A banda brasileira que, para Renato Russo, era o "sopro de vida" dos anos 90
Por Bruce William
Postado em 28 de dezembro de 2023
No meio de uma longa conversa com a Bizz, conduzida por Felipe Zobaran e Hélio Gomes, publicada na edição de março de 1995 da revista, Renato Russo falou sobre o que ele achava da então "nova onda do Punk" e da "New Wave da New Wave", denominações que estavam em voga na época, apesar de hoje em dia soar fora de contexto, pois o tempo mistura todas as coisas.
Legião Urbana - Mais Novidades
"O punk foi muito importante, e o que é impressionante é perceber que o punk foi mais importante do que eu achava que era(...) Mudou o mundo pop completamente, de uma maneira que só os Beatles, os Rolling Stones e a 'invasão britânica' conseguiram. Ficou, né? Deve ter algum motivo porque o Elastica tá fazendo aquele som. O rock'n'roll é isso".
Neste ponto, perguntam para Renato sobre a cena no Brasil, e o cantor responde: "No Brasil a gente tá com uma cena muito legal. É legal que estejam aparecendo tantas bandas novas e que o pessoal das antigas tá dando força; os Titãs com o Banguela e o Dado com o Rock It!", se referindo a dois selos independentes da época.
"Acho que os Raimundos são um sopro de vida. Foi ótimo, daqui a pouco vai ter a vingança dos Raimundos: os críticos vão falar mal mas eles vão continuar fazendo discos, com o seu público e vendendo", disse Renato, se referindo a um dos contratados do Banguela, que com o passar do tempo iria sair do selo e assinar com a Warner.
Na época em que isto aconteceu, acabou gerando um certo atrito entre os envolvidos, a ponto de Charles Gavin ter dito: "Vocês são uns ingratos, a gente abrigou vocês, vocês abriram shows nossos, agora vocês abandonam o selo?", conforme relatou Mateus Ribeiro no texto onde explica em detalhes como aconteceu a ruptura entre banda e gravadora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
Até 67% de desconto em ofertas de CDs, discos de vinil, celulares e acessórios na Amazon
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler


5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
O profundo significado de "alvo e artilharia" em "Teatro dos Vampiros" da Legião Urbana


