Of The Archaengel: Dark Metal extremamente melódico
Resenha - Extraphysicallia - Of The Archaengel
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de maio de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Certamente muitos dos leitores se lembram do paulistano Lethal Curse, banda que nunca se acomodou artisticamente ao longo de mais de uma década de existência e tem em "Rape The Innocence" (97) um bom exemplo de sua capacidade criativa. Mas foi em 2001 que Alex Rodrigues (guitarra), Paulo Moura (guitarra, teclados) e Pedro Alzaga (bateria) decidiram levar sua música a outros patamares, e é neste ponto que surge o Of The Archaengel.

Se o maior desafio do novo grupo era alcançar a estabilidade em sua formação, isso ocorre com o próprio Alex Rodrigues assumindo as vozes, e recrutando o finlandês Timo Kaarkoski para a guitarra e Lucas Barone para o baixo. Já fazendo parte do cast da gravadora grega Sleaszy Rider, o Of The Archaengel agora está lançando o tão aguardado debut, o magnético "The Extraphysicallia", que chega também às paragens brasileiras via Voice Music.
Ainda que este disco seja de um gigantismo em termos de subgêneros metálicos e elementos góticos, podemos situar sua música no chamado Dark Metal, e extremamente melódico. São nove composições repletas de referências dos mestres do estilo, mas o Of The Archaengel prima pelo bom gosto nas experimentações e consegue criar tantas e variadas atmosferas, melancólicas ou pesadíssimas, que muitas vezes aparecem de forma abrupta e conseguem segurar a atenção do ouvinte durante os mais de 70 minutos de audição.
"The Extraphysicallia" possui seu conceito baseado no livro "O Abismo", de R. A. Ranieri e orientado pelo espírito de André Luiz, ou seja, um livro espírita, mas com uma narrativa um tanto quanto dantesca. O atormentado repertório está balizado lá em cima, mas ainda assim surgem destaques como "Water Flows Through The Slimy Walls", enriquecida com orquestrações e tendo ninguém menos do que Sakis Tolis (Rotting Christ) contribuindo com sua voz, "Sun Shaped Archangel" e a depressiva "The Silence Of The Dead Things".
E o Of The Archaengel não poupou esforços em sua estreia. O áudio é bastante limpo, sendo que sua masterização ocorreu no estúdio sueco "The Cutting Room" (Amon Amarth, Opeth), além de a arte gráfica ser assinada por Seth Siro Anton (Paradise Lost, Exodus). Nada mal mesmo! "The Extraphysicallia" possui elementos de sobra para atrair o interesse de um público bastante amplo, mas são os admiradores de nomes como Paradise Lost, Opeth ou Lake Of Tears os que têm praticamente como obrigação conferir este registro.
P.S.: agora, alguém me explique de quem é aquela curiosa mão 'perdida' na foto do encarte, ao lado do baixista Barone!!!
Contato:
http://www.ofthearchaengel.com
http://www.myspace.com/ofthearchaengel
Formação:
Alex Rodrigues - voz
Paulo Moura - guitarra e teclados
Timo Kaarkoski - guitarra
Lucas Barone - baixo
Pedro Alzaga - bateria
Of The Archaengel - The Extraphysicallia
(2011 - Sleaszy Rider Records / Voice Music - nacional)
01. Black Raven
02. Water Flows Through The Slimy Walls
03. Ascending Coils To Lead
04. Platino
05. Sun Shaped Archangel
06. With the Dragon´s Hand
07. The Silence Of The Dead Things
08. Consent To The Devilish Fantasies
09. Leaving The Inebriant Well
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
Tom Morello rebate quem diz que metal não deve ser político
O "desinteressado" membro que faltava às sessões de "Sgt. Pepper's", dos Beatles
Sebastian Bach "surpreende" ao afirmar com quem gostaria de dividir o palco
A polêmica música em que Ney igualou Secos e Molhados; "vão dizer que estou sendo oportunista"


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



