Legion of the Damned: Thrash Metal pesado, rápido e direto
Resenha - Descent Into Chaos - Legion of the Damned
Por Junior Frascá
Postado em 07 de setembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E os holandeses mais destruidores do thrash/death metal estão de volta, e com mais um grande álbum, talvez o melhor de sua carreira sob o nome de LEGION OF THE DAMNED.

Pra quem não conhece a história da banda, ela foi primeiramente formada com o nome de OCCULT, e, por problemas com sua antiga gravadora, acabou mudando o nome para LEGION OF THE DAMNED, tendo debutado com este novo nome no excelente "Malevolent Rapture", de 2006. E após alguns ótimos álbuns, dentre os quais se destacam "Sons of Jackal", de 2007 e "Feel the Blade", de 2008 (que na verdade é uma regravação na íntegra do clássico "Elegy for the Weak", do OCCULT, com mais três músicas inéditas), a banda chega a seu quinto lançamento, este excelente "Descent Into Chaos", que mantém intacta todas as características principais da banda, mas traz um dinamismo ainda maior em suas composições.
A banda, mais uma vez, pratica um thrash metal muito pesado, rápido, direto e agressivo, com alguma influência de death metal tradicional. E como sempre, o destaque fica para os riffs cortantes e insanamente precisos de Richard Ebisch, que cativam logo nas primeiras audições, e dão a qualidade que o estilo exige ao som do LOTD. Além dele, Maurice Swinkels esta cantando como nunca, mostrando o porque de ser considerado um dos melhores vocalistas do estilo. Já a cozinha, formada por Erik Fleuren (bateria) e Harold Giellen (baixo) se destaca pelo peso absurdo (além da técnica) que impõem às composições.
E como sempre, o peso e a agressividade nas composições são a marca registrada da banda, e vão além do normal para o thrash metal, e estão presentes fartamente em todas as faixas do CD. Após a apocalíptica faixa título, temos as rapidíssimas "Night of the Sabbath" e "War Is In My Blood", que exalam ódio e agressividade, feitas para serem tocadas ao vivo. A cadenciada "Shrapnel Rain" é a melhor do disco, e possui um apanhado de riffs de guitarra e baixo destruidores, e já pode ser considerada um clássico da banda.
A porradaria volta à tona com as ultra rápidas "Holy Blood, Holy War" e "Killzone", que não dão tempo nem para respirar, com seus riffs tocados à velocidade da luz. A introdução acústica de "Lord of the Flies" pode enganar, mas após alguns poucos segundos surgem os riffs cavalgados e andamento mais cadenciados, que levam ao ouvinte de volta aos bons tempos do surgimento do thrash metal na bay área, sendo outra faixa que tem tudo para se tornar clássica.
A trinca final, formada pelas faixas "Desolation Empire", "The Hand Of Darkness" e "Repossessed" mantém o pique agressivo do álbum, mas sem maiores destaques.
A qualidade de gravação também é excelente, sendo que o material foi todo produzido e mixado pela banda e pelo mestre Peter Tagtgren (HYPOCRISY e PAIN), e deixou o material muito pesado, do jeito que o estilo exige. A capa também é muito bonita, sendo que a da versão deluxe foi feita pelo brasileiro Gustavo Sazes.
Trata-se, portanto, de um dos melhores registros do LEGION OF THE DAMNED, uma das melhores bandas de thrash metal da atualidade, e merece ser conferido sem moderação! Enjoy.
Descent Into Chaos – Legion of the Damned
(2011 – Massacre Records - Importado)
Track List:
1. Intro (Descent Into Chaos)
2. Night Of The Sabbath
3. War Is In My Blood
4. Shrapnel Rain
5. Holy Blood, Holy War
6. Killzone
7. Lord Of The Files
8. Desolation Empire
9. The Hand Of Darkness
10. Repossessed
Outras resenhas de Descent Into Chaos - Legion of the Damned
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
O pior disco do Pink Floyd, de acordo com a Paste Magazine
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
A última grande música de rock antes de o McDonald's perder as cores, segundo Rick Beato
O guitarrista "lento" que o inocente Marcelo Barbosa achava que era fácil de tocar
O dia que Faustão criou seu famoso bordão após insatisfação dos Paralamas do Sucesso
Jethro Tull: Ian Anderson elege seu "Big 4" do rock progressivo

The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



