Mercenary: Abrandando sua faceta meio progressiva

Resenha - Metamorphosis - Mercenary

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Oriundo da Dinamarca e na ativa desde 1991, o Mercenary se tornou bastante apreciado pelo público brasileiro que teve contato com alguns de seus registros lançados por aqui, via Overload Records. Ainda que muita coisa tenha acontecido com a banda nos últimos anos – perdeu seu baterista, tecladista e um vocalista bastante versátil, além de deixar a eficiente Century Media Records – seus músicos remanescentes não esmoreceram e estão liberando o sexto álbum de sua discografia.

Para resumir os últimos passos, o grupo recrutou o baterista Morten Sørensen e o próprio René Pedersen, desde 2006 ocupando o posto de baixista e vozes agressivas, assumiu de vez todas as vocalizações. Esta nova encarnação do Mercenary agora está sob a tutela da NoiseArt Records, cujo fruto dá claras mostras dessas mudanças todas: um novo logotipo e, principalmente, o título "Metamorphosis" também poder indicar prováveis mutações sonoras a caminho.

publicidade

E é só o disquinho começar a girar para a presença de uma atmosfera mais eufórica já confirmar as suspeitas. Realçada por uma gravação muito polida, a atmosfera é tão mais acessível que muitos poderão se sentir desconfortáveis, em especial com os refrões atingindo um impensável nível de dramaticidade. Aquele híbrido contemporâneo de Power e Death Melódico ainda faz parte do repertório, mas, considerando tudo, "Metamorphosis" abrandou sua faceta meio progressiva e se aproximou do lado mainstream da cena.

publicidade

O trabalho das guitarras está espetacular, com solos criativos explodindo a todo instante, e Pedersen é esforçado e mostra excelentes resultados, em especial quando faz uso da esmagadora agressão vocal. Composições como a furiosa abertura "Through The Eyes Of The Devil", com o cantor mostrando serviço em prol dos tons mais altos e a mais complexa "On The Edge Of Sanity" são ocasiões de grande impacto, assim como a simplicidade grudenta de "The Follower" e "Memoria" também serem atraentes.

publicidade

"Metamorphosis" é fruto das muitas mudanças estruturais ocorridas no Mercenary e poderá alcançar um público mais amplo simplesmente pelo fato de ter diluído aquela faceta intrincada, tão especial e que fazia uma considerável diferença em relação aos outros nomes do gênero. Independente de ser uma fase de transição, os dinamarqueses ainda mantêm muita intensidade, mas agora é esperar para ver o que o futuro lhes reserva... Por ora, algumas reclamações certamente aparecerão!

publicidade

Contato:
http://www.mercenary.dk
http://www.myspace.com/mercenarydenmark

Formação:
René Pedersen - voz e baixo
Jakob Mølbjerg - guitarra
Martin Buus Pedersen - guitarra e teclados
Morten Løwe Sørensen - bateria

publicidade

Mercenary - Metamorphosis
(2011 / NoiseArt Records - importado)

01. Through The Eyes Of The Devil
02. The Follower
03. In A River Of Madness
04. Memoria
05. Velvet Lies
06. In Bloodred Shades
07. Shades Of Grey
08. On The Edge Of Sanity
09. The Black Brigade


Outras resenhas de Metamorphosis - Mercenary

Mercenary: Pesado, melódico, com técnica e competência




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Slipknot: Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantadoSlipknot
Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantado

Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling StoneTop 500
As melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin