Ivory Gates: Um grande destaque do prog metal brasileiro

Resenha - Devil's Dance - Ivory Gates

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Uma das bandas mais legais do prog metal brasileiro, o IVORY GATES, de Piracicaba, finalmente chega a seu terceiro trabalho, mostrando um grande amadurecimento que, aliado à capacidade e criatividade dos músicas envolvidos, coloca a banda entre as melhores do gênero de nossa terra natal.

E quase seis anos após lançarem o aclamado "Status Quo" (2005), a banda retorna com sua obra definitiva até então, conseguindo agregar novos elementos em seu som sem deixar de lado sua origem. O prog metal praticado pelo conjunto esta cada vez mais técnico e, felizmente, mais pesado, e traz ainda várias influências de rock progressivo dos anos 70, além de algumas doses de hard rock, que tornam seu som todo especial. Como toda banda de metal progressivo, possuem alguma influência de DREAM THEATER, mas no geral lembram um pouco mais bandas como THRESHOLD e WATHTOWER, apesar de manter características bem peculiares.

publicidade

O que chama a atenção logo de cara é a qualidade de gravação do trabalho, que deixou o som mais sujo e agressivo, principalmente na timbragem dos instrumentos de corda, com os guitarristas Matheus Armelin e Heitor Mazzotti exalando riffs e mais riffs pesados e cativantes, cujo peso é ressaltado ainda mais pelas incursões do baixista Hugo Mazzotti, que possui uma técnica absurda, sendo um dos grandes destaques individuais do trabalho. Além disso, o baterista Fabrício Felix é um verdadeiro monstro das baquetas, fazendo um trabalho irrepreensível. O novo vocalista, Felipe Travaglini, também possui uma voz muito potente e agradável, destacando-se mais nas partes graves do que nas mais agudas.

publicidade

Faixas como a pesada "Beyond the Black" (que possui riffs fantásticos, e um refrão matador), a progressiva Sepent´s Kiss, e a épica "Suite Memory" (com seus mais de 20 minutos) são as que mais se destacam de imediato, embora o disco todo seja excelente, e mereça uma audição mais apurada.

Ok, a capa é meio estranha, e acaba não chamando a atenção, mas não se engane, pois "The Devil´s Dance" é um dos melhores lançamentos nacionais de 2011, e um dos grandes destaques do prog metal brasileiro. Não deixem de conferir esse excelente material desta grande banda que tem tudo para estourar mundo afora, mas infelizmente, no Brasil, acaba tendo pouco divulgação, e não atinge o reconhecimento merecido.

publicidade

Ivory Gates - The Devil´s Dance
(2011 - MS Metal Records / Voice Music – Nacional)

1. Beyond the Black
2. Devil s Dance
3. Endless Nightmare
4. Serpent s Kiss
5. Under the Sky of Illusion
6. Imaginary World
7. Suite Memory


Outras resenhas de Devil's Dance - Ivory Gates

Ivory Gates: Para apreciadores do Kansas e Journey




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Edu Falaschi: o fax com convite de seleção para o Iron MaidenEdu Falaschi
O fax com convite de seleção para o Iron Maiden

Excessos: como os rockstars gastam os seus milhõesExcessos
Como os rockstars gastam os seus milhões


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin