Dynahead: Uma banda que se desafia e leva o ouvinte junto
Resenha - Youniverse - Dynahead
Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector's Room
Enviar Correções
8
O grupo, criado em Brasília em 2004 e formado por Caio Duarte (vocal), Pablo Vilela (guitarra), Diogo Mafra (guitarra), Diego Teixeira (baixo) e Rafael Dantas (bateria), lançou o seu debut em 2008, "Antigen", e agora chega ao seu segundo disco, "Youniverse".
O que ouvimos nas onze faixas de "Youniverse" é um heavy metal ousado, inovador e, devido a essas duas qualidades, em certos momentos até esquisito aos ouvidos dos fãs mais tradicionais. A única constante no som do Dynahead é o metal, o peso, já que o resto é totalmente imprevisível. Essa característica requer do ouvinte uma cumplicidade para curtir a música do grupo. Você precisa estar disposto a ser surpreendido, a ser desafiado, a ser levado a lugares onde nunca esteve. E uma coisa eu posso garantir: se você deixar isso acontecer, a viagem será fantástica!
Há elementos de nomes como Pantera, System of a Down e Alice in Chains na sonoridade do Dynahead – além de resquícios de thrash e prog - , mas essas influências são apenas algumas das múltiplas facetas da música do grupo. O apetite para desbravar caminhos sempre originais, a inquietude em não se conformar com a solução mais fácil, a variedade de opções que os caras têm na manga para sempre levar o seu som pelos mais improváveis trajetos são os fatores que tornam "Youniverse" um disco que aponta para o futuro do heavy metal - e, em certos momentos, para um período tão à frente que beira o ineditismo.
O ápice da convergência de todos esses múltiplos elementos ocorre em "Inception", uma faixa excelente, que surpreende o ouvinte durante toda a sua duração. Outros bons momentos ocorrem em "Eventide", "Confinement in Black", "Circles" e "Way Down Memory Lane" - essa última com direito até a uma agradável passagem meio bossa nova, meio samba.
A ótima produção merece menção, assim como a bela capa, criada por Gustavo Sazes, artista brasileiro que já desenvolveu artes para bandas como Angra, Arch Enemy, Firewind, Krisiun, Legion of the Damned, Spiritual Beggars e inúmeras outras.
O Dynahead posiciona-se na vanguarda do estilo com "Youniverse", assumindo para si a responsabilidade de explorar as possibilidades e iluminar os caminhos que o metal trilhará nos próximos anos. Se conseguirem manter o ótimo nível de "Youniverse", o seu futuro será brilhante.
Faixas:
1. Ylem
2. Eventide
3. Inception
4. Unripe One
5. Confinement in Black
6. Circles
7. My Replicator
8. Repentance Hour
9. Way Down Memory Lane
10. Redemption
11. Onset