Hellish War: Heavy metal tradicional feito com paixão
Resenha - Live in Germany - Hellish War
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 21 de fevereiro de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em um gênero musical como o heavy metal, marcado pela falta de apoio dos veículos de massa, a divulgação de uma banda é um trabalho de formiguinha. É preciso criar contatos, identificar pessoas confiáveis, construir relações sólidas e, com o tempo e muita paciência, começar a colher os frutos de tudo isso.

Esse é o momento pelo qual passa o Hellish War. Com um carreira sólida e coerente, cujos dois álbuns de estúdio ostentam hoje status de pequenas jóias da música pesada – "Defender of Metal" (2001) e "Heroes of Tomorrow" (2008) -, os paulistas solidificaram a sua reputação no Brasil e apostaram em uma aventura europeia que poderia dar bons frutos ou, simplesmente, em nada. Foi aí que a competência do Hellish War fez toda a diferença.
O giro de oito datas pelo Velho Mundo incluiu apresentações em três festivais – Back to Rock, Razorblade e Sword Brothers – e o ao vivo "Live in Germany", lançado no final de 2010. Primeiro álbum da banda pela Hellion Records, "Live in Germany" foi gravado nos dias 18 e 19 de setembro de 2009 durante as duas apresentações do grupo no Razorblade Festival, na cidade de Datteln, na Alemanha.
Com músicas dos dois discos do Hellish War, "Live in Germany" é um álbum ao vivo que transborda energia e transporta o ouvinte para o centro do palco. A intro "Beyond", com o seu início ao estilo "Creeping Death", do Metallica, prepara o terreno para a faixa que dá nome à banda. O discurso troo na linha do Manowar soa em alguns momentos repetitivo, como no trio "Metal Forever", "Defender of Metal" e "We Are Living for the Metal", boas composições que funcionam melhor quando escutadas isoladamente e não em sequência.
Destaque para os mais de oito minutos de "The Sign", para a rifferama de "Destroyer" e para a divertida (talvez até de forma inconsciente) "We Are Living for the Metal".
Com um som extremamente tradicional e repleto de energia, o Hellish War já conquistou a admiração de uma parcela considerável de metalheads não só no Brasil, mas também no mundo. A qualidade da gravação poderia ser melhor, mas "Live in Germany" vale por ser um registro de um capítulo importante na trajetória do grupo – e tenho certeza de que os fãs vão acabar achando as falhas na captação do áudio parte do charme do pacote.
Se você gosta de um heavy metal tradicional feito com paixão e pouco afeito à inovações, você tem tudo para curtir a banda.
Faixas:
1.Beyond
2.Hellish War
3.Metal Forever
4.Defender of Metal
5.The Sign
6.Son of the King
7.Destroyer
8.We Are Living for the Metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
Diva Satanica fala sobre ódio online: "São sempre as mesmas pessoas"
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Rachel Bolan nega que o Skid Row tenha comprado nome da banda de Gary Moore
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
O que significa "Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto" no hit da Legião Urbana
A música do Angra que Fabio Lione considera pretensiosa demais e explica o motivo
A opinião de Renato Russo sobre os Raimundos e Gabriel o Pensador


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



