Red Hot Chili Peppers: Falta um ingrediente neste álbum
Resenha - I'm With You - Red Hot Chili Peppers
Por Ricardo Seelig
Postado em 23 de agosto de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falta um ingrediente no novo álbum do Red Hot Chili Peppers, e ele é facilmente perceptível: John Frusciante. Fazendo um jogo de palavras, a ausência de Frusciante é muito presente. Isso não acontece apenas no que se refere à guitarra, mas como um todo. Na química, na musicalidade, na sonoridade da banda, algo está faltando, e isso fica claro em todo o disco.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
O novo guitarrista do grupo, Josh Klinghoffer, surge de forma sutil no trabalho. As músicas sentem falta da guitarra funkeada e lisérgica de Frusciante, e o resultado é um "buraco" constante nas composições. As faixas, de maneira geral, estão ainda mais centradas no baixo de Flea, um dos maiores instrumentistas de sua geração. Em algumas a banda acerta a mão, mas esse fator faz com que tudo acabe soando um pouco repetitivo demais. Essa percepção fica ainda mais forte devida à irritante mania de Anthony Kiedis de repetir praticamente a mesma linha vocal em todas as faixas aceleradas, transmitindo a sensação de que estamos sempre ouvindo a mesma música.
Há, claro, boas composições, afinal estamos falando de uma das bandas mais influentes e importantes dos últimos vinte anos. A ensolarada "Monarchy of Roses" abre o disco com o pé direito. A grudenta "Factory of Faith" é um destaque imediato, assim como "Brendan's Death Song", prima distante da clássica "Breaking the Girl". O ótimo single "The Adventures of Rain Dance Maggie" mostra a banda em grande forma, enquanto o funk de "Ethiopia" irá agradar sem maiores esforços os fãs das antigas. Os trompetes de "Did I Let You Know" também são um destaque, dando um clima latino delicioso para a música.
O quarteto tenta sair de sua zona de conforto em algumas faixas, como em "Even You Brutus?" e "Police Station", onde explora um caminho totalmente diferente do balanço frenético habitual. Nelas é possível ouvir um Red Hot Chili Peppers mais suave e um tanto contemplativo, como que analisando o passado e definindo os novos caminhos que pretende seguir no futuro.
De modo geral, "I'm With You" é um disco apenas mediano, abaixo do que se espera de uma banda como o Red Hot Chili Peppers. Infelizmente, o problemático John Frusciante faz muita falta, e isso é evidente para qualquer um. Vai vender como água e emplacar alguns singles, mas Kiedis, Flea e Chad Smith precisam se entender melhor com Klinghoffer para que essa formação, e a própria banda, sobrevivam e sigam em frente. Se isso não acontecer nos próximos discos, o grupo suportará um novo retorno de Frusciante?
Clique aqui para ouvir a faixa "Factory of Faith".
Faixas:
1. Monarchy of Roses
2. Factory of Faith
3. Brendan's Death Song
4. Ethiopia
5. Annie Wants a Baby
6. Look Around
7. The Adventures of Rain Dance Maggie
8. Did I Let You Know
9. Goodbye Hooray
10. Happiness Loves Company
11. Police Station
12. Even You Brutus?
13. Meet Me at the Corner
14. Dance, Dance, Dance
Outras resenhas de I'm With You - Red Hot Chili Peppers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"


30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
Flea explica seu fascínio pela carreira de Neil Young: "Nunca é falso; sempre é verdadeiro"
Ex de Anthony Kiedis lembra reação do vocalista a morte de seu melhor amigo
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?


