Chrome Division: Numa linha tênue entre Rock & Roll e Metal
Resenha - 3rd. Round Knockout - Chrome Division
Por Vitor Franceschini
Postado em 23 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De projeto do vocalista Shagrath (Dimmu Borgir, que aqui assume a função de guitarrista), o Chrome Division virou realidade e das boas. Além de Shagrath, o baixista Nagash (ex-Dimmu Borgir) passou pela banda como baterista e Tony White (ex-Old Man’s Child) é o atual batera, ou seja, músicos oriundos do Metal negro ajudaram e ajudam a consolidar o nome do grupo.

Apesar de muito pesado, o som feito pelo Chrome Division foge dos padrões do Metal extremo, mas não por completo. A maior referência, sem sombras de dúvidas é o Motorhead, mas algo de Thrash aqui (em alguns riffs), um pouco de Sleaze/Hard Rock ali (nas melodias) e, claro, o Blues Rock, fazem com que o som soe pesado e acessível (mas nem tanto) ao mesmo tempo.
Comparando-se aos seus antecessores a diferença fica por conta dos vocais, já que Shady Blue (Susperia, ex-Vanaheim) substitui Eddie Guz, que gravou os dois primeiros álbuns. Os vocais de Shady são um pouco mais melódicos, portanto nada gritante e, ainda assim, muito agressivos.
O instrumental está um pouco mais melódico, com arranjos mais encorpados, mas nada que tire o clima canastrão e sacana típico das composições da banda. É só ouvir "Fight (Rumble ‘n’ Roll)" que possui até um solinho básico não característico e "Long Distance Call Girl" que tem belos solos e riffs, com boa levada e peso ímpar. A ênfase nos riffs de guitarra cai bem ao som, mas a cozinha dá um toque todo especial ao disco.
Os destaques definitivos do disco vão para a trinca seguida de "Join The Ride" que já começa com um coro ‘tipo’ festa e até possui passagens mais calmas, "Unholy Roller" e sua veia acdciana e "Zombies & Monsters" com uma bela pegada de cozinha e ótima melodia e refrão. Vale lembrar que tudo isso é regado a muito peso.
O disco não foge muito à regra do que foram seus antecessores, mas não soa pior nem melhor que os outros, pelo contrário, mantém a regularidade da banda. Podemos defini-lo como uma linha tênue entre o Rock and Roll e o Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
Site americano aponta banda que é a maior piada do metal de todos os tempos
Quando Michael Jackson traiu a amizade que tinha com Paul McCartney
Led Zeppelin ou Pink Floyd, qual dos dois vendeu mais discos de estúdio?


Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



