Communic: Sonoridade garante lugar entre as grandes bandas
Resenha - Bottom Deep - Communic
Por Junior Frascá
Postado em 01 de novembro de 2011
Dois anos após o excelente "Paymento of Existence", eis que os noruegueses do COMMUNIC voltam com um novo (e também excelente) trabalho, demonstrando toda a criatividade e competência deste power trio.
Mantendo a formação dos discos anteriores, com Oddleif Stensland (voz e guitarra), Erik Mortensen (baixo) e Tor Atle Andersen (bateria), a banda mostra novamente uma gama de influências diversas, misturadas homogeneamente com perfeição, e que levam o ouvinte a experimentar diversos tipos de sensações durante a prazerosa audição do disco.
Como nos discos antecessores, podemos constatar que a música do conjunto prima por uma mistura bem interessante entre power metal, thrash metal e metal progressivo, com canções repletas de peso e de melodias carregadas e melancólicas. Mas seu som não se resume a apenas uma mescla destes estilos, pois a cada nova audição podemos perceber novos elementos que abrilhantam ainda mais as composições. Mas é clara ainda a grande influência que o (falecido?!) NEVERMORE tem sobre o som da banda, principalmente em relação ao início de sua carreira.
Todos os músicos são exímios instrumentistas, aliando técnica e criatividade em cada passagem das novas canções, tendo como destaque Stensland, tanto nas guitarras, com riffs (e que riffs!!!) e solos espetaculares, além de evoluir seu vocal a cada novo lançamento da banda, incluindo variações bem interessantes, lembrando bastante o timbre de Zakk Stevens (CIRCLE II CIRCLE, ex SAVATAGE).
O disco já começa quebrando tudo com a maravilhosa "Facing Tomorrow", com riffs ultra pesados e melodias repletas de tensão, apresentando todas as características do som característico da banda acima descritas, sendo um bom exemplo do que o esperar do trabalho. Além dela, destacam-se ainda "Floor River Blood" (a mais "Nevermore" de todas), com varias mudanças de andamento; a progressiva "Voyage of Discovery"; "Destroyer Of Bloodlines", bem pesada e com muito groove; e a faixa título, uma bela e emocional balada, apesar de bastante curta para os padrões da banda.
"The Bottom Deep" não traz grandes inovações no som do COMMUNIC, e pode não superar seu grande clássico "Waves of Visual Decay", mas é mais um excelente trabalho desta excelente banda que, infelizmente, até o momento, não conseguiu o sucesso que merece, pois se dependesse apenas de seu som, já teria fácil lugar garantido entre as grandes bandas da nova geração do heavy metal!
Nota 8
The Bottom Deep – Communic
(2011 – Nuclear Blast - Importado)
01. Facing Tomorrow (7:44)
02. Denial (6:34)
03. Flood River Blood (5:16)
04. Voyage Of Discovery (6:51)
05. In Silence With My Scars (6:23)
06. My Fallen (6:54)
07. Destroyer Of Bloodlines (5:50)
08. Wayward Soul (7:03)
09. The Bottom Deep (2:39)
10. In Union We Stand (5:04)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os dois guitarristas que Bob Dylan diz que tocaram suas músicas melhor que ele mesmo
O hit de sua carreira que Paul McCartney disse que "não teve reconhecimento que merecia"
Os melhores filmes com temática Rock


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



