Por que Roger do Ultraje a Rigor se recusou a pedir desculpa no Faustão por caso de 1987
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de abril de 2025
Em 1987, durante uma participação no programa de Fausto Silva, o vocalista Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, protagonizou um episódio que lhe custaria caro — literalmente. Ao exibir uma aparelhagem de som recém-adquirida nos Estados Unidos, Roger fez uma piada que acabou sendo mal interpretada por autoridades e culminou na apreensão de seus equipamentos pela Polícia Federal.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
Segundo contou em entrevista publicada pelo canal Hora do Corte, tudo começou quando Faustão comentou sobre os instrumentos novos que o grupo havia trazido do exterior. "Ele falou: ‘Ô, aparelhagem nova, né? Como é que se passou aí?’", relembra Roger. Em tom de brincadeira, respondeu: "Ah, sabe como é... a gente dá aquele jeitinho." A fala, dita de forma despretensiosa, seria usada mais tarde como justificativa para a confiscação da aparelhagem — mesmo com a banda tendo pago todos os impostos legalmente.
O episódio ficou fora do radar até o fim do ano, quando uma reprise da entrevista foi ao ar. Um agente da Polícia Federal assistiu ao programa e, irritado com a declaração, determinou a apreensão de todo o equipamento da banda. "Ficamos sem a aparelhagem por quase 20 anos", lamentou o músico. Segundo Roger, os instrumentos só reapareceram quando um comprador os adquiriu em um leilão oficial e entrou em contato oferecendo parte de volta.
Na época, o próprio Faustão e o advogado da banda sugeriram que Roger voltasse ao programa e pedisse desculpas públicas, o que poderia ajudar a amenizar a situação. Mas ele se recusou. "Eu não fiz nada errado. Não vou pedir desculpas por algo que não fiz. Isso é uma questão de caráter", afirmou.
Roger chegou a retornar ao programa, mas apenas para tocar com a banda. "Fui lá, toquei e fui embora. Não me desculpei." Para ele, assumir uma culpa que não existia seria ir contra seus princípios. "Claro que eu tenho filtro. Não saio por aí sendo grosseiro, tem educação também. Mas quando acho que devo falar, eu falo", concluiu.
Confira a entrevista completa abaixo.
Faustão e o rock nacional
Faustão está conectado com outros casos do rock nacional. Inclusive, seu famoso bordão "quem sabe faz ao vivo", nasceu de uma apresentação dos Paralamas do Sucesso no seu programa.
O baterista João Barone relembrou a origem de um dos bordões mais icônicos da televisão brasileira durante sua participação no canal Corredor 5, no YouTube. Segundo ele, a frase "Quem sabe faz ao vivo!", eternizada por Fausto Silva, nasceu após uma reclamação dos Paralamas do Sucesso em uma de suas primeiras participações no programa Perdidos na Noite.
"Tivemos sorte de abrir essa frente no rock. Escolhemos a gravadora Odeon, que estava com poucas bandas novas na época. Foi super legal, começamos essa trajetória oficialmente", contou Barone, ao lembrar o início da carreira do grupo.
Pouco depois do contrato com a gravadora, os Paralamas começaram a aparecer em programas de TV populares, como o de Faustão. Mas nem tudo agradava: "Era tudo playback, como no Chacrinha e em outros programas da época. A gente achava horrível ter que fingir que estava tocando", disse.
A insatisfação chegou aos ouvidos de Fausto Silva, que prometeu uma mudança. "Ele falou que, na próxima vez, seria tudo ao vivo. E quando voltamos, ele lançou: ‘Quero ver agora! Quem sabe faz ao vivo!’. Foi a primeira vez que ele disse isso", afirmou o baterista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP


Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O que é o tratamento de neuromodulação que Mingau, do Ultraje a Rigor, está fazendo
O defeito do rock brasileiro dos anos 70 e o diferencial das bandas dos 80, segundo Roger Moreira
O dia que Ultraje a Rigor atropelou Titãs e quase os fez sair da Warner pela porta dos fundos


