A banda brasileira que, para Renato Russo, era o "sopro de vida" dos anos 90
Por Bruce William
Postado em 28 de dezembro de 2023
No meio de uma longa conversa com a Bizz, conduzida por Felipe Zobaran e Hélio Gomes, publicada na edição de março de 1995 da revista, Renato Russo falou sobre o que ele achava da então "nova onda do Punk" e da "New Wave da New Wave", denominações que estavam em voga na época, apesar de hoje em dia soar fora de contexto, pois o tempo mistura todas as coisas.
Legião Urbana - Mais Novidades
"O punk foi muito importante, e o que é impressionante é perceber que o punk foi mais importante do que eu achava que era(...) Mudou o mundo pop completamente, de uma maneira que só os Beatles, os Rolling Stones e a 'invasão britânica' conseguiram. Ficou, né? Deve ter algum motivo porque o Elastica tá fazendo aquele som. O rock'n'roll é isso".
Neste ponto, perguntam para Renato sobre a cena no Brasil, e o cantor responde: "No Brasil a gente tá com uma cena muito legal. É legal que estejam aparecendo tantas bandas novas e que o pessoal das antigas tá dando força; os Titãs com o Banguela e o Dado com o Rock It!", se referindo a dois selos independentes da época.
"Acho que os Raimundos são um sopro de vida. Foi ótimo, daqui a pouco vai ter a vingança dos Raimundos: os críticos vão falar mal mas eles vão continuar fazendo discos, com o seu público e vendendo", disse Renato, se referindo a um dos contratados do Banguela, que com o passar do tempo iria sair do selo e assinar com a Warner.
Na época em que isto aconteceu, acabou gerando um certo atrito entre os envolvidos, a ponto de Charles Gavin ter dito: "Vocês são uns ingratos, a gente abrigou vocês, vocês abriram shows nossos, agora vocês abandonam o selo?", conforme relatou Mateus Ribeiro no texto onde explica em detalhes como aconteceu a ruptura entre banda e gravadora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


