Channel Zero: Thrash moderno, pesado e cadenciado
Resenha - Feed 'em with a Brick - Channel Zero
Por Fernanda Lira
Postado em 11 de janeiro de 2012
O Channel Zero é uma banda de heavy/thrash metal formada em 1990 na Bélgica, que chegou a ser um dos maiores ícones da música pesada em seu país. Porém, em meados de 1997, o grupo anunciou sua separação, mesmo com seu status de "o Metallica belga". Quase quinze anos depois, e com o mesmo comprometimento e vontade de fazer metal, a banda retorna à cena com seu quinto álbum de estúdio - "Feed 'em with a Brick" - e prometem uma apresentação no Brasil em breve.
O disco mantém a mesma linha de seus trabalhos anteriores, porém com dois grandes diferenciais: o lançamento pela grandiosa Roadrunner Records, o que demonstra não só um amadurecimento da banda, mas também exprime um desejo em tratar sua volta ao mercado do metal de forma bem profissional. O outros aspecto que é sem dúvida algo positivamente relevante é a qualidade da gravação - límpida e nem por isso menos pesada.
O fato do segundo álbum da banda ter sido mixado por Vinnie Paul, ex-Pantera, não é de se estranhar. A primeira impressão que se tem ao ouvir Channel Zero - e especialmente este disco - é que o extinto grupo do qual Paul fazia parte exerce MUITA influência na banda. E de maneira totalmente aceitável, já que mesmo demonstrando esse gosto ressaltado pelo Pantera em suas composições, os belgas não deixam a desejar quanto a inclusão de aspectos diferentes nas músicas.
Todas as faixas têm em comum um ar que soa modernizado, desde o timbre das guitarras até as próprias levadas, que variam entre melodias marcantes, peso e cadência. Os melhores exemplos disso são a faixa de abertura "Hot Summer" e "Freedom", esta última que também tem como marca registrada uma das principais características da banda: as linhas vocais.
Bem melódicas, como em "Guns of Navarone", por exemplo, o que chamou muito minha atenção foi a maneira inteligente como as linhas vocais foram encaixadas nas músicas. Refrãos que se repetem e são de fácil assimilação estão presente em praticamente 100% das canções, e isso é algo que eu considero positivo, já que as músicas cumprem bem o papel de 'grudarem' na cabeça após serem ouvidas. As linhas vocais podem agradar bastante a fãs de Pantera e até de Black Label Society.
Os fãs daquele thrash metal que mescla passagens rápidas com grooves mais cadenciados, típicos para banguear e abrir um moshpit, podem encontra neste disco do Channel Zero uma ótima opção. Novamente "Hot Summer", junto a "Electric Showdown", "In the City" e a que eu mais simpatizei no álbum, "Angels of Blood", são boas pedidas.
Quanto aos outros elementos que citei logo no começo da resenha, se tratam das variações de ritmos e pegadas que permeiam todo o "Feed 'em with a Brick". São elas os climas e os riffs bem pesados e puxados pro heavy metal em "Guns of Navarone", uma passagem quase doom em "Electric Showdown", dentre outros fatores.
Para finalizar, cito as duas surpresas do disco: "Side Lines" e "Ocean", que além de refletir uma versatilidade no vocal, que aparece limpo nessas faixas, são quase baladas de heavy metal, ao melhor estilo "Hollow", do Pantera.
Para os fãs antigos, um ótimo disco que dá continuidade e mantém os melhores aspectos nos trabalhos anteriores do Channel Zero. Para quem ainda não conhece e aprecia um thrash moderno, pesado e cadenciado, sem dúvida um álbum imperdível e um show excelente por vir!
Outras resenhas de Feed 'em with a Brick - Channel Zero
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
A história da icônica capa de "Reign in Blood", do Slayer
Por que o Shamangra voltou após anúncio do fim da banda, segundo Luis Mariutti
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
América do Sul passa a Suécia em lista de 10 melhores discos do death metal melódico
Queen: As dez letras mais profundas da banda
A atuação de Chester Bennington que rendeu Grammy ao Linkin Park, segundo Mike Shinoda

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



