O motivo pelo qual Steven Tyler disse que "daria na cara" de Elvis Presley
Por André Garcia
Postado em 28 de novembro de 2022
Eterno frontman do Aerosmith, Steven Tyler é a definição de rockstar em pessoa. Além de seu inconfundível vocal agudo e rasgado, ele é conhecido também por seu ego inflado e pela língua afiada. Língua afiada essa que não poupou nem mesmo Elvis Presley.
Aerosmith - Mais Novidades
Conforme publicado pela Cheat Sheet, em entrevista de 2017 para a The San Diego Union-Tribune, ao ser perguntado se o Rei do Rock foi um ladrão musical, Tyler respondeu.
"Se eu pudesse sentar com Elvis, eu daria na cara dele por não ter dado crédito a todos aqueles músicos negros. Por anos eu venho matutando isso. Sabe, ele foi um grande homem, mas ele maliciosamente (ou talvez inconscientemente) ficou com todo o crédito."
Em sua autobiografia, Steven Tyler revelou o ponto onde Elvis perdeu seu respeito: "Elvis tirou seu som de Sister Rosetta Tharpe (duvido você buscar no YouTube agora!), Ernest Tubb, Bob Wills e Roy Orbison. E eles, por sua vez, geraram os Beatles e os Stones, e geraram Elton John, Marvin Gaye, Carole King… e Aerosmith."
No mesmo livro, o frontman do Aerosmith relembrou o impacto que Elvis Presley teve sobre ele na infância: "Dois meses antes de meu oitavo aniversário… Elvis! 'Heartbreak Hotel', 'Hound Dog'... foi como ser picado por uma aranha radiativa. Elvis — O Extraterrestre."
Apesar do impacto inicial, entretanto, o vocalista minimizou a influência que o Rei do Rock teve sobre ele: "Mas não foi Elvis que me fez interessar por rock n roll, eu era muito novo para realmente entender. Quatro anos mais tarde, Chubby Checker e Dimah the Incredible Diving Horse chegaram com tudo na minha vida."
Aerosmith
Amplamente considerado uma das maiores bandas da história do rock americano, o Aerosmith foi formado em 1970 em Boston. Por sua mistura de blues, rock pesado e R&B, por anos foi muito comparado aos Rollings Stones — até pela semelhança física de Joe Perry e Steven Tyler com Keith Richards e Mick Jagger.
Em 1973, gravou seu álbum de estreia que, se por um lado teve a sonoridade prejudicada pela inexperiência da banda, por outro possui os hits "Mama Kin" e "Dream On". Foi com a sequência "Get Your Wings" (1974), "Toys in the Attic" (1975), "Rocks" (1976) e "Draw the Line" (1977) que chegou ao estrelato.
Entretanto, se deixando levar pelo sucesso, a banda se perdeu em meio ao abuso de drogas e o desgaste entre seus membros. O fundo do poço foi o período dos anos 80 em que amargou fracassos comerciais e perdeu (temporariamente) sua dupla de guitarristas.
Foi só em 1986, com a parceria com Run-D.M.C. na regravação de "Walk This Way", que a carreira deles foi ressuscitada. Nos anos 90, com uma sonoridade mais grandiosa e radiofônica, caiu nas graças da MTV e fez mais sucesso do que nunca.
Na ativa até hoje, o Aerosmith não lança um novo álbum desde 2012, e vira e mexe é sacudido por alguma ida de Steven Tyler para a reabilitação — ou algum desentendimento entre ele e seu "gêmeo químico", Joe Perry.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Produtor explica o que o levou a afastar Joe Perry das gravações de álbum do Aerosmith

Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
A banda que Joe Perry quase escolheu no lugar do Aerosmith; a proposta parecia fazer sentido
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Two and a Half Men: Participações de astros do rock
Regis Tadeu e a música do Iron Maiden que serviu pra encher linguiça mas se tornou clássico


