Made In Brazil: Para quem gosta de rock de verdade
Resenha - Rock De Verdade - Made In Brazil
Por Jackson Wójcik Pinto
Fonte: Rocktime
Postado em 20 de dezembro de 2011
Literalmente agora o "bicho pegou" já que eu sou acostumado a resenhar discos de bandas relativamente novas, entretanto, coube-me a feliz tarefa de escrever sobre esta que é, sem sombra de dúvida, uma das, senão a banda de rock mais antiga em atividade no Brasil, que é o grupo paulistano Made In Brazil e seu disco "Rock de Verdade", lançado em 2008.
Made In Brazil - Mais Novidades
Com uma produção esmeradíssima que levou cerca de 200 horas em estúdio, este disco, que é o décimo quarto da carreira da banda e foi lançado em comemoração ao aniversário de 40 anos do grupo, foi concebido entre os meses de fevereiro e outubro de 2008 no FLAP ESTÚDIO na capital paulista e produzido pelo próprio mentor da banda, o vocalista e baixista Oswaldo "Rock" Vecchione e sua esposa, backing vocals do Made, a Deborah Carvalho.
Com um grande time de músicos e artistas convidados, que manifestamente declaram-se fãs da banda (assim como este pretenso escriba), este disco vem com 12 faixas do que há de mais puro e verdadeiro no rock and roll.
A faixa de abertura, e que dá nome ao registro, é um hino por natureza e deve ser ovacionada incansavelmente nas apresentações ao vivo, já que conta uma história que poderia ser minha, sua, ou de qualquer roqueiro que escute as músicas da "moda" que permeiam as rádios do nosso país, com seus axés, pagodes, sertane... (desculpe, mas não posso escrever esta palavra). Com um refrão poderoso e grudento, eu desafio quem a escute e não fique cantarolando-a por um bom tempo.
O bluesão "Todo Dia Rola Um Blues" é sensacional, cuja letra também atinge em cheio nós roqueiros que vemos na música uma válvula de espape totalmente sadia e lícita para espantar os males que afligem nossa alma (viajei nessa). A música "Pro Raul", como o próprio nome sugere, é uma hilária homenagem ao nosso eterno rei do rock tupiniquim, Raul Seixas. A balada "Você é Meu Sol" diferencia-se um pouco do alto astral do restante do cd e parece uma ode ao sentimento paz, amor e natureza muito comum em algumas bandas da década de 70.
O hard rock pesado e certeiro da música "Vida Loka" tem bem o estilo irreverente e crítico que já marcou a carreira do Made em outros tempos, mas a verdadeira festa que rola na faixa "Festa Na Pompéia" é um capítulo a parte neste brilhante lançamento, pois nessa música Oswaldo, Celso e sua troupe homenageiam vários artistas, como Velhas Virgens, Casa das Máquinas, A Bolha, Patrulha do Espaço, O Peso, Mutantes, Pholhas, Tony Campelo entre outros, bem no estilo rock and roll a la Chuck Berry e Jerry Lee Lewis, que só mesmo uma banda do quilate do Made In Brazil pode nos proporcionar.
Participaram deste disco do Made alguns amigos como Marcelo Nova, Paulão de Carvalho vocalista do Velhas Virgens, Tony "Babalu" Medeiros, o veterano saxofonista Manito (Ex. Incríveis, ex. Som Nosso de Cada Dia), o tecladista "Fralda" (Bando do Velho Jack) entre vários outros. Enfim, eu sou suspeito para falar mais, já que sou um fã incondicional deste fabuloso conjunto cuja existência confunde-se com a própria história do rock brasileiro. Desculpe o trocadilho, mas se você gosta de rock de verdade, este CD é o que você procura. Extraordinariamente indicado pelo Rocktime.
http://www.bandamadeinbrazil.com.br
Formação que gravou este disco:
Oswaldo "Rock" Vecchione – voz, baixo, guitarra, violão, gaita e percussão.
Celso "Kim" Vecchione - guitarra, violão, baixo.
Deborah "Rainha do pão de queijo" Carvalho – backing vocals, percussão.
Fabio "Bad boy" Brum – guitarra (solo & ritmo), violão
Octavio Lopes "Bangla" – sax .
Participação especial:
Maga Lieri – Backing vocals
Paula Motha – Backing vocals
Elizabeth "Tibet" Queiroz - Backing vocals
Wanderley Issa Mafra – teclados
Julio "Juju Blues" Ribeiro – percussão & backing vocals
Rick Vecchione – bateria
Caio Durasso – guitarra (ritmo & solo), baixo, violão e backing vocals.
Confira a chamada do Oswaldo Vecchione para o Rocktime:
Confira o bloco do Programa de TV Rocktime onde é indicado o CD e exibidos dois clipes da banda:
Programa Rocktime # 136 bloco 3 (MADE IN BRAZIL – Gasolina e Jack O Estripador)
Outras resenhas de Rock De Verdade - Made In Brazil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page
Como era dividir o apartamento com o namorador Leo Jaime, segundo Leoni
Linkin Park: 20 coisas que você não sabe sobre a banda
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



