Alter Bridge: distante da sonoridade de sua antiga banda
Resenha - AB III - Alter Bridge
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de maio de 2011
Nota: 8
Ainda que muitos considerem o Creed como uma das bandas mais soporíferas que surgiram nos tenebrosos anos 90, é inegável que Mark Tremonti (guitarra), Brian Marshall (baixo) e Scott Phillips (bateria) procuraram se distanciar da sonoridade de sua antiga banda e seguiram por caminhos bem mais consistentes ao investir no Alter Bridge em meados da década seguinte. E sua proposta, mesmo sempre apresentando um forte apelo mainstream, amadureceu consideravelmente até chegar em "AB III", que está agora sendo lançado no mercado brasileiro.
Se caracterizando por ser o primeiro álbum conceitual dos norte-americanos, as letras de "AB III" se desenvolveram a partir da desilusão religiosa e batalhas existenciais. São incertezas inerentes à condição humana, mas os temas estão bem amparados por uma musicalidade que revela uma extensão da faceta mais Hard Rock e Progressiva, tão presentes no antecessor "Blackbird" (07), porém com características ainda mais obscuras e uma angústia que beira a introspecção.
E, ainda que tudo transborde melodias grudentas, existe uma agressividade constante permeando a maior parte do repertório, com um trabalho de guitarra que conseguirá surpreender muita gente por aí, e que inclusive conta com o próprio vocalista Kennedy contribuindo com Tremonti nesta área. O aspecto vocal de Myles Kennedy também consegue ser outro ponto alto em "AB III", cujo bonito timbre oferece linhas vocais bem diversificadas, agressivas e limpas.
Os mais de 60 minutos de audição revelam muita espontaneidade, mas há composições realmente notáveis como a inquietante abertura "Slip To The Void", meio ‘ambiente’ e que cresce em intensidade até explodir com seu refrão épico; o single "Isolation", com um groove denso e bem pesado; e "Words Darker Than Their Wings", onde Kennedy e Tremonti dividem as vozes, finalizando a audição em derradeira melancolia.
Com um som tipicamente norte-americano e feito sob medida para ser degustado pelas grandes massas, "AB III" certamente elevará ainda mais o nome Alter Bridge perante a mídia. E o quarteto é digno de todos os méritos, pois mostra desenvoltura em experimentar diferentes dinâmicas e o resultado é positivamente emocional, algo raro na nova safra de bandas dessa nação. Definitivamente, um registro recomendado aos que apreciam Rock´n´Roll meio alternativo e contemporâneo!
Contato:
http://www.alterbridge.com/
http://www.myspace.com/alterbridge
Formação:
Myles Kennedy - voz e guitarra
Mark Tremonti - guitarra
Brian Marshall - baixo
Scott Phillips - bateria
Alter Bridge - AB III
(2010 / 2011 - Roadrunner Records - nacional)
01. Slip To The Void
02. Isolation
03. Ghost Of Days Gone By
04. All Hope Is Gone
05. Still Remains
06. Make It Right
07. Wonderful Life
08. I Know It Hurts
09. Show Me A Sign
10. Fallout
11. Breathe Again
12. Coeur D’Alene
13. Life Must Go On
14. Words Darker Than Their Wings
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps