Red Hot Chili Peppers: Falta um ingrediente neste álbum
Resenha - I'm With You - Red Hot Chili Peppers
Por Ricardo Seelig
Postado em 23 de agosto de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falta um ingrediente no novo álbum do Red Hot Chili Peppers, e ele é facilmente perceptível: John Frusciante. Fazendo um jogo de palavras, a ausência de Frusciante é muito presente. Isso não acontece apenas no que se refere à guitarra, mas como um todo. Na química, na musicalidade, na sonoridade da banda, algo está faltando, e isso fica claro em todo o disco.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
O novo guitarrista do grupo, Josh Klinghoffer, surge de forma sutil no trabalho. As músicas sentem falta da guitarra funkeada e lisérgica de Frusciante, e o resultado é um "buraco" constante nas composições. As faixas, de maneira geral, estão ainda mais centradas no baixo de Flea, um dos maiores instrumentistas de sua geração. Em algumas a banda acerta a mão, mas esse fator faz com que tudo acabe soando um pouco repetitivo demais. Essa percepção fica ainda mais forte devida à irritante mania de Anthony Kiedis de repetir praticamente a mesma linha vocal em todas as faixas aceleradas, transmitindo a sensação de que estamos sempre ouvindo a mesma música.
Há, claro, boas composições, afinal estamos falando de uma das bandas mais influentes e importantes dos últimos vinte anos. A ensolarada "Monarchy of Roses" abre o disco com o pé direito. A grudenta "Factory of Faith" é um destaque imediato, assim como "Brendan's Death Song", prima distante da clássica "Breaking the Girl". O ótimo single "The Adventures of Rain Dance Maggie" mostra a banda em grande forma, enquanto o funk de "Ethiopia" irá agradar sem maiores esforços os fãs das antigas. Os trompetes de "Did I Let You Know" também são um destaque, dando um clima latino delicioso para a música.
O quarteto tenta sair de sua zona de conforto em algumas faixas, como em "Even You Brutus?" e "Police Station", onde explora um caminho totalmente diferente do balanço frenético habitual. Nelas é possível ouvir um Red Hot Chili Peppers mais suave e um tanto contemplativo, como que analisando o passado e definindo os novos caminhos que pretende seguir no futuro.
De modo geral, "I'm With You" é um disco apenas mediano, abaixo do que se espera de uma banda como o Red Hot Chili Peppers. Infelizmente, o problemático John Frusciante faz muita falta, e isso é evidente para qualquer um. Vai vender como água e emplacar alguns singles, mas Kiedis, Flea e Chad Smith precisam se entender melhor com Klinghoffer para que essa formação, e a própria banda, sobrevivam e sigam em frente. Se isso não acontecer nos próximos discos, o grupo suportará um novo retorno de Frusciante?
Clique aqui para ouvir a faixa "Factory of Faith".
Faixas:
1. Monarchy of Roses
2. Factory of Faith
3. Brendan's Death Song
4. Ethiopia
5. Annie Wants a Baby
6. Look Around
7. The Adventures of Rain Dance Maggie
8. Did I Let You Know
9. Goodbye Hooray
10. Happiness Loves Company
11. Police Station
12. Even You Brutus?
13. Meet Me at the Corner
14. Dance, Dance, Dance
Outras resenhas de I'm With You - Red Hot Chili Peppers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra


Flea (Red Hot Chili Peppers) divulga detalhes do álbum solo "Honora"
Como a chegada de John Frusciante impactou o Red Hot Chili Peppers, segundo Flea
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


