Communic: Sonoridade garante lugar entre as grandes bandas
Resenha - Bottom Deep - Communic
Por Junior Frascá
Postado em 01 de novembro de 2011
Dois anos após o excelente "Paymento of Existence", eis que os noruegueses do COMMUNIC voltam com um novo (e também excelente) trabalho, demonstrando toda a criatividade e competência deste power trio.
Mantendo a formação dos discos anteriores, com Oddleif Stensland (voz e guitarra), Erik Mortensen (baixo) e Tor Atle Andersen (bateria), a banda mostra novamente uma gama de influências diversas, misturadas homogeneamente com perfeição, e que levam o ouvinte a experimentar diversos tipos de sensações durante a prazerosa audição do disco.
Como nos discos antecessores, podemos constatar que a música do conjunto prima por uma mistura bem interessante entre power metal, thrash metal e metal progressivo, com canções repletas de peso e de melodias carregadas e melancólicas. Mas seu som não se resume a apenas uma mescla destes estilos, pois a cada nova audição podemos perceber novos elementos que abrilhantam ainda mais as composições. Mas é clara ainda a grande influência que o (falecido?!) NEVERMORE tem sobre o som da banda, principalmente em relação ao início de sua carreira.
Todos os músicos são exímios instrumentistas, aliando técnica e criatividade em cada passagem das novas canções, tendo como destaque Stensland, tanto nas guitarras, com riffs (e que riffs!!!) e solos espetaculares, além de evoluir seu vocal a cada novo lançamento da banda, incluindo variações bem interessantes, lembrando bastante o timbre de Zakk Stevens (CIRCLE II CIRCLE, ex SAVATAGE).
O disco já começa quebrando tudo com a maravilhosa "Facing Tomorrow", com riffs ultra pesados e melodias repletas de tensão, apresentando todas as características do som característico da banda acima descritas, sendo um bom exemplo do que o esperar do trabalho. Além dela, destacam-se ainda "Floor River Blood" (a mais "Nevermore" de todas), com varias mudanças de andamento; a progressiva "Voyage of Discovery"; "Destroyer Of Bloodlines", bem pesada e com muito groove; e a faixa título, uma bela e emocional balada, apesar de bastante curta para os padrões da banda.
"The Bottom Deep" não traz grandes inovações no som do COMMUNIC, e pode não superar seu grande clássico "Waves of Visual Decay", mas é mais um excelente trabalho desta excelente banda que, infelizmente, até o momento, não conseguiu o sucesso que merece, pois se dependesse apenas de seu som, já teria fácil lugar garantido entre as grandes bandas da nova geração do heavy metal!
Nota 8
The Bottom Deep – Communic
(2011 – Nuclear Blast - Importado)
01. Facing Tomorrow (7:44)
02. Denial (6:34)
03. Flood River Blood (5:16)
04. Voyage Of Discovery (6:51)
05. In Silence With My Scars (6:23)
06. My Fallen (6:54)
07. Destroyer Of Bloodlines (5:50)
08. Wayward Soul (7:03)
09. The Bottom Deep (2:39)
10. In Union We Stand (5:04)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
A música romântica do AC/DC que Angus Young se arrepende de ter gravado
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
O único artista que regravou Cazuza melhor que o próprio, segundo mãe do rockstar
O hit dos Titãs que só foi batizado após banda confirmar informação com dentista
Simplicidade é para os falsos: o nome de banda mais complicado do mundo

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



