Ricardo Primata: música instrumental classe A
Resenha - Espelho da Alma - Ricardo Primata
Por Durr Campos
Postado em 22 de janeiro de 2010
Disco instrumental sempre é uma icógnita. Não se trata exatamente de um "pegue ou largue", mas são mais casos tendendo a uma perspectiva não positiva que o oposto disso. Além do mais, com o perdão do clichê, afirmar que álbuns de guitarrista são feitos em sua maioria para outros guitarristas não chega a ser de todo uma mentira.

Felizmente há no Brasil um cara como o guitarrista Ricardo Primata que ignora todas as "torcidas contra" e nos presenteia com um disco pra lá de bacana. Na verdade, "Espelho da Alma" é muito bom! Já gozando de uma excelente reputação em boa parte do país, Primata mostra um bom gosto em suas composições que fica até complicado destacar esta ou aquela melhor canção. Sem falar que o cara não se limita a uma única vertente musical, indo tranquilamente do jazz/fusion ao blues e, lógico, ao bom e velho heavy metal/hard rock. Como se não bastasse Ricardo ainda apresenta toques de baião, o que vai de encontro às suas raízes nordestinas (nota do redator: Ricardo Primata é baiano). Antes de criticar escute, por exemplo, "Baião a Dois" e comprove a propriedade com que o músico interpreta.
A produção de "Espelho da Alma" é muito boa e destaca-se a bela timbragem da guitarra (óbvio) e da bateria, bem "na cara". As participações de Bule-Bule, repentista muito popular no nordeste brasileiro, e do inventor da guitarra baiana, Armandinho Macedo, só engradeceram o conteúdo final.
Mesmo tendo falado mais ao início do texto que eu não conseguiria destacar uma música deste pacote acho justo mencionar, pelo menos, "Repentes", única com voz, que segue exatamente o que o título da canção e parece com algo que o Angra já fez por aí, mas sem soar como uma cópia da banda paulistana.
Se você curte sonoridades instrumentais este é um prato cheio, mas peço que dê uma chance também se não estiver muito familiarizado com esta vertente da música pesada pois talento e feeling Ricardo Primata tem de sobra!
Faixas
01. No Coração da Selva
02. Baião a Dois
03. Espelho da Alma
04. Repentes
05. Código Guepardo
06. Acidental-Mente
07. Entrelaçado
08. Quadro dos Sonhos
09. Reafinando Paisagens
10. Vencedor
11. Linha do Tempo
12. Visões
Gravadora - Independente
Ano - 2009
Duração - 38 min
Músicos
.Ricardo Primata: Guitarra, violão, entre outros
.Gilmário Celso: Baixo
.Marcel Freire: Bateria
.Mariana Marin: Percussão
.Joberson Macedo: Teclado
Outras resenhas de Espelho da Alma - Ricardo Primata
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Michale Graves não se enxerga mais como parte do punk e já começou mudança na carreira
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
A confusão de Roger Waters quando ele viu Jimi Hendrix pela primeira vez
A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal
O hit da Legião Urbana que revela crítica de Renato Russo a hábito de apresentadoras infantis


Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



