Of The Archaengel: Dark Metal extremamente melódico
Resenha - Extraphysicallia - Of The Archaengel
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de maio de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Certamente muitos dos leitores se lembram do paulistano Lethal Curse, banda que nunca se acomodou artisticamente ao longo de mais de uma década de existência e tem em "Rape The Innocence" (97) um bom exemplo de sua capacidade criativa. Mas foi em 2001 que Alex Rodrigues (guitarra), Paulo Moura (guitarra, teclados) e Pedro Alzaga (bateria) decidiram levar sua música a outros patamares, e é neste ponto que surge o Of The Archaengel.

Se o maior desafio do novo grupo era alcançar a estabilidade em sua formação, isso ocorre com o próprio Alex Rodrigues assumindo as vozes, e recrutando o finlandês Timo Kaarkoski para a guitarra e Lucas Barone para o baixo. Já fazendo parte do cast da gravadora grega Sleaszy Rider, o Of The Archaengel agora está lançando o tão aguardado debut, o magnético "The Extraphysicallia", que chega também às paragens brasileiras via Voice Music.
Ainda que este disco seja de um gigantismo em termos de subgêneros metálicos e elementos góticos, podemos situar sua música no chamado Dark Metal, e extremamente melódico. São nove composições repletas de referências dos mestres do estilo, mas o Of The Archaengel prima pelo bom gosto nas experimentações e consegue criar tantas e variadas atmosferas, melancólicas ou pesadíssimas, que muitas vezes aparecem de forma abrupta e conseguem segurar a atenção do ouvinte durante os mais de 70 minutos de audição.
"The Extraphysicallia" possui seu conceito baseado no livro "O Abismo", de R. A. Ranieri e orientado pelo espírito de André Luiz, ou seja, um livro espírita, mas com uma narrativa um tanto quanto dantesca. O atormentado repertório está balizado lá em cima, mas ainda assim surgem destaques como "Water Flows Through The Slimy Walls", enriquecida com orquestrações e tendo ninguém menos do que Sakis Tolis (Rotting Christ) contribuindo com sua voz, "Sun Shaped Archangel" e a depressiva "The Silence Of The Dead Things".
E o Of The Archaengel não poupou esforços em sua estreia. O áudio é bastante limpo, sendo que sua masterização ocorreu no estúdio sueco "The Cutting Room" (Amon Amarth, Opeth), além de a arte gráfica ser assinada por Seth Siro Anton (Paradise Lost, Exodus). Nada mal mesmo! "The Extraphysicallia" possui elementos de sobra para atrair o interesse de um público bastante amplo, mas são os admiradores de nomes como Paradise Lost, Opeth ou Lake Of Tears os que têm praticamente como obrigação conferir este registro.
P.S.: agora, alguém me explique de quem é aquela curiosa mão 'perdida' na foto do encarte, ao lado do baixista Barone!!!
Contato:
http://www.ofthearchaengel.com
http://www.myspace.com/ofthearchaengel
Formação:
Alex Rodrigues - voz
Paulo Moura - guitarra e teclados
Timo Kaarkoski - guitarra
Lucas Barone - baixo
Pedro Alzaga - bateria
Of The Archaengel - The Extraphysicallia
(2011 - Sleaszy Rider Records / Voice Music - nacional)
01. Black Raven
02. Water Flows Through The Slimy Walls
03. Ascending Coils To Lead
04. Platino
05. Sun Shaped Archangel
06. With the Dragon´s Hand
07. The Silence Of The Dead Things
08. Consent To The Devilish Fantasies
09. Leaving The Inebriant Well
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A banda que para Roger Daltrey estava à frente do Cream e Jimi Hendrix Experience
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Eddie Van Halen e sua técnica de tapping

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



