Red Hot Chili Peppers: Cumprindo seu papel em novo álbum
Resenha - I'm With You - Red Hot Chili Peppers
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 13 de setembro de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um bom tempo após lançarem o maduro e sofisticado Stadium Arcadium, o RED HOT CHILI PEPPERS volta com seu décimo álbum, I'm with You. A maior novidade, sem sombra de dúvidas, é JOSH KLINGHOFFER, guitarrista escolhido para entrar no lugar de JOHN FRUSCIANTE. E o leitor pode ter certeza de que a escolha não foi precipitada.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
O grupo não abandonou o seu som único, característico, nem deixou de usar alguns elementos presentes no álbum anterior, mas a troca de guitarristas é perceptível. JOSH deixou sua marca no som da banda, sem piorar nem melhorar o que JOHN vinha fazendo. Simplesmente cumpriu o seu papel e tranquilizou milhares de fãs exaltados com a saída de JOHN. A cobrança do público provavelmente deve ter sido uma pressão e tanto para o caçula do grupo (JOSH é quase 20 anos mais jovem que seus colegas de banda), mas o músico passou pelo teste, pelo menos até agora.
Apesar da diferença marcante na guitarra, o som em geral da banda não sofreu nenhuma mudança extrema com relação ao Stadium Arcadium. A maturidade e as melodias estão de volta, mas percebe-se mesmo assim uma certa evolução, que vai além da substituição de JOHN. Em faixas como "Factory of Faith", "Ethiopia" e "Dance, Dance, Dance" é possível ouvir alguns toques de JOSH, enquanto que em outras, como "Even You Brutus" e "Meet Me at the Corner", percebe-se um som novo, trabalhado.
O álbum é diverso e ao mesmo tempo constante. Sem surpresas e com pouca repetição. Há faixas Red Hot Chili Pepperianas como "Ethiopia", emotivas como "Brendan's Death Song" e inovadoras como "Look Around", "Goodbye Hooray" e "Happiness Loves Company" (na qual o piano tem destaque, algo raro no repertório do grupo).
O álbum não foi de menor qualidade que o Stadium Arcadium, como previam alguns, e a mudança das guitarras não estragou o som deles como temiam outros. Não é uma super produção nem nada que seja lembrado no futuro como um dos melhores álbuns da banda, mas atendeu às expectativas daqueles que fizeram o RED HOT CHILI PEPPERS atingir a respeitável marca de 65 milhões de cópias vendidas.
Tracklist:
1. Monarchy of Roses
2. Factory of Faith
3. Brendan's Death Song
4. Ethiopia
5. Annie Wants a Baby
6. Look Around
7. The Adventures of Rain Dance Maggie
8. Did I Let You Know
9. Goodbye Hooray
10. Happiness Loves Company
11. Police Station
12. Even You Brutus?
13. Meet Me at the Corner
14. Dance, Dance, Dance
Outras resenhas de I'm With You - Red Hot Chili Peppers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
O lendário guitarrista que criou mais riffs do que qualquer outro, segundo Gene Simmons
Eloy compartilha história contada por Shawn sobre a influência do Sepultura no Slipknot
Como foi o dia que Raul Seixas convidou membro da Legião Urbana para fumar um?
Red Hot Chili Peppers: Falta um ingrediente neste álbum
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Flea revela - e mostra - as linhas de baixo do RHCP mais difíceis de tocar
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



