Alter Bridge: distante da sonoridade de sua antiga banda

Resenha - AB III - Alter Bridge

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Ainda que muitos considerem o Creed como uma das bandas mais soporíferas que surgiram nos tenebrosos anos 90, é inegável que Mark Tremonti (guitarra), Brian Marshall (baixo) e Scott Phillips (bateria) procuraram se distanciar da sonoridade de sua antiga banda e seguiram por caminhos bem mais consistentes ao investir no Alter Bridge em meados da década seguinte. E sua proposta, mesmo sempre apresentando um forte apelo mainstream, amadureceu consideravelmente até chegar em "AB III", que está agora sendo lançado no mercado brasileiro.
5000 acessosAllianz Parque: festival será realizado em São Paulo5000 acessosAerosmith: Tyler tem o maior "instrumento" do Rock?

Se caracterizando por ser o primeiro álbum conceitual dos norte-americanos, as letras de "AB III" se desenvolveram a partir da desilusão religiosa e batalhas existenciais. São incertezas inerentes à condição humana, mas os temas estão bem amparados por uma musicalidade que revela uma extensão da faceta mais Hard Rock e Progressiva, tão presentes no antecessor "Blackbird" (07), porém com características ainda mais obscuras e uma angústia que beira a introspecção.

E, ainda que tudo transborde melodias grudentas, existe uma agressividade constante permeando a maior parte do repertório, com um trabalho de guitarra que conseguirá surpreender muita gente por aí, e que inclusive conta com o próprio vocalista Kennedy contribuindo com Tremonti nesta área. O aspecto vocal de Myles Kennedy também consegue ser outro ponto alto em "AB III", cujo bonito timbre oferece linhas vocais bem diversificadas, agressivas e limpas.

Os mais de 60 minutos de audição revelam muita espontaneidade, mas há composições realmente notáveis como a inquietante abertura "Slip To The Void", meio ‘ambiente’ e que cresce em intensidade até explodir com seu refrão épico; o single "Isolation", com um groove denso e bem pesado; e "Words Darker Than Their Wings", onde Kennedy e Tremonti dividem as vozes, finalizando a audição em derradeira melancolia.

Com um som tipicamente norte-americano e feito sob medida para ser degustado pelas grandes massas, "AB III" certamente elevará ainda mais o nome Alter Bridge perante a mídia. E o quarteto é digno de todos os méritos, pois mostra desenvoltura em experimentar diferentes dinâmicas e o resultado é positivamente emocional, algo raro na nova safra de bandas dessa nação. Definitivamente, um registro recomendado aos que apreciam Rock´n´Roll meio alternativo e contemporâneo!

Contato:
http://www.alterbridge.com/
http://www.myspace.com/alterbridge

Formação:
Myles Kennedy - voz e guitarra
Mark Tremonti - guitarra
Brian Marshall - baixo
Scott Phillips - bateria

Alter Bridge - AB III
(2010 / 2011 - Roadrunner Records - nacional)

01. Slip To The Void
02. Isolation
03. Ghost Of Days Gone By
04. All Hope Is Gone
05. Still Remains
06. Make It Right
07. Wonderful Life
08. I Know It Hurts
09. Show Me A Sign
10. Fallout
11. Breathe Again
12. Coeur D’Alene
13. Life Must Go On
14. Words Darker Than Their Wings

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de AB III - Alter Bridge

3449 acessosAlter Bridge: Heavy Metal competente e com feeling!

Allianz ParqueAllianz Parque
Festival será realizado em São Paulo

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Alter Bridge"

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Foi surreal cantar com eles", diz Kennedy

Alter BridgeAlter Bridge
Myles Kennedy compara Tremonti e Slash

Myles KennedyMyles Kennedy
Para ele, Guns N' Roses prova que Gene Simmons está errado

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Alter Bridge"

AerosmithAerosmith
Tyler tem o maior "instrumento" do Rock?

Led ZeppelinLed Zeppelin
Jason Bonham quase "afinou"

Iron MaidenIron Maiden
A paixão de Dave Murray pelo guitarrista Paul Kossoff

5000 acessosPaula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal5000 acessosFoo Fighters: "sósia" de Dave Grohl canta com a banda em BH5000 acessosAs tatuagens de Rob Halford5000 acessosMetallica: banda toca "Enter Sandman" com instrumentos de brinquedo5000 acessosPovo compra, mas não ouve: fim da moda do vinil pode estar perto5000 acessosCorey Taylor: "Scott Weiland é um preguiçoso de merda"

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online