mesma forma que gênio é pouco para definir a importância de Schuldiner, mais que um músico, mas um ídolo de uma geração.
Confira o track list completo dessa nova edição
Disco 1
01. Overactive Imagination
02. In Human Form
03. Jealousy
04. Trapped In A Corner
05. Nothing Is Everything
06. Mentally Blind
07. Individual Thought Patterns
08. Destiny
09. Out Of Touch
10. The Philosopher
Disco 2: Ao Vivo na Alemanha – 13 de abril de 1993
01. Leprosy
02. Suicide Machine
03. Living Monstrosity
04. Overactive Imagination
05. Flattening Of Emotions
06. Within The Mind
07. In Human Form
08. Lack Of Comprehension
09. Trapped In A Corner
10. Zombie Ritual
Sobra de estúdio de "Individual Thought Patterns"
11. The Exorcist
Disco 3
Demos – Chuck & Gene – Dezembro de 1992
01. Overactive Imagination
02. In Human Form
03. The Philosopher
04. Trapped In A Corner
05. Individual Thought Patterns
06. Jealousy
07. Nothing Is Everything
08. Destiny
09. Mentally Blind
10. Out Of Touch
Fita de Riffs do Chuck – 1992
11. In Human Form
12. The Philosopher
13. Trapped in a Corner
Formação
Chuck Schuldiner (Guitarra e Vocal)
Andy La Rocque (Guitarras)
Steve DiGiorgio (Baixo)
Gene Hoglan (Bateria)
Autor: Luiz Harley Caires
Outras resenhas de Individual Thought Patterns - Death
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps