Devil's Blood: Um trabalho cheio de liberdade e imaginação
Resenha - Thousandfold Epicentre - Devil's Blood
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 24 de novembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Devil's Blood é um dos nomes mais interessantes do metal atual. A banda holandesa formada pelos irmãos Selim (guitarra, compositor e mente criativa por trás do grupo) e Farida Lemouchi (vocal, que atende pela alcunha de The Mouth of Satan) – o restante dos músicos, todos muito bons, são apenas coadjuvantes – conseguiu algo raro hoje em dia: criar uma sonoridade única, cheia de personalidade e pra lá de cativante.
O som do Devil's Blood tem três grandes fontes de inspiração: a psicodelia dos anos 60, o hard rock setentista e o ocultismo do heavy metal da década de 80. Unindo esses três elementos com sabedoria, a banda deu à luz a um novo som. "The Thousandfold Epicentre", segundo trabalho do grupo, é um disco climático, às vezes esotérico, mas sempre com uma carga dramática intensa. Com composições excelentes, repletas de passagens acústicas e guitarras cheias de melodia, leva o ouvinte através de uma viagem espiritual através das sombras.
As letras exploram elementos do satanismo, cristianismo, hinduismo e filosofia gnóstica, convergendo em uma leitura bastante pessoal do culto a Satã. Esse aspecto é acentuado pelo impressionante visual da banda no palco, onde os músicos tocam cobertos de sangue e cercados por velas, crucifixos invertidos e coisas do gênero. A associação com outro fenômeno do metal atual, o Ghost, é inevitável, e as duas bandas, apesar de possuírem identidades próprias e bem definidas, estão mais próximas do que distantes.
Comparado à estreia "The Time of No Time Evermore" (2009), o novo disco soa um tanto diferente. Enquanto o debut impressionava principalmente pelas onipresentes melodias de guitarra que pareciam saídas de um disco perdido do Thin Lizzy, o novo álbum foca mais no psicodelismo. As melodias estão ali, mas como menos evidência. O forte de "The Thousandfold Epicentre" são as passagens mais atmosféricas, que ambientam a música do Devil's Blood em um terreno pouco explorado por outros grupos, e por isso mesmo tão especial.
Você que vive reclamando que não existem novas bandas interessantes no heavy metal, deixe a preguiça de lado e ouça o Devil's Blood. A banda é excelente, e seu segundo disco é um trabalho cheio de liberdade e imaginação.
Outras resenhas de Thousandfold Epicentre - Devil's Blood
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Absolute Power, projeto heavy metal de Shane Embury (Napalm Death) anuncia álbum
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Lobão: show mais curto da história do Rock não pertence a ele
A opinião de Joey Ramone, eterno vocalista dos Ramones, sobre o Kiss

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



