O motivo pelo qual Steven Tyler disse que "daria na cara" de Elvis Presley
Por André Garcia
Postado em 28 de novembro de 2022
Eterno frontman do Aerosmith, Steven Tyler é a definição de rockstar em pessoa. Além de seu inconfundível vocal agudo e rasgado, ele é conhecido também por seu ego inflado e pela língua afiada. Língua afiada essa que não poupou nem mesmo Elvis Presley.
Conforme publicado pela Cheat Sheet, em entrevista de 2017 para a The San Diego Union-Tribune, ao ser perguntado se o Rei do Rock foi um ladrão musical, Tyler respondeu.
"Se eu pudesse sentar com Elvis, eu daria na cara dele por não ter dado crédito a todos aqueles músicos negros. Por anos eu venho matutando isso. Sabe, ele foi um grande homem, mas ele maliciosamente (ou talvez inconscientemente) ficou com todo o crédito."
Em sua autobiografia, Steven Tyler revelou o ponto onde Elvis perdeu seu respeito: "Elvis tirou seu som de Sister Rosetta Tharpe (duvido você buscar no YouTube agora!), Ernest Tubb, Bob Wills e Roy Orbison. E eles, por sua vez, geraram os Beatles e os Stones, e geraram Elton John, Marvin Gaye, Carole King… e Aerosmith."
No mesmo livro, o frontman do Aerosmith relembrou o impacto que Elvis Presley teve sobre ele na infância: "Dois meses antes de meu oitavo aniversário… Elvis! 'Heartbreak Hotel', 'Hound Dog'... foi como ser picado por uma aranha radiativa. Elvis — O Extraterrestre."
Apesar do impacto inicial, entretanto, o vocalista minimizou a influência que o Rei do Rock teve sobre ele: "Mas não foi Elvis que me fez interessar por rock n roll, eu era muito novo para realmente entender. Quatro anos mais tarde, Chubby Checker e Dimah the Incredible Diving Horse chegaram com tudo na minha vida."
Aerosmith
Amplamente considerado uma das maiores bandas da história do rock americano, o Aerosmith foi formado em 1970 em Boston. Por sua mistura de blues, rock pesado e R&B, por anos foi muito comparado aos Rollings Stones — até pela semelhança física de Joe Perry e Steven Tyler com Keith Richards e Mick Jagger.
Em 1973, gravou seu álbum de estreia que, se por um lado teve a sonoridade prejudicada pela inexperiência da banda, por outro possui os hits "Mama Kin" e "Dream On". Foi com a sequência "Get Your Wings" (1974), "Toys in the Attic" (1975), "Rocks" (1976) e "Draw the Line" (1977) que chegou ao estrelato.
Entretanto, se deixando levar pelo sucesso, a banda se perdeu em meio ao abuso de drogas e o desgaste entre seus membros. O fundo do poço foi o período dos anos 80 em que amargou fracassos comerciais e perdeu (temporariamente) sua dupla de guitarristas.
Foi só em 1986, com a parceria com Run-D.M.C. na regravação de "Walk This Way", que a carreira deles foi ressuscitada. Nos anos 90, com uma sonoridade mais grandiosa e radiofônica, caiu nas graças da MTV e fez mais sucesso do que nunca.
Na ativa até hoje, o Aerosmith não lança um novo álbum desde 2012, e vira e mexe é sacudido por alguma ida de Steven Tyler para a reabilitação — ou algum desentendimento entre ele e seu "gêmeo químico", Joe Perry.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps