ICS Vortex: Mix do Borknagar e Arcturus voltado aos 70's
Resenha - Storm Seeker - ICS Vortex
Por Marcos Garcia
Postado em 09 de outubro de 2011
Nota: 10
A Noruega, desde os anos 90, chama a atenção de toda mídia especializada devido não só as polêmicas ocorridas (incêndio de igrejas, violação de túmulos e assassinatos), mas também pelas inovações que trouxeram ao Metal em uma época onde as cenas mais conceituadas andavam um pouco mal das pernas, renovando os estilos. Não se pode negar a importância dos músicos noruegueses ao Black Metal, já que o ‘Norwegian Wave of Black Metal’ deu um gás e tanto ao estilo, ao ponto de não sabermos como ele seria sem bandas como MAYHEM, DARKTHRONE, EMPEROR e outros.
Mas ao mesmo tempo, lá surgiu uma fusão interessante, feita por músicos que antes estavam estritamente ligados ao Metal extremo: a de um Metal forte e pesado, mixado à influências folk e progressivas, com elementos vintage das décadas de 60 e 70, em bandas como BORKNAGAR, ARCTURUS, e um pouco mais tardiamente, ENSLAVED. E justamente um músico experiente, que conhece bem este estilo, o já conhecido ICS Vortex (que esteve em bandas como ARCTURUS, BORKNAGAR, VED BUENS ENDE e DIMMU BORGIR, para citar apenas algumas), resolveu nos brindar com um dos melhores plays do ano, seu primeiro disco solo, chamado ‘Storm Seeker’.
A arte é bem simples, enfocando tons de preto, branco e cinza, mas bem trabalhado. A parte sonora, que ficou a cargo de Børge Finstad, Asgeir Mickelson e do próprio ICS Vortex, é brilhante, deixando cada instrumento usado aparecendo em seu devido lugar, com seu devido volume. E apesar de Vortex cuidar de quase todos os instrumentos (cantou, tocou baixo, guitarras, teclados), teve auxílio do experiente baterista Asgeir Mickelson (com quem gravou ‘Quintessence’, no BORKNAGAR), do guitarrista Cyrus (do SUSPERIA) gravou os solos de ‘The Blackmobile’, ‘Odin’s Tree’ e ‘When Shuffled Off’), e do tecladista Arne Martinussen, que tocou o bom e velho Hammond em ‘Skoal!’ e ‘Windward’, fora o piano em ‘Storm Seeker’.
Ao rolar o play, damos de cara com um CD que parece um mix do que ele fez no BORKNAGAR e no ARCTURUS, só que ainda mais voltado aos anos 70, ainda mais progressivo, vintage e psicodélico, mas com os pés firmes na modernidade, e sem quase nada característico de Metal extremo, mas o bom gosto em composições fortes e variadas (apesar da duração delas não ser gigantescas, sendo uma média de duração algo por volta dos 3 minutos e meio cada faixa) não deixa dúvidas que ICS Vortex ainda em muita lenha para queimar em se tratando de música.
É um tanto quanto difícil destacar esta ou aquela faixa, pois o CD todo é extremamente bem feito em cada detalhe, com cada música tendo um brilho bem próprio, e tentando ser o mais justo e imparcial possível, podemos destacar ‘The Black Mobile’, forte e climática, que tem algo de BORKNAGAR; ‘Odins Tree’, onde a sensação de estar ouvindo elementos de bandas como GENESIS, YES e NEKTAR, só que mais pesados e atuais, é evidente; ‘Skoal!’, mais cadenciada, extremamente viajante e etérea, com algo de BEATLES da fase ‘Revolver’, apesar de todo o peso; ‘Aces’, uma bela canção, onde o baixo faz algumas incursões jazzísticas que caem como uma luva; ‘Windward’, extremamente climática; e a maravilhosa faixa-título ‘Storm Seeker’, com seus multi-climas e variações extremamente bem construídos. Mas como já foi escrito antes, não se iluda, pois o disco é nivelado por cima.
Se é um disco recomendado??? Óbvio que sim!!! Vale cada centavo investido nele, com toda certeza de satisfação garantida.
Formação:
ICS Vortex – Vocais, guitarras, baixo, teclados
Asgeir Mickelson – Bateria
Cyrus - Guitarras
Arne Martinussen – Órgão Hammond e piano
Tracklist:
1. The Blackmobile
2. Odin's Tree
3. Skoal!
4. Dogsmacked
5. Aces
6. Windward
7. When Shuffled Off
8. Oil in Water
9. Storm Seeker
10. Flaskeskipper
11. The Sub Mariner
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps