Ricardo Primata: Um instrumental de audição muito agradável
Resenha - Espelho da Alma - Ricardo Primata
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de setembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Além de não serem muitos os discos de rock instrumental liberados por músicos brasileiros, existe uma compreensível tendência em muitos deles terem como óbvias referências os trabalhos das grandes feras do gênero – Joe Satriani, Steve Vai, Jeff Beck, etc. Mas como fica a situação de um artista que cresceu entre um povo que é famoso pela devoção por sua cultura regional?
Pois bem, nesse caso, o artista chama-se Ricardo Primata, que tem sua origem na Bahia. E, como não poderia deixar de ser, esse é um guitarrista que caminha por seus próprios passos com a maior naturalidade e que liberou um disco instrumental cuja audição é muito, mas muito agradável. "Espelho da Alma" se mostra um viscoso caldo musical, cujos ingredientes passeiam pelo Rock e Heavy Metal, muita música nordestina, MPB, Jazz e outros estilos que são salpicados pelo repertório com o devido esmero e sensibilidade.
E que fique claro que, mesmo com toda a miríade de ritmos, Ricardo conseguiu, de uma forma ou outra, manter um importante fator de coesão entre cada uma das canções, e com visível preocupação em manter o devido equilíbrio entre a técnica e o feeling. Entre os suingues e sutilezas, temos como destaque "Baião a Dois" e "Repentes", ou ainda o impacto das pesadas "Código Guepardo" e "Vencedor", entre tantas outras ocasiões gratificantes.
E, para ajudar a atingir o resultado final, "Espelho da Alma" contou com a camaradagem de vários artistas cuja reputação se expandiu para outros estados, como o repentista Bule-Bule ou Armandinho Macedo, o homem da guitarra baiana, além de muitos outros de uma respeitável lista. E, para complementar e ser apreciado em meio a tanta musicalidade, temos um projeto gráfico repleto de imagens que dizem muito em sua beleza.
Toda essa versatilidade não deve ser somente conferida pelos típicos fãs de Rock e Heavy Metal que navegam pelo Whiplash!... "Espelho da Alma" tem todos os atrativos para conquistar um público mais amplo, tanto que o Ricardo já deu um giro pelos EUA e obteve êxito entre o pessoal de lá. Confira e tire suas conclusões... Ou vai amarelar?
Contato:
http://www.ricardoprimata.com.br
http://www.myspace.com/ricardoprimata
Músicos:
Ricardo Primata - guitarra, violão, etc
Gilmário Celso - baixo
Marcel Freire - bateria
Mariana Marin - percussão
Joberson Macedo - teclado
Juninho Pereira - percussão
Jambarê - tuba
Jelber Oliveira - acordeom
Bruno Costa - baixo
Armandinho Macedo - guitarra
Bule–Bule - repentista
Ricardo Primata - Espelho da Alma
(2009 / Visões do Infinito Discos – nacional)
01. No Coração da Selva
02. Baião a Dois
03. Espelho da Alma
04. Repentes
05. Código Guepardo
06. Acidental-Mente
07. Entrelaçado
08. Quadro dos Sonhos
09. Reafinando Paisagens
10. Vencedor
11. Linha do Tempo
12. Visões
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
A reação de Phil Collins às menções ao Genesis no controverso filme Psicopata Americano
O clássico dos anos 1960 escrito em 20 minutos que superou 1 bilhão de plays no Spotify
Para Eddie Vedder, a forma como Kurt Cobain é lembrado "está mais para uma caricatura"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



